Fonética e Fonologia: dois aspectos de grande importância no ensino de Língua Inglesa



A fonética e a fonologia são áreas da lingüística que estudam os sons da fala, e por terem o mesmo objeto de estudo elas estão interligadas. Porém, esse mesmo objeto é abordado por pontos de vista diferentes. A fonética tem por principal função descrever os sons da fala enquanto a fonologia visa interpretar os resultados obtidos através da descrição fonética. Enquanto a fonética é basicamente descritiva, a fonologia é uma ciência explicativa. A analise fonética é baseada na produção, percepção e transmissão dos sons da fala, já a analise fonológica busca o valor dos sons em uma língua, ou seja, sua função lingüística. Como pode-se ver, a fonética e a fonologia são dois aspectos importantes para professores e aprendizes de uma língua para sua melhor compreensão.
A pronúncia das palavras em Língua Portuguesa na maioria das vezes é representada da mesma forma que a escrita. Na Língua Inglesa é diferente, e o fato de ser diferente, acaba dificultando a aprendizagem da desta língua por aprendizes que tem como língua materna o português. Pode-se observar que alunos em nível básico de Língua Inglesa pronunciam palavras da mesma forma como ela é escrita, e muitas vezes não fazem a distinção entre a fonética portuguesa da fonética inglesa. Um exemplo disso é a palavra apple /ÈæpYl/, onde esses alunos ao fazer uso da fonética portuguesa poderão erroenamente pronunciar ápli /a:pli:/.
É através da fonética e da fonologia que aprendizes de língua estrangeira poderão aprender a pronúncia correta de cada palavra, e para isso o professor de Língua Inglesa deverá ter o conhecimento do sistema fônico tanto de sua língua quanto da língua ensinada, para que este possa resolver problemas de interferência, desenvolvendo estratégias que auxiliem o aluno a superar a tendência de transpor o sistema fonético/fonológico de sua língua para a língua estudada. Além de ter o conhecimento dos sistemas fonológicos, o professor de Língua Inglesa, deverá também apresentar aos seus alunos esses sistemas de maneira detalhada para facilitando assim o aprendizado.

Referência

MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução a lingüística 1: domínios e fronteiras. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004. p.105-180.





Autor: Tatiane Da Silva Bispo


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