Saúde intinerante Rural



O Programa de Saúde da Família (PSF) não é novidade em muitas cidades do Brasil, como não o é na pequena cidade do Sul de Minas Gerais chamada Cambuquira, mas o PSF Rural desta cidadezinha, na coordenação da enfermeira Cynthia F. Penha Alves inova.
A interação com a comunidade rural já vem sendo feita há tempos através de festas em datas especiais como nas festas juninas, Dia das Crianças e outras com o objetivo de aproximar mais a comunidade rural e mostrar que a prefeitura com o seu departamento de saúde estão pertos da comunidade. Essa interação surte efeito e todos sentem os efeitos com esta demonstração de carinho.
O PSF Rural vai mais longe. A preocupação com problemas que atingem a sociedade como um todo, mais especificamente os jovens, vem fazendo palestras em dois tópicos que vem assolando a juventude brasileira: a gravidez precoce e o uso de drogas ilícitas.
O pensamento sempre é prevenir e não remediar. Com esse objetivo as palestras têm direcionado aos jovens um atendimento preventivo. Esse trabalho é desenvolvido junto à comunidade rural onde as informações são mais precárias. A receptividade por parte da população tem superado as expectativas, principalmente junto à entidade que reabilitam ex-drogados. Junto a esta entidade o trabalho vai além de uma simples palestra. É prestado um serviço de assistência e fornecimento de literaturas que beneficiam e auxiliam ao tratamento. Sem preconceito ou pré-julgamento, o PSF Rural tem trabalhado para que cidadãos, cambuquirenses ou não, que recebem este tratamento sejam pessoas dignas e respeitadas.
Diante de um trabalho preventivo, a enfermeira Cynthia inova mais uma vez. Traz para a cidade de Cambuquira, a segunda cidade em Minas Gerais e a sexta no Brasil segundo pesquisa no Google até a presente data, o PROJETO SAÚDE INTINERANTE RURAL. O projeto consiste em levar aos trabalhadores rurais assistência médica básica no próprio local de trabalho destes. É notória a dificuldade dos habitantes camponeses o acesso à saúde devido ao seu tipo de trabalho e locais em que residem. Então "se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé". Literalmente todos os serviços que poderiam ser encontrados no posto de saúde de uma comunidade rural são levados ao trabalhador rural onde ele estiver, é a montanha indo até Maomé na prática.
Graças a um trabalho eficaz da enfermeira, os proprietários rurais têm apoiado o projeto que teve início neste mês de Agosto e expressaram o desejo da continuidade do projeto inovador da enfermeira.
O PROJETO SAUDE INTINERANTE RURAL de Cambuquira já tem um lema que é uma promessa a todos os trabalhadores rurais que precisam ou não de uma assistência médica: "DIAS MELHORES VIRÃO". Essa é uma esperança e um desejo de todos, ruralistas ou urbanos. O PSF Rural, com a iniciativa e visão da enfermeira Cynthia F. Penha Alves, deu apenas o primeiro passo de muitos necessários para vencer o descaso com a saúde pública.



Autor: Jomar Alves


Artigos Relacionados


O Turismo Rural é Um Setor Singular

Êxodo Rural

Educação Rural ? Base Legal

O Ensino De Português Na Zona Rural: Dificuldades E Perspectivas

Aposentadoria Por Idade Rural Judicial

A Cidade é O Moderno Ou O Urbano ?

As Formas Verbais De Expressão Do Futuro No Morro Dos Lopes