Pneu furou? Tire suas dúvidas
Muitas pessoas quando se encontram com o pneu do automóvel furado, recorrem a uma borracharia para reparar o problema por apenas R$5. O gerente de marketing Car e Motor Sports da Pirelli explica: "Esse reparo, conhecido como ?macarrão?, é uma solução provisória, que serve apenas para que o condutor tenha condições de levar seu veículo, rodando, até uma oficina aparelhada para fazer o conserto adequado".
Muitos motoristas acham que com este "conserto", eles estão se livrando do problema, mas de acordo com Fábio, esta opção é muito perigosa, pois com o tempo o ar do pneu começa a vazar podendo gerar infiltrações e danificações no aço da estrutura do pneu, que oxida e pode se romper.
A opção certa para resolver esta situação é chamada de plugue, um pedaço de borracha que é colado a frio no pedaço furado do pneu. "Para colocar esse elemento vedante, o pneu precisa ser desmontado da roda para que o profissional faça o reparo de dentro para fora. Além disso, o funcionário da oficina aproveita para fazer uma inspeção geral no pneu", afirma Fábio Magliano, que lembra da importância de fazer um novo balanceamento após o pneu ter sido armado.
Dicas seguras para o reparo do pneu
Para não correr o risco de ser enganado ou ter problemas futuros, o motorista sempre deve recorrer a uma oficina de sua confiança.
Pneus com índice de velocidade T (até 190Km/h) ? Perfurações de até 6mm na banda de rodagem e de no máximo 3mm nas laterais do pneu (flancos) são possíveis de serem reparados. Caso a perfuração for maior que essas medidas, é necessário que o motorista faça a troca do pneu.
Pneus com índice de velocidade W (até 270Km/h) ? É possível consertar furos de até 3mm na banda de rodagem. Se os flancos (laterais) forem atingidos, é necessária a substituição do pneu.
Pneus com índice de velocidade Y (até 300Km/h) ? No caso deste pneu furar, não pode ser reparado. É necessária a substituição do pneu.
Na hora de trocar os pneus, é importante colocá-los em cada eixo avaliando o desgaste e a marca de cada um, para melhorar a estabilidade e evitar que a suspensão tenha desgaste em um dos lados.
Equipe
Web Pneu
Autor: Web Pneu
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