POLITICA OU FÉ? INTERESSE OU AMOR?



"E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus".(Mateus16.6).

A sociedade judaica na época de Jesus era muito diversificada , eram vários grupos religiosos com diversas interpretações sobre as fontes e o modos de viver a religião de Israel. Nos evangelhos , Jesus atacou com extrema energia os escribas , os doutores da Lei , saduceus e os fariseus .
Quem eram os grupos políticos ? sociais da época de Jesus, quais suas doutrinas, seus pensamentos, seus questionamentos, suas formalidades. Quais eram eles? Esses questionamentos, são alguns dos que tentei responder através desta pesquisa. Vamos as respostas?

Fariseus - Eram comprometidos com a obediência a todos os mandamentos de Deus, eram admirados pelo povo por sua aparente devoção, criam na ressurreição dos mortos e na vida eterna, criam em anjos e demônios. Sua devoção era freqüentemente hipócrita, tanto que a palavra fariseu tornou-se sinônimo de hipocrisia e fingimento, até os dias de hoje. Tornaram-se tão obcecados pela obediência a cada minúcia da lei , que ignoravam completamente a mensagem de misericórdia e graça de Deus, no hebraico äèÕéÙÝ é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá surgidos no século II a.C , a origem mais próxima do nome fariseu está no latim pharisaeus que por sua vez deriva do grego antigo Õ±Á¹Ã±Ö¿Â , assentado no hebraico äèÕéÙÝ p?rushim , o nome p?rushim (plural) ou parush(singular) é normalmente interpretado como "aqueles que se separaram". Os fariseus eram voltados para as questões religiosas, defendiam a separação entre o Estado e a religião, e achavam que o primeiro devia ser regido pela Torá, lei de Moisés, e eram provenientes da classe média urbana, mas havia alguns camponeses. Eram membros do sinédrio e tornaram-se inimigos implacáveis de Jesus, este grupo se constituía uma seita. O apóstolo Paulo declara que ela, à qual pertencia antes desde sua conversão, era a mais severa do judaísmo. Cristo os censurou severamente (MT 23).

Saduceus - Nos dias de Jesus os saduceus tendiam a serem mais ricos, mais céticos, mais carnais e cooperavam com os governantes romanos do que os fariseus. No entanto, a destruição do. segundo templo em 70 E.C; terminou com a viabilidade do saduceus, ao destruir o pragmatismo de sua responsabilidade de chefia; e tradição que lhes podem ter desenvolvido foi em sua maioria, perdida. A julgar pela sua ortografia, a palavra saduceu deriva-se de Zadoque, que em grego se escrevia Sadouk. Em oposição aos fariseus defensores das tradições dos antigos, os saduceus limitavam o seu credo às doutrinas que encontravam no texto sagrado. Sustentavam que só a palavra escrita os obrigava; defendiam o direito do juízo privado na interpretação da lei; cingiam-se à letra das escrituras mesmo nos casos mais severos da administração da justiça, rejeitavam o Antigo Testamento, pois só aceitavam com restrições o Pentateuco. Os três evangelhos sinóticos afirmam que eles não criam na ressurreição (MT.22.23; Mc12.18;Luc.20.27). Eles não admitiam a existência de anjos e nem de espíritos (At.23.8). Diziam que a crença no ressurgimento dos mortos não se coadunava com os escritos de Moisés. O historiador Flávio Josefo declara que, mediante o entendimento deles, o corpo morria com a alma (Antiguidades, Livro 18. 1.760). Eles se opunham aos fariseus neste particular, mas se uniram, com o propósito de somarem as forças, e matarem a Jesus, do hebraico tz?duzim, no grego: Saddoukaios; é a designação da segunda escola filosófica dos judeus, ao lado dos fariseus. Os saduceus eram os intelectuais da época de Cristo, e membros do Sanhedrin (nome hebraico dado a corte judaica, mas a palavra é em sua origem grega. Cortes locais tinham três ou vinte e três juízes; o sinedrio de Jerusalém tinha 70).

Escribas ? Os escribas os teólogos com alto grau de conhecimento e erudição. Escrevem tão bem formalizado as idéias, que precisamos que outros teólogos interpretem e resumam o que eles querem dizer. Aprecio muitos destes, pois sei que tiveram grande contribuição na história da igreja para a sistematização das doutrinas. Mas infelizmente, muito outros são complexos de mais! Mestres da Torá, a palavra grega "grammateus" é traduzida literalmente em hebraico com sofer, que tem o significado literal escriba e é normalmente traduzida assim em português. Contudo a função dos sofrim na época de Jesus ia muito além de copiar rolos e realizar tarefas de secretariado; eles eram estudantes e professores do conteúdo do judaísmo, ou seja, da Torá. Joseph Shulam, judeu messiânico líder em Jerusalém, ressalta que os acadêmicos modernos, acreditam que os escribas não eram rabinos, nem fariseus, mas sábios, ?am-ha?arezt, mestres da Torá. Por essa razão não podiam introduzir novas interpretações ou realizar julgamentos legais. De acordo com Shulam essa é a razão pela qual as pessoas ficaram chocadas por Jesus ensinar como um rabino e não como um escriba.



Essênios - essênio provém do termo sírio asaya, e do aramaico essaya ou essenoí, todos com o significado de médico, passa por orum do grego (grego therapeutés), e, finalmente, por esseni do latim. Também se aceita a forma esseniano.
Nome de uma ordem religiosa existente na época de Jesus (muito embora a bíblia não os mencione), composta com cerca de 4.000 homens que se dedicam a uma vida ascética, formaram várias colônias em varias cidades da Judéia e no deserto de Engadi. Adotaram condutas que os diferenciavam dos demais judeus : vestiam-se sempre de branco,aboliam a propriedade privada , eram vegetarianos , Aprovavam o casamento, mas abstinham-se dele, tomavam banho antes das refeições ,e a comida seguia um ritual muito rígido de purificação.
Observavam a moralidade , prometiam honrar a Deus , ser justos para com todos, não fazer mal a ninguém , ser fieis uns para com os outros , odiar o mal, promover o bem , principalmente para com as autoridades , amar a verdade , desmascarar os mentirosos , guardar as mãos contra os furtos e conservar a consciência livre de negócios ilícitos. Os essênios me lembram os que estão atualmente aderindo a prática da "espiritualidade" Misturam práticas devocionais com uma espécie de rito, beirando o misticismo.



Herodianos ? Sustentavam a dinastia de Herodes, na tentativa de impedir um governo direto de Roma. Instituídos pelos interesses nacionalistas, eram favoráveis aos impostos. O discurso de Jesus também os incomodava. Juntaram-se com o propósito de matar a Cristo , e assim se verem livre dele.Também tentaram a Jesus na questão do tributo. (MT. 22.15,16)

Publicanos ? Rendeiros dos impostos do governo romano, cobrador de impostos, os judeus que trabalhavam coletando impostos para os governantes romanos eram as pessoas mais desprezadas na comunidade judaica, não apenas estavam servindo aos opressores, mas consideravam fácil abusar do sistema para encher seus próprios bolsos pela exploração de seus companheiros judeus. Informam os Evangelhos que alguns publicanos converteram-se ao cristianismo, entre os quais Mateus (MT. 9:9) deixou o ofício para tornar-se apóstolo e Zaqueu (Luc. 19:1-10) ao receber a honra de ser visitado por Jesus ofereceu restituição a todos que havia defraudado (caso existissem).

Zelotes - Este partido converteu-se em centro de resistência aos romanos no tempo de Cirênio, sob a direção de Judas Galileu, crescendo em fanatismo, provocou a guerra com o império do Césares, degenerando-se em grupos de assassinos, ou sicários. Zelotes: extremistas, hoje bem conhecido como fundamentalistas. O termo zelota ou zelote (em língua hebraica "kanai") significa literalmente alguém que é ciumento em nome de Deus, ou seja, alguém que demonstra excesso de zelo. A seita dos zelota é referida por Flavio Josefo como vil, que a responsabiliza pela incitação da revolta que conduziu à destruição de Jerusalém e do Templo de Salomão, referenciais para a cultura e religião judaicas. Um dos apóstolos de Jesus Cristo é referido como "Simão, o Zelote" (Luc 6:15 e At. 1:13), ou por causa de seu zeloso temperamento ou por causa de alguma anterior associação com o partido dos Zelotas. Paulo, referindo a si mesmo, afirma que foi um zelote religioso (At. 22:3; Gal 1:14), enquanto que os muitos membros da igreja de Jerusalém são descritos como "todos são zelosos da lei" (At. 21:20).

Samaritanos - Samaritanos: conforme Jo 4, são aqueles que não possuem todas as Escrituras como regra de fé e prática (aspecto histórico dos samaritanos, que vem desde a invasão Assíria do Reino do Norte), por haverem contaminado a doutrina! Adoram o que não conhecem. E como há esses hoje nas igrejas! Éra um pequeno grupo étnico-religioso aparentado aos judeus que habita nas cidades de Holon e Nablus situadas em Israel e na Cisjordânia respectivamente. Designam-se a si próprios como Shamerim o que significa "os observantes" (da Lei); desde há alguns anos os Samaritanos tem vindo igualmente a usar o termo "israelita-samaritanos". Em hebraico moderno, os Samaritanos são designados de éÕÞèÕàÙÝ, os de Shomron, ou seja, os da Samaria. Shomron (Samaria) é pelo menos tão velha quanto o retorno das tribos do Sul do exílio babilônico nos séculos VI e V a.e.c., e têm suas raízes na divisão de Israel entre os reinos do Norte e do Sul, apos a morte do Rei Salomão, tendo como resultado que o reino do Sul adorava em Jerusalém, mas o do Norte em Gerizim. A Assíria conquistou o Reino do Norte em 722 a.E.C ., e deportou o seu povo, que pertencia às dez tribos do Norte, substituindo essa população por pagãos ; os quais se casaram com os judeus remanescentes , o que deu origem aos samaritanos . Seus descendentes não eram idólatras, mas reconheciam somente o Pentateuco como inspirado por Deus. Eles também negaram a Jerusalém com centro religioso, optando pelo Monte Gerizim; isso explica por que eles tentaram resistir à reedificação de Jerusalém por Neemias.

Bem, ao evoluir nesta pesquisa pude identificar que por mais que o argumento na época de Jesus fosse fé a motivação era política.Desta forma é fácil concluir que as "classes" são delineadas por força de seu posicionamento político e cultural não restando duvida que cristo ao trazer o principio da fé e da obediência, não só mudou-se a motivação de parte como mudou a concepção de outras tantas partes.

Autor: Luiz Eduardo


Artigos Relacionados


SÁbias DefiniÇÕes

JudaÍsmo E Suas Seitas Do 1º SÉculo

Escribas E Fariseus

Torcendo A Palavra Do Senhor

Nunca Deixe De Lutar Pelo Seu Ideal Mc 8:10 A13.

Deus Não é De Mortos, Mas Sim De Vivos.

PerÍodo InterbÍblico