CULTURA E DIVERSIDADE



CULTURA E DIVERSIDADE
*ROSINALVA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA
"Cultura é uma preocupação contemporânea bem viva nos tempos atuais". É uma preocupação
Em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e
Suas perspectivas de futuro. O desenvolvimento da humanidade está marcado por contatos e conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar de recursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade e expressá-la. A história registra com abundância as transformações por que passam as culturas, sejam movidas por suas forças internas, seja em consequência desses contatos e conflitos, mais frequentemente por ambos os motivos. Por isso, ao discutirmos sobre cultura temos sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e multiplicidade de forma de existência. "São complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que os une e diferenciam, e a cultura as expressa."
(O que é cultura. José Luiz dos Santos, p.07)
Sendo professora a apenas dez anos, dos quais tive a oportunidade de lecionar em todas as séries do ensino fundamental da escola pública, observo que a cada dia enfrentamos novos desafios no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.
Há quinze anos, sou professora no município de Picuí,onde leciono Históriae nas turmas do 6º ao 9º ano. Também leciono na cidade de Cuité. Vivenciando a realidade de duas escolas de localizações diferentes, noto que tanto o comportamento quanto a aprendizagem dos alunos, diferem em sua maioria.
Enfrentamos a dificuldade de que a maioria dos nossos alunos vem de famílias sem escolaridade, e em muitas vezes, sem noção da real importância do estudo na vida do filho. Além disso, ainda enfrentamos o problema de que a maioria desses alunos com dificuldade de aprendizagem, ainda são "forçados" a se ausentarem das aulas em época de plantio e de colheita para ajudarem os pais.
Tomando como ponto de partida esses problemas, a escola tem procurado conscientizar essas famílias de que a educação é um instrumento transformador na vida do ser humano. Através de reuniões de pais e mestres, momentos de reflexão junto a família entre outras ações que vemos que tem um impacto de pouca duração, mas que visam o apoio da família na formação e transformação da consciência critica do aluno. Sabemos que as diferenças culturais são muito diversificadas e a escola precisa estar preparada para lidar com essa problemática.
A formação acadêmica e os demais cursos de formação continuada têm ajudado aos professores a lançarem um olhar diferente, procurando aliar à prática pedagógica a teoria e tentar dessa forma promover mudanças que beneficiem no processo de ensino aprendizagem.
*Professora de história da rede municipal dos municípios de Picuí e Cuité
Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFSM/RS e pós graduada em Educação pela UFCG/Cuité

Autor: Rosinalva Martins De Oliveira


Artigos Relacionados


As Políticas Públicas Voltadas à Educação No Município De Picuí* **rosinalva Aparecida Martins De Oliveira

A Atuação Do Coordenador Pedagógico Junto Ao Aluno, A Família E A Comunidade.

O Desafio De Ensinar A CrianÇas De Periferia

Análise Sobre O Pne *rosinalva Aparecida Martins De Oliveira Analisando O Artigo: Perspectivas E Desafios No Debate Sobre Financiamento E GestÃo Da EducaÇÃo:

O Ensino De CiÊncias

Estudo De Caso: Escola Municipal Manoel Antunes Da Luz

Processo Ensino-aprendizagem: Suas LimitaÇÕes E ContribuiÇÕes