CRIMINOLOGIA



CRIMINOLOGIA
Ramo da sociologia. Busca compreender o crime como fenômeno social para colaborar com a política criminal e com o direito penal.
Criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa com o estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. Os métodos da criminologia são o empirismo e a multidisciplinariedade. O empirismo é a observação e análise da realidade com o objetivo de acumular e organizar dados. É multidisciplinar pois se vale da psicologia, biologia, antropologia, ciência política, economia, etc.
São objetos da criminologia o criminoso, a vítima, o crime e o controle social. Há um confronto entre a antiga e a moderna criminologia. A antiga criminologia é biologicista, com a idéia de que o sujeito nasce criminoso, ou seja, trazia a idéia do criminoso nato. A moderna criminologia se preocupa também com a vítima e o controle social. Daí nasceu a vitimologia (ex.: estatutos, lei Maria da Penha).
- teorias criminológicas:
1) escola de Chicago: relação entre espaço urbano e criminalidade. A cidade poderia se dividir em círculos.
2) teoria da anomia: sinteticamente, anomia é a ausência de referência de comportamento. O sujeito não se identifica com nenhum valor, é a falta de estrutura social que leva p sujeito a romper com a sociedade, e acaba praticando crimes.

Autor: Wanessa Borges Lôbo


Artigos Relacionados


Breve Análise Do Livro “vitimologia: O Papel Da Vítima Na Gênese Do Delito”, De Guaracy Moreira Filho

Será Que Temos Os Criminosos Que Merecemos?

AÇailÂndia - Criminalidade Sem Fronteira

AÇailÂndia - Criminalidade Sem Fronteira

Divisões Da Medicina Legal

Criminologia Sob Um Enfoque Vitimológico

Sociologia Criminal