COLETA DE EXAMES LABORATÓRIAIS EM DOMICILIO



COLETA DE EXAMES LABORATÓRIAIS EM DOMICILIO
Cada vez mais os laboratórios buscam alternativas que tragam confiança e segurança aos pacientes, estes parâmetros não são mais considerados como diferenciais, haja vista as cerificações e fiscalizações freqüentes dos órgãos competentes a este acompanhamento.
Na mão destes requisitos implementam-se cada vez mais serviços e facilidades aos pacientes que hoje são chamados de clientes.
Responsável pela Divisão Hospitalar de um grande laboratório, Emerson de Lima Taveira trabalha arduamente para propor as operadoras de saúde e seguradoras, ofertas a seus pacientes a modalidade de coleta domiciliar sem custos.
O beneficio do tratamento em casa, seja ele Home Care ou uma simples coleta domiciliar trás ao paciente uma maior sensação de estar sendo bem cuidado, pois, nestes casos não há o deslocamento até unidades laboratoriais ou clínicas.
O projeto basicamente esta voltado para a absorção dos custos de logística composto à customização dos exames realizados.
São características que já existem no País, porém, com ônus ao paciente que dependendo de sua localização chegam a pagar até R$ 100,00 (cem reais) pelo deslocamento e coleta.
Os projetos estão bem avançados segundo Emerson, atualmente estão realizando os serviços em 3 (três) cidade de médio porte. "Estamos a seis meses realizando coletas com carros e profissionais preparados, existe uma aceitabilidade de 100% dos clientes, nosso cuidado maior agora e buscar alternativas e software que ajudem a montar e mapear as saídas dos carros".
Enganam-se aqueles que pensam que o serviço estará disponível apenas a uma classe especifica da população, "a própria operadora de saúde determina quem deve utilizar dos serviços, podendo ser pacientes de planos mais elevados a pacientes com condições de mobilidade restrita, neste caso independente a que classe de plano pertença ou região de domicilio".
A meta é levar os serviços às mais diversos regiões começando pela região Sudeste e ampliando para Sul e posteriormente Norte do País.
A customização do laboratório é um ponto fundamental além do constante e eficiente treinamento dos profissionais de coleta que nesta etapa são cartão de visita da empresa (Laboratório).
Basicamente temos uma central de atendimento que recebe ligações de pacientes ou das próprias operadoras e solicitam as coletas, estas são agendadas (prazo máximo de 24 horas), o material é preparado entrega-se o roteiro ao carro de coleta e monitora via GPS às condições de trafego e transito.
É fator importante saber mapear as coletas assim conseguimos aperfeiçoar as saídas de carro.
"Todas nossas coletas são realizadas com hora marcada, o paciente, sabe quem será o coletor que fará a visita, recebe o telefone de contato e esta ciente do horário que receberá o coletor em seu domicilio".
Trata-se de uma personalização no atendimento e o mais importante não gera custo ao operador de saúde (convênio/seguro) ou ao paciente que no caso é o maior beneficiado.
No lado comercial o serviço oferece ao plano de saúde um diferencial na ampliação de sua carteira de clientes, pois, oferece o serviço de forma gratuita.
Mídia barata, com a contratação do serviço o plano de saúde conta com veículos devidamente identificados rodando por uma determinada cidade ou região expondo sua marca, é uma propaganda direta sem custo.
Trânsito; "quando nos propomos a realizar coletas domiciliares estamos de uma forma direta contribuindo para uma melhora no trânsito das grandes metrópoles, pois com apenas um veiculo é possível realizar até 15 (quinze) coleta por dia, com isso tiramos outros quinze veículos que estariam conduzindo pacientes aos laboratórios para realizar procedimento de coleta."
Enfim, trata-se de um sistema pouco divulgado, mas que tem características únicas e veio para ficar.
Parceiro; "como estamos no centro da produção, dependemos tanto do plano de saúde adotar a idéia de facilitador de serviços ao paciente como também temos que escolher bem os laboratórios que respondem pela produção destes exames."
Atualmente estão partindo para produção independente, ou seja, são o serviço de coleta e o laboratório de produção. Com a idéia de expansão terão que tratar cada situação como única.
Os carros são preparados com isolamento do motorista dos materiais biológicos, algo que já é previsto nas legislações do País. Todos têm local para desprezo de material contaminado e local apropriado para a acomodação das amostras a serem analisadas.
Profissionais; todos têm no mínimo formação de auxiliar ou técnicos de enfermagem, passam por treinamento especifico para trabalharem em laboratório, são colocados em treinamento exaustivos em ambiente hospitalar para só após estes processos saírem a campo.
Emerson de Lima Taveira, atualmente é responsável da Divisão Hospitalar de um laboratório da região Sudeste.
Credito Márcia Fonseca Santos (MIG-SAÚDE).

Autor: Emerson De Lima Taveira


Artigos Relacionados


Estrutura Laboratorial - Montagem

O Enfermeiro Frente Ao Atendimento E Internamento Domiciliar

Biomedicina Na Prática

Farmácia Clínica

Visita Domiciliar

Classificação De Risco Na Triagem Em Emergência Hospitalar

Gehosp-gestão Hospitalar