Duas dicas simples para aumentar as visitas em seu website



Este artigo tem a intenção de orientar os iniciantes no processo de melhoria de posicionamento de seu website nas listas dos mecanismos de busca.

Os mesmos princípios se aplicam para todos os mecanismos de pesquisa e para todos os tipos de website, sejam eles lojas virtuais, blogs, sites de notícias, etc.

Se você for começar a pesquisar sobre como funcionam os mecanismos de pesquisa vai descobrir (como eu depois de 3 livros de  SEO e uns 748 artigos e tutoriais) que a verdade é que ninguém sabe ao certo como eles funcionam. E pior, os algoritmos mudam constantemente e com eles o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Algumas coisas, contudo, nunca mudam e é através delas que os sites melhor ranqueados conseguem se manter no topo das listas.

Vou fazer aqui uma analogia da maneira como eu passei a entender o funcionamento do marketing pela internet. Conhecendo esta analogia você vai entender as dicas na seqüência e ainda saber tomar as iniciativas adequadas para divulgar o seu website.

Imagine que seu website é uma loja física (mesmo não sendo uma loja virtual o conceito é o mesmo) localizada numa rua muito, mas muito escondida mesmo, num beco. Esse beco está bem no centro da cidade, muito fácil de chegar e muito perto da rua de maior movimento da sua cidade. Para os visitantes chegar na sua loja é tão fácil como em qualquer outra. Acesso não é um problema, mas visibilidade sim. A ponto de você não ter uma única visita na sua loja se não fizer um bom trabalho de divulgação.

E o pior é que você não tem como, definitivamente, mudar o ponto da sua loja, ela vai ficar naquele ponto para sempre. Publicidade paga é cara demais para um iniciante...

Nesta situação, qual a solução? Boca a boca! Você tem que começar a levar os primeiros visitantes para a sua loja e o que eles encontrarem lá tem que ser tão bom que eles fiquem com vontade de voltar e ainda indicar para os amigos. Esses são os links dos sites de referência. Em resumo, loja virtual ou blog, seu website precisa conter informações que façam com que as pessoas queiram visitar e também indicar. Se você entender do assunto de que trata o seu website e estiver disposto a compartilhar seus conhecimentos, as pessoas naturalmente vão começar a considerar seu endereço como uma referência naquele assunto. E vão começar a surgir links naturalmente. Existem sim maneiras artificiais de gerar tráfego para o seu website, mas não adianta nada levar as pessoas a uma loja feia, mal organizada e que não tenha o que elas precisam. As visitas não vão gerar vendas e, afinal de contas, o que você quer é ganhar dinheiro! Ou não?

Imagine agora que na sua cidade existam uma ou duas pessoas que conheçam a fundo virtualmente todos os comércios da sua cidade. Todas as pessoas, quase sem exceção, procuram por estes gurus para se informar onde encontrar qualquer tipo de coisa que precisem. Essas duas ou três pessoas são os sites de pesquisa tais como Google, Yahoo, etc. Se você convencê-los de que vale a pena indicar a sua loja você com certeza vai ter movimento. Falta então somente organizar uma loja cujo conteúdo interesse às pessoas.

Entendeu o conceito?

Vamos agora acrescentar à analogia o critério de escolha dos mecanismos de pesquisa:

O tal guru vai até a sua loja regularmente e observa o que você vende e que informações você tem disponível para os seus clientes. Fica sabendo de tudo o que você tem para oferecer e o que tem em cada prateleira. Ele também visita todas as outras lojas da cidade e pergunta se eles recomendariam sua loja para pessoas que estivessem procurando determinado assunto. Os links de outros sites para o seu são entendidos como uma recomendação, uma indicação de que o conteúdo da sua loja é interessante. E quanto maior conceito da loja consultada, maior o peso da indicação (ou do link).

Enfim, o que nunca muda nos algoritmos dos sites de pesquisa: você precisa de conteúdo atraente (muitas informações sobre os seus produtos) e de links, recomendações para o seu website.

Sobre o conteúdo cabe ainda mencionar que os sites de pesquisa não tem como avaliar a qualidade da informação prestada, pelo menos por enquanto. Contudo eles sabem e penalizam os sites cuja informação seja toda copiada de outros websites. É claro que você pode reproduzir artigos ou descrições interessantes encontradas em outro websites, desde que seja uma pequena parte. A grande maioria do seu conteúdo precisa ser original. Existem ainda alguns cuidados a serem tomados com relação às palavras chaves, título da página, etc, que são assunto suficiente para um outro artigo a ser escrito no futuro.

Com relação aos links, existem duas formas de abordagem:

Qualidade

Quanto maior o conceito de um website na net, maior o conceito que este website transmite ao seu ao colocar um link para a sua loja.

Por este motivo links de sites bem conceituados (pagerank alto) são valiosíssimos e difíceis de conseguir. Somente criando conteúdo de informação de boa qualidade você vai obter esse tipo de links.

Todo bom lojista procura entender sobre os produtos que vende. Daí a criar artigos e escrever sobre o que aprendeu é um pulinho. Crie uma seção de artigos no seu website e coloque lá tudo o que aprendeu. Em pouco tempo você vai notar uma melhoria significativa na qualidade dos seus textos e as páginas de artigos em si começarão a gerar tráfego direto para a sua loja. Não se esqueça, ao final de cada artigo, de inserir um link para as páginas da sua loja que possam conter produtos de interesse do leitor daquele assunto.

Além da página no seu próprio website vale a pena criar uma listagem de blogs, fóruns e sites afins que escrevam sobre o mesmo assunto que você. Toda vez que criar um artigo mande um email para os administradores destes blogs/fóruns sugerindo a publicação do seu artigo. Faz parte do costume destes sites inserir junto um link para o artigo original, ou seja, um link para o seu website. A minha experiência pessoal é de que um em cada 20 emails do tipo acaba gerando links.

 

Quantidade

Se a qualidade influencia, a quantidade também. Com exceção de sites “queimados”, qualquer link ajuda. Sites “queimados” são basicamente sites de conteúdo duvidoso, tipo pornografia, sites de encontros, contrabando, dicas de pirataria, etc.

Com certeza você conhece algumas pessoas que tem o seu próprio website. Procure por eles troque links. Mas lembre-se que o conceito é o de indicação e que se você estiver linkado a um site de pedofilia, por exemplo, o seu pagerank vai por água abaixo.

Trocar links é uma prática lícita e realmente eficaz. Experimente e você vai ver o tráfego na sua loja aumentar expressivamente.

No meu website eu criei uma página especial que chamei de sites amigos. É uma página discreta e que não atrapalha em nada o visual da minha loja. Lá eu insiro os links de todos os colegas que me retribuem a gentileza de um link em seus sites.

Se quiser dar uma olhada e ver como ficou, essa página está no menu superior da minha loja, no canto direito. Faça uma visita!

Se quiser colocar um link do seu website na minha loja eu terei o maior prazer. Você só precisa colocar um link da minha loja em qualquer lugar do seu website e me mandar por email para que eu dê uma olhada. É claro que eu me reservo o direito de recusar o link. Assim que receber o seu email eu envio uma resposta informando se adicionei ou não o seu link e onde encontrá-lo.

Um abraço e sucesso!

João Almeida

[email protected]


Autor: Joao Almeida


Artigos Relacionados


O Que é Link Building? Por Que Fazer Link Building?

5 Passos Básicos Para Seo No Google

10 Melhores Estratégias Para Link Building

Abrir Uma Loja Virtual | Loja Virtual Pronta

Três Táticas Para Aumentar O Numero De Visitantes Em Seu Site Sem Lhe Custar Um Centavo

Como Criar Minha Própria Loja Virtual

A Importância Da Troca De Links Em Seus Sites