CRITICA A AVALIAÇÃO




Resenha critica do texto Critica a avaliação (Pedro Demo)
O texto crítica a avaliação, como um todo, onde o avaliador (o professor), não gosta de ser avaliado. E na sua condição de avaliador já não avalia o aluno e por outro lado não é avaliado.
O MEC proporciona propostas avaliativas para os professores, mais os mesmos não comparecem,com receio de serem avaliados , ficam indguinado com tal proposta,pois para eles é o mesmo que dizer que eles avaliam mal os seus alunos e reconhecer que fracassou e complicado para alguns professores.
O autor analisa também a avaliação técnica da SAEB por avaliar todos os alunos com o mesmo questionário nas varias séries, tornando difícil para os alunos da 1ª série responder todas as questões, apesar das falhas avaliativas o SAEB tem mais mérito que o provão . Pois o autor afirma que no ponto de vista educacional não se pode avaliar os seres humanos de maneira justa pois para ele não pode estabelecer padrões unitários de pano de fundo normativo e que toda avaliação é incompleta.
Qual é o professor, especialmente, o que atua em turma até o 5º ano ( 4ª série) e que, portanto mantém contato diário com seus alunos, que não os observa diariamente que não aprende a ver quando apresentam algum problema, que não sabe o quanto cada um está progredindo. Será que este professor, realmente, se aprisiona aos dados de um teste?
Não podemos abolir determinados momentos em que as tarefas individuas são necessárias como apoio ao diagnóstico do progresso de cada um, sabemos, no entanto, que não podemos nos limitar a elas,pois a aprendizagem ocorre de maneira dinâmica, continua. Avaliação só é coerente se cumprir o seu papel nesse processo, tem que ser constante, sistemática e não um momento único.

Autor: Emilia Raymundo De Souza


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