RELIGIÕES AFRO - MACUMBA, UMBANDA E CANDOMBLÉ



Adilson Motta, 07/2008


As religiões afro ou oriundas da África foram introduzidas no Brasil na época da colonização brasileira. Com a trazida de escravos para o Brasil, veio também sua cultura, hábitos e costumes religiosos.
É impossível termos uma visão detalhada sobre a Macumba, Umbanda e o Candomblé, a não ser que partamosno sentido da origem destes rituais, que se fundamentam na religião Yorubá.


A Religião Yorubá

Esta tem sido a religião de povos que vivem no oeste africano, mais precisamente na Nigéria e em Benim. Tem-se caracterizado, há séculos,como um conjunto de práticas e de rituais que visam adorar a natureza e reverenciar os ancestrais. A religião Yorubá é essencialmente politeísta, pois adoram e servem a falsos deuses a quem chamam de Orixás.
Na concepção nigeriana de adoração, prestam cultos a entidades as quais,segundo acreditam, manifestam-se em uma relação com a natureza. Tais entidades (espíritos) possuem personalidade, e dentre os mais conhecidos estão: Ogun, Oxossi, Obatalá,Iemanjá, Xangô, Oxum, Oiá, Orulá e BabalúAiê. Muitos religiosos acreditamque os orixás são demônios.
Os orixás são arquétipos de uma atividade ou função e representamas forças que controlam a natureza e seus fenômenos, tais como as águas, o vento, as florestas, os rios, etc. Cada Orixá tem um dia da semana a ele consagrado.
O panteão africano constitui-sebasicamente por sete Orixás Maiores e ainda por muitos Orixás Menores. Os primeiros são voltados para o lado mais divino da obra de Deus. Os últimos, são mais ligados à própria natureza humana.
Os"orixás?, ao presidirem a própria natureza através de seus agentes, trariam em si características de personalidade que os ligariam a determinados estados evolutivos da espécie humana. A vibração provocada pelo tipo de personalidade de um certo indivíduo, vai colocá-lo sob a influência de determinado "orixá". Diz-se,então, que ele é oriundo daquela faixa psíquica, ou como fazem no Candomblé, que ele é "filho de Santo".
A origem dos orixás, segundo as lendas do povo africano, é a fragmentação do pensamento criativo, quando este, por sua vontade, vai presidir a criação de determinado orbe. Os orixásnão estariam sujeitos à evolução, embora fossem ligados aos Espíritos que o estão, pela afinidade vibratória que os caracterizam.

Religiões Afro Brasileira

Na última década, o candomblécresceu e a umbanda encolheu. Principais religiões africanas trazidas pelos escravos ao Brasil (como citado anteriormente),de acordo como Censo de 2000, elas têm 571,3 mil praticantes no total, o que corresponde a 0,3% da população.
Um dos principais motivos para a diminuição do número de umbandistas, segundo estudiosos, seria o avançopentecostal na mesma área em que a umbanda atua. Valendo-se do rádio, os pentecostaisganham simpatizantes em faixas da população que antes freqüentavam terreiros, além das pregações "picantes" sobre o assunto. A maior concentração de devotos declarados das religiões afro-brasileiras está no estado do Rio Grande do Sul, seguido de Rio de Janeiro e Bahia.
Durante décadas, as religiões afro-brasileiras foram um mundo à parte, fechado, dentro da cultura brasileira. A partir do século XX,elas ganharam relevância nos livros de escritores de grande popularidade, como Jorge Amado, e nas canções da bossa nova, cultuadas pela classe média.

Candomblé ? Os escravos vindos da África Ocidental entre os séculos 16 e 19 trouxeram o candomblé para o Brasil.A religião sofreu grande repressão dos colonizadores portugueses, que a consideravam feitiçaria. Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos. Esse fenômeno é conhecido como sincretismo religioso, ou seja, uma mistura de elementos de diferentes crenças.
As cerimônias de candomblé ocorrem em locaisde culto chamados terreiros; sua preparação é fechada e envolve muitas vezes o sacrifício de pequenos animais. As entidades dessas religiões africanas são dotadas de sentimentos humanos, como ciúme, raiva e vaidade. A consulta aos orixás é realizada por meio de jogosde adivinhação, como o de búzios. No Brasil, a religião cultua apenas 16 dos mais de 200 orixás existentes na África Ocidental e o deus supremocriador dos orixás, Olodumaré.
Os seguidores declarados do candombléeram cerca de 107 mil em 1991 e quase 140 mil em 2000, o que representa um crescimento de 30,8%.

Umbanda ? Religião brasileira nascida no Rio de Janeiro, na décadade 1920, a partir da mistura de crenças e rituais africanos e europeus. Suas raízes se encontram em duas religiões trazidas da África pelos escravos: a cabula, dos bantos, e o candomblé, da nação nagô. A umbanda considera o Universo povoado por entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por intermédio de um (médium), que os incorpora. Tais guias se apresentam por meio de figurascomo o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira. Os elementos africanos misturam-se ao catolicismo, criando a identificação de orixás com pai de santos. Outras influências são o espiritismo kardecista, os ritos indígenas e práticas mágicaseuropéias. A umbanda contava com cerca de 542 mil devotos declarados em 1991, mas teve queda em 2000, o que equivale a uma perda de 20,2% de seus praticantes.

O SINCRETISMO DOS ORIXÁS E OS SANTOS CATÓLICOS NO BRASIL
Orixás Relação com os santos católicos


Oxalá O mais elevado dos deuses Iorubás. Nosso Senhor do Bonfim

Oxalá Deus dos guerreiros Santo Antonio, na Bahia
São Jorge, no Rio de Janeiro

Xangô Deus do trovão São Jerônimo

Oxum Deusa das águas doces, da fecundidade e do amor
Nossa senhora das candeias, na Bahia
Nossa senhora dos prazeres, Recife

Oiá-Iansã Deusa das tempestades, dos ventos e dos relâmpagos
Santa Bárbara

Oxóssi Deus dos caçadores

Iemanjá Deusa dos mares e oceanos
Nossa senhora da Imaculada Conceição

Obaluaê/Omolu Deus da varíola e das doenças
São Lázaro e São Roque, na Bahia
São Sebastião

Oxumaré Mensageiro e guardião dos templos, das casas e das pessoas
São Bartolomeu

Exu - Divindade das plantas medicinais e litúrgicas Diabo

Ossain Divindade das plantas medicinais e litúrgicas - São Benedito

Obá Deusa dos rios Santa Catarina

Nana Deusa da lama Sant´Ána (Nossa Senhora Santana)

Logun Edé Deus andrógino considerado - o príncipe das matas
Santo Expedito

Ibejis Deuses da alegria, das brincadeiras e da infância
São Cosme e Damião

Olodumaré Deus supremo. Criador dos Orixás
Nenhum culto nem santo católicolhe é destinado.

Fonte: Orixás, Deuses Iorubas na África e no Novo Mundo, de Pierre Verger ? Editora Corrupio in Coleção Almanaque Abril/2005.


Autor: Adilson Motta


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