Língua



Segundo José Luiz Fiorin, "A língua é um conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo." Ou seja, a língua é uma parte essencial da linguagem que não pode ser modificada totalmente por seu falante, pois cabe aos usuários obedecer ao contrato social estabelecido por membros de uma determinada sociedade.
Pode-se dizer que a língua é a parte social da linguagem, porque o idioma se estende ao exterior do organismo. Logo, a língua pode ser compreendida como a faculdade da linguagem e como um conjunto de convenções necessárias para comunicação de e para indivíduos.
No entanto, defendo a idéia apresentada por Saussure: "a língua é um sistema signos". E me apropriando um pouco mais sobre esta afirmação, diria que por ser a representação através de signos, cada povo, cada cultura e cada região deve se apropriar destes signos para transformá-los e utilizá-los de modo que seja suficiente para que exista de fato comunicação.
Portanto, A língua carrega muito mais do que a questão significativa, ela traz consigo fortes marcas culturais, sociais, econômicas e regionais. Por isso, como usuários nos cabe ser poliglotas dentro de nossa própria língua. Para exemplificar, remeto aos versos de Drummond: "A língua lambe as pétalas vermelhas/da rosa pluriaberta; a língua lavra/certo oculto botão, e vai tecendo/lépidas variações de leves ritmos."

Autor: Maria Souza Gonçalves


Artigos Relacionados


Abordagem Sobre A QuestÃo Da Linguagem

A Discriminação Ao Português Brasileiro.

A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada

Concepções Da Linguagem

Metodologia Aplicada No Ensino De LÍngua Inglesa Na Escola Estadual Tobias Barreto

Ensino E Aprendizagem De Libras Na Educação Infantil

O Preconceito Com A Pluralidade Da Língua Falada No Brasil.