Embolização de Mioma Uterino



O mioma uterino ainda é um dos problemas que mais acometem as mulheres. As estatísticas médicas revelam que 50% das mulheres têm ou terão miomas em algum período de suas vidas.

Esses tumores benignos, também conhecidos como fibromas ou leiomiomas, surgem no útero. Os problemas causados por eles ? dores, cólicas, sangramento excessivo, prisão de ventre, perda espontânea de urina, aumento do volume abdominal e ainda dificuldade de engravidar ou de manter uma gestação ?alteram a qualidade de vida das mulheres.

A embolização de mioma uterino é o tratamento mais inovador. É um procedimento seguro, que oferece uma recuperação bem mais rápida para as pacientes. Foi descrito pela primeira vez em 1995 por um ginecologista francês e é realizado por especialistas em radiologia intervencionista.

Mioma e a gravidez

A associação entre mioma e a gravidez ocorre em aproxima-damente 0,13% a 7%.

Nessa situação, o mioma pode determinar gravidez ectópica (quando o ovo implanta em outro local que não a cavidade uterina), abortamento, parto prematuro, sangramento e dificuldades durante o parto.

Além disso, eles podem aumentar significativamente de tamanho durante a gestação, devido aos altos níveis hormonais.

Cada caso deve ser analisado individualmente, para determinação da necessidade de tratamento.

Como é feita a embolização do mioma uterino?
Como o mioma é "alimentado" por sangue, o corte desse suprimento leva à morte dos tumores. A técnica da embolização uterina é minimamente invasiva, realizada sob anestesia local e não precisa de pontos, pois não são feitos cortes.

Na região da virilha, onde passa a artéria femoral, o radiologista intervencionista faz um pequeno furo, de no máximo 2 milímetros, por onde é introduzido um cateter. Guiado por um equipamento de radiologia digital com alta definição de imagem, o especialista conduz o cateter até a artéria que leva sangue ao útero.

Pelo cateter são injetadas micro partículas esféricas de uso biológico, que vão obstruir essas artérias e interromper o fluxo sanguíneo que alimenta o mioma.

Desta forma, o mioma tende a diminuir e os sintomas são eliminados. Após dois ou três ciclos menstruais, a paciente volta a menstruar normalmente.

Confira neste vídeo como é feita a embolização do mioma uterino e a técnica intervencionista aplicada pelo médico especialista.

Através da embolização o médico elimina facilmente o tumor, sem agredir o paciente e sem deixar grandes cicatrizes que possam comprometer a estética feminina.

A embolização do mioma uterino interfere nas funções normais do útero?
Não. A embolização uterina facilita a integridade estrutural do útero e sustenta a bexiga, órgãos pélvicos, intestino e ossos. O útero ajuda a separar e a conservar a bexiga na sua posição natural. Já o intestino mantém sua composição própria atrás do útero e passa a ser nutrido por circulações colaterais que conservam sua vitalidade.

A embolização do mioma uterino causa dor?
Não. A embolização do mioma uterino é um procedimento indolor, pois não há terminais de dor no interior das artérias.


Qual o grau de sucesso da embolização de mioma?
A embolização uterina pode ser realizada com sucesso em quase 100% dos casos. Algumas vezes surgem situações mais desafiadoras, como acontece em mulheres que têm uma cirurgia pélvica prévia ou têm variações anatômicas vasculares ou uma patologia vascular associada. Mas a experiência e o treinamento do especialista em radiologia intervencionista, aliado aos recursos tecnológicos que a medicina moderna oferece, permitem resolver a maioria dos casos.

Pesquisas feitas sobre a embolização de mioma podem ser resumidas da seguinte maneira:

?9 em cada 10 mulheres que tinham sangramento intenso voltam a ter menstruações normais;
?9 em cada 10 mulheres que tinham dor provocada por miomas relatam desaparecimento dos sintomas;
?O tamanho do útero e dos miomas regride em até 50% três meses após a embolização uterina e em até 90% um ano após;
?Os efeitos provocados pela embolização são permanentes, o que raramente torna necessário algum procedimento terapêutico adicional.

Leia mais em http://www.henriqueelkis.com.br/embolizacao_de_miomas_uterinos.asp
Autor: Igor Silva


Artigos Relacionados


O Que é Um Pólipo Uterino E Qual O Seu Tratamento?

Acupuntura Melhora O Fluxo Sanguineo Para O Utero

Acupuntura E Infertilidade

Mitos Sobre A PÍlula

Aborto Espontâneo - As Principais Causas

Fatores Que Predispõe O Desenvolvimento De Neoplasia De Colo De útero Em Portadoras De Hpv

O Exame De Papanicolau Na Gestação é Importante No Controle Do Câncer Do Colo Uterino?