LIDERANÇA



LIDERANÇA

BEZERRA, Fabíola Adão ¹
SILVA,Gisele Maria ¹
BARCO, Juliana Alexandra Pereira de Carvalho ²


RESUMO
A Liderança é um tema que dentre décadas e uma discursão gerada entre todos que circula no mundo empesarial. Um tema que pra muitos são considerados em problema para outros a grande solução para desvendar uma gerenciamento sem grandes conflitos. Uma teoria que cresce com vários esclarecimento perguntas que não se calam diante de tantas argumentos, crescimentos e descoberta em meio a empresas e grupos empresariais que buscam uma perfeita liderança com perfeitos lideres.
PALAVRAS CHAVES: Liderança, Gerenciamento,Conflitos,Crescimento,Lider.


ABSTRACT
Leadership is a theme that among decades and generated an increasing discussion among all circulating in the world empesarial. A theme to which many are considered a problem to others to uncover a great solution for management without major conflicts. A theory that grows with several clarifying questions that are not silent in the face of so many arguments, growth and discovery among business and corporate groups seeking a leader with perfect perfect leaders.

KEYWORDS: Leadership, Management, Conflict, Growth, Leader.

INTRODUÇÃO

Durante anos estudando as estratégias de uma liderança vem se desenvolvendo vários critérios e formas que são utilizados para uma abrangência lideracional concreta. Vários pontos e conceitos falharão inclusive que liderança e nata e que à somente um modelo de líder, estudos comprovarão que a liderança pode ser cultivada trabalhada em vários pontos onde também se encaixa os variados tipos de perfis de um líder pois em alguns momentos e preciso ser flexível ou obter duas personalidades ou dois caráter diferentes pois as circunstancias são prováveis.
Dirigir em um grupo e fazer com que ordens seja absorvida e que o rendimento não caia e preciso não somente ser eficiente mas também ser eficaz, construir junto com uma equipe ou uma empresa uma liderança de alicerce ainda causa grandes argumentos sem respostas ainda estamos longe de saber o que e como se é ou se faz uma liderança sem falhas.
Mas não e de se espantar pois é preciso muito flexibilidade ampla visão boa comunicação e rápida agilidade e raciocínio e os bons realmente estão sobrevoando a alto em busca da perfeição.

TEORIA DA LIDERANÇA

Liderança apesar de estar entre nos desde o principio, muitos do grande poder estão a sua procura, a uma líder todo momento. De acordo com Abigail (1970 p.1) "Estes são tempos difíceis em que um gênio gostaria de viver. As grandes necessidade fazem surgir grandes lideres.
Nessa época em vivemos precisamos de pessoas que tenham uma visão estratégicas global de liderança e preciso que todos os lideres em seus postos pensem de uma maneiras mais amplas, só assim empresas de grande, médio e pequeno poderiam investir em transformação e obter resultados a longo, médio, e curto prazo e preciso que toda equipe esteja envolvida. Segundo Ken Matjka (1995 p.196) "Liderar um grupo de maneira eficiência pode ser uma tarefa difícil mesmo quando se trata de um grupo coeso.
Depois de décadas de estudos e analise acadêmica com mais de 350 definições a simplicidade de uma definições e normalmente vista na liderança e comparada a arte. 4. Em algumas épocas era algo nato que não se podia escapar do destino, após vários furos de contradição pode ser desenvolvida em pessoas comuns. Nos dias atuais não se pode ficar sem ela e notável ausência do poder a frente logo esta a crise a complexidade. As instituições tem sido rígida, indolentes e paliativas e seus postos lideres parecem ignorantes ou inatingíveis, insensíveis e opáticos com tudo o pior e que ainda não se tem uma respostas, não imaginava-se que fosse preciso lidar com desonestidade, transgressão mentiras e defraudações não se imaginava que um líder acima de tudo tivesse que ter uma mente aberta e um raciocínio rápido lógico para diversos pontos. "o senso de justiça ou de equidade e fundamental para o sucesso na liderança" (GERSTNER 1942 p. 251). Dentro de vários requisitos três são os mais necessários: comprometimento, complexidade, credibilidade.
A uma grade diferença entre as horas remuneradas e as horas de real lucratividade; um grande percentual dentro da empresa não se dedica 100% ao seu trabalho é necessário visão e delegação das metas e objetivos de um líder com sua equipe. " Formar uma equipe esforço e conhecimento" ( KEN MALEJKA 1995).
Complexidade; não se pode reconhecer o fracasso e preciso estabelecer um ponto procurar a simplicidade e depois duvidas delas é preciso refletir como uma coisa sempre leva a outra.
Credibilidade; um premio a ser conquistado, idéias validas importantes e construtivas e que todo líder precisa apurar em sua equipe com isso a critica e a divulgação pessoal cresce é preciso uma ampla visão para absolver somente os pontos construtivos de cada pessoa "As pessoas devem ser lembrada com mais freqüência que precisa ser instruídas". Samuel Johnson (apud JAMES C. 2006 p. 9).
Uma conclusão e valida seja da nova era ou da velha cepas todo ou qualquer um que considerou o poder falhou. O poder e uma força conhecida em todo o universo e sentido e exercido desde o nascimento ate a morte, o poder nascemos com ele e é preciso moldado acalma-lo para que a liderança seja alcançada. " Se queremos ajudar os outros o que realmente precisamos fazer e despertar neles o poder de ficar sobre os seus próprios pés de se sustentar" Dalai Lama (Apud SERGIO 2007 p. 121)

LIDERANÇA E AUTO CONTROLE

Os problemas causados dentro de uma empresa nos tempos atuais só serão resolvidos através organizações de sucesso que não podem lograr êxita sem liderança efetiva. Para empresas em crise sempre a uma solução; empréstimo quando se trata de investimento, mudança de região ou localização quando se trata da praça: mas quando falta liderança a poucos recursos e pouca chance de sobrevivência.
A empresa que entram no fracasso elas tendem a ser administrativa e sublideradas, sobre saem na rotina diária mais formais questionam sua rotina. Administrar significa ocasionar, assumir responsabilidade, conduzir liderar e influenciar guiar em direção, ação, a distinção e crucial. Administradores são pessoas que agem de forma correta, lideres fazem as coisas certas.
As modificações feitas nas princípios de conflitos farão tentar lidar com uma visão orientada em vez de perguntas básicas "como fazer" utilizar paradigmas de ação, "fazer as coisas certas" "Para aquele que primeiro me ensinou que liderar é servir"James C. (2006).

CONCESSÃO DE PODER: A VARIÁVEL DEPENDENTE.

Os lideres em jornada criam e também apreendem, dão poder aos outros para traduzir intenção em realidade e sustentá-lo. Há uma troca de valores, respeito idéias entre lideres e seguidores e quando essa absorção e sustentável ambas as partes se beneficiam com os frutos: Harmonia, transações criativas produtivas e comunicativas, há liderança organizacional e preciso atrair ao invés de impulsionar as pessoas isso excita uma visão para o futuro, motiva por identificação e não por recompensas ou punições.
Há liderança e preciso cultivar as semente juntos dos seguidores para que eles mesmos observam a arvore brotar, pois quando vier os frutos os primeiros serão o quem esta no topo da liderança mas que plantou e regou junto não somente mandou ou colheu quando estava na hora. Um líder tem que saber cultivar em meio aos colaboradores para que quando se fizer ausente não somente sua fisionomia seja lembrada mas também suas ações.

O DESENVOLVIMENTO

Dentro de uma empresa e preciso a motivação e a participação das pessoas para uma localização mais direta de lideres capacitados é preciso remover o gerenciamentos autocrático e impositivo que alguns ainda trabalha. O que fazer para que os funcionários sejam treinados em liderança juntos com gerentes e gestores. "Liderança e uma processo continuo de escolha que permite que a empresa caminhe em direção a sua meta apesar de todos as perturbação internas e externas" Chiavenato (2003 p. 122).
Há uma relação funcional na qual em que um líder e percebido pelo grupo como uma pessoa que busca a satisfação de suas necessidade. O líder também aparece na abordagem situcional, onde não há um tipo único ou exclusivo para solução de problemas em determinadas situações, segundo os pesquisadores sobre a longa teoria da liderança à três grupos de características próprias:
Teoria Situcionais: que é o adequação de comportamento de um líder a circunstancias e situações de momentos na empresa. " um líder deve inspirar confiança ser inteligente perceptivo e decisivo para ter uma liderança de sucesso" Chiavenato (2003 p.123).
Na teoria da liderança a abordagem de traços se refere ao que realmente o líder é , e a abordagem de estilo e o que faz. E o que todos gerentes tenta ver em seus funcionários mesmo que isso precise ser moldado. A três tipos de liderança que mostra que há líder que podem se sair bem em um objetivo mas em outros não e sucedido.
A liderança autocrática centraliza as decisões e impõe as ordens do líder ao grupo causado com isso uma grande insatisfação no grupo com isso a ausência de atividade e ampla não há desenvolvimento da equipe e a baixa produtividade só e gerada na presença do líder. A liderança liberal e voltada somente para a decisão do grupo o líder não opina, não há produtividade pois o grupo começa a se dispersar gerando um alto individualismo agressivo e uma falta de respeito entre si e com o seu líder cada qual se sobrecarrega com pouco serviço.
Na liderança democrática o líder conduz orienta incentivo, participa e ouve a sua equipe em um todo com isso a integração do grupo é completa o ritmo da produção e estável e crescente não há um índice de grandes insatisfação e mesmo na ausência do líder as metas e tarefas são objetivos pois à um comprometimento geral da equipe. "Você obtém o melhor esforço dos outros não por acender uma fogueira sob seus pés, mas por atrair um incêndio dentro deles. Bob Nelson (apud James 2006 p.107)
Enquanto as teorias de personalidade são simplistas e limitadas as teorias de estilos consideram apenas certas variáveis de situação. A recíproca e verdadeira, cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados. Enquanto líder e preciso buscar orientação para o desenvolvimento dentro de cada grupo, pois e preciso uma localização uma posição uma comunicação e uma personalidade sobre cada situação momentania a ser tratada. E preciso em certas circunstancias adotar a balança sober naquele momento onde há uma resistência de força maior para uma tomada certa de decisão.
O moderno local de trabalho pode ter uma extraordinário poder no desenvolvimento do caráter institucional. Acho que o caráter e um dos mais valiosos recursos e um produto de uma empresa. Isto é de uma empresa bem-sucedida. Ralpah S. (apud JAMES 2006 p.93).
Para se conseguir mudança e preciso interesse desempenho de todo uma equipe nas lógicas o mais difícil a ser mudado dentro de uma empresa e o comportamento individual não há como alterar automaticamente e preciso dedicação e comprometimento para fazer com que a força de trabalho ganhasse junto com as novas comportamentos e mudanças no mundo real. "De repente e como ensinar um leão que passou a vida no cativeiro a sobreviver na selva. Gerstener (1942 p.189).
As mudanças de comportamento e as maneiras que uma pessoa se deixa a ser motivada são inúmeras, algumas por dinheiro outras por um progresso em sua carreira ou por reconhecimento, algumas se motivam pela presença do medo ou da raiva outras por uma oportunidade ou aprendizado pelo esforço de um resultado concreto ou ate mesmo pela ameaça de extinção. Poucos são os que se motivam e se cativam pela visão do futuro e poucos são as que realmente alcançar uma liderança com eficaz em sua vida que cresce, luta aprende e ensina junto, lado a lado com seus seguidores pois quando á uma vitoria ou uma meta alcançada com desempenho garra, força com a união de toda a equipe que apóia e acata idéia e regra desenvolvida por seus líder e assim ele colhe os frutos que juntos cultivaram para colher. " Duas coisas povoam a mente com uma admiração e respeito sempre novas e crescentes...o céu estrelado por cima e a lei moral dentro de nós". Immanuel Kant

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA, Sergio. LIDERES: COMO UM MONGE ATENDERIA O CLIENTE? Ed. Casa da Qualidade, 2007, 140p.
BENNIS, Warren. LIDERES: ESTRATEGIA PARA ASSUMIR A VERDADEIRA LIDERANÇA, Ed. Harbra Ltda, 1998, 193p.
CHIAVENATO, Idalberto. LIDERES: INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, Ed. Elsevier, 2003, 633p.
GERSTNER, V Luiz. LIDERES: QUEM DISSE QUE OS ELEFANTES NAÕ DAÇAM? Ed. Campus, 2003, 367p.
HUNTER, James C. LIDERES: COMO SE TORNAR UM LIDER SEVIDOR, Ed. Sextante, 2006, 241p.
MATEJKA, Ken. LIDERES: SUA EQUIPE VESTE A CAMISA, Ed. Nobel, 1995, 241p.
MARTINELLI, P. Dante. LIDERES: NEGOCIAÇÃO E SOLUÇÃO DE CONFLITOS. Ed. Atlas S. A Autores Associados, 1998,157p.



Autor: Juliana Alexandra P. De C. Barco


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