Delação Premiada: vale a pena ser íntegro?



A obra do cineasta Martin Brest, Perfume de Mulher, lançado no ano de 1992, cujo gênero é um Drama, onde esse drama ocorre nos Estados Unidos, retrata a história do estudante Charlie Simms (Chris O'Donell), que no dia de Ação de Graças (feriado nos Estados Unidos), decide aceitar um serviço: servir de acompanhante, para o Tenente-Coronel Frank Slade (Al Pacino), um militar aposentado, cego, infeliz e terrivelmente amargo.
O preço acertado por Charlie Simms, com a sobrinha do Coronel, foram $ 300,00. Pois, ela iria viajar no feriado, com sua família, e a missão de Charlie Simms, era acompanhar o Coronel. A princípio em casa, não em Nova Iorque.
O Coronel resolve ir à Nova Iorque, onde ele aproveitará tudo de bom que um homem pode usufruir materialmente. Ele ficou em um dos melhores hotéis da cidade, frequentou restaurante da alta sociedade, dirigiu um Ferrari, passeou de Limusine e usou roupas finas sob encomenda. Por trás de tudo isso, o Coronel tinha um plano: suicidar-se. Desistiu após uma longa discussão com Charlie Simms.
Após compartilhar conversas e convivências diárias, o Coronel envolve-se nos problemas de Charlie Simms, e resolve ajudá-lo. Charlie Simms, tem um problema para ser resolvido. É que ele foi testemunha ocular, onde três colegas: Harry, Jimmy e Tranty, tramaram um episódio, que para a vítima, o Diretor da Escola Baird (na qual Charlie Simms estuda), o Senhor Trask, foi humilhado e prestou um papel patético. Sem contar que o constrangimento sofrido, foi perante todos os alunos da escola.
Ao retornarem de Nova Iorque, o Coronel intercede no julgamento, perante o Conselho Disciplinar dos Estudantes. Para a surpresa de Charlie Simms, o Coronel representa os pais dele. Após sua argumentação, onde absolveu Charlie Simms, e deixou o Diretor Trask, sem argumentos para condenação, o Coronel levantou uma questão: a Delação Premiada! O Coronel questionou se vale a pena ser íntegro.
Todos nós passamos por adversidades em nossas vidas. Às vezes estamos no fundo do poço. Outras no topo. Não importa a situação, à questão é se somos íntegros, mesmo no fundo do poço, ou se usamos de deslealdade, para chegar ao topo.
Na verdade o jovem, Charlie Simms, seria comprado! Como assim? Para ele chegar a Universidade de Havard, teria de delatar seus colegas. O dicionário Michaelis, reza sobre a palavra Delatar: 1.Denunciar alguém como culpado de um crime, com intuito de comprometer o denunciado, ou auferir vantagens. 2. Revelar, denunciar.
Portanto, se houvesse a denúncia, haveria uma recompensa. Mas, quem garante que Charles Simms, receberia a recompensa? Pois, não havia nada por escrito, Ele não teria seus direitos preservados e não poderia recorrer após a Delação.
Além disso, a Delação Premiada fere princípios. Tais como: integridade, lealdade e fidelidade. Na realidade a Delação não é um prêmio! Conforme o Dicionário Michaelis, um prêmio é: 1. Galardão, recompensa. 2. Distinção conferida por certos trabalhos ou por certos méritos. 3. Juros, lucros. Que méritos têm uma pessoa que denuncia outra? Quão é confiável a pessoa que delata outras?
Como vimos, a Delação Premiada, não é confiável. Pois, as garantias não são expressas, e não há nada de concreto, para que o delator tenha a "premiação" garantida, ou, seus direitos assegurados.
O Dicionário Michaelis reza sobre a palavra integridade: 1. Qualidade do que é íntegro. 2. Inteireza moral, retidão, honestidade. 3. Imparcialidade. 4. Inocência. 5. Virgindade.
O conceito de integridade, que vem do termo Latim integritate. Refere-se à qualidade de ser íntegro e à pureza das virgens (na medida em que se é puro de alma, inocente e casto). Aquilo que é íntegro é algo que não carece de nenhuma das suas partes ou, referindo-se a uma pessoa, trata-se de alguém que é reto, honesto e exemplar.
Com base nos conceitos da palavra integridade, vemos que os princípios são: a base do nosso caráter; a pureza da nossa alma; a consciência de preservá-los, mesmo em situações de adversidades e os mantenedores da nossa moral.
Portanto, não importam quais sejam as adversidades em nossas vidas. O caminho certo é o caminho dos princípios. Como observamos, na voz do Cel. Frank Slade, ele mesmo disse que sempre soube qual o caminho certo, só não quis segui-lo. Ao contrário de Charlie Simms, que sabe qual o caminho certo, e o seguia.
O que importa é se mantemos a lealdade, integridade e fidelidade, independentemente de localidade, pessoas, problemas... Ou seja, devemos conservar a nossa integridade moral, isto é o que nós fará diferentes, diante dos demais. Agora, cada um reflita e aplique em sua vida pessoal, o alerta do Coronel Frank Slade: "Tenham cuidado com o tipo de Líderes que produzem aqui"!


REFERÊNCIAS


Filme: Perfume de Mulher (Scent of a Woman), versão 1992.

Multi Dicionário Eletrônico Michaelis, no endereço: http:\\michaelis.uol.com.br

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Fundamentos à inconstitucionalidade da delação premiada. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.13, n.159, p. 7-9, fev. 2006.


Autor:


Artigos Relacionados


Da Delação Premiada

Carta A Paulo Vannuchi

Delação Premiada No Direito Tributário Penal

Comunicação Organizacional...

Comunicação Organizacional...

Resenha PsicolÓgica Do Filme "o Amigo Oculto" (hide And Seek)

Corinha