PROJETO DE INTERVENÇÃO:RESGATANDO VIDAS




















PROJETO DE INTERVENÇÃO


RESGATANDO VIDAS

(O APARÍCIO EDUCA PARA UMA SOCIEDADE MELHOR)

















IDENTIFICAÇÃO








Maruzana Gonçalves Gusmão

Brasileira, solteira, diretora licenciada em Letras com Inglês, pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, pós-graduando em Direito Educacional.
Endereço: Rua Joaquim Correia, 153, Centro, Itambé Bahia.






































Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira
Secretaria Municipal de Educação
Ato de Criação: Lei Municipal 027/99 de 16/12/1999
Ensino Fundamental I e II
Rua Benjamim Constant, S/N ? Centro ? Itambé-BA ? CEP ? 45140000


















PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS





Adriana Paiva Nascimento
Adriana Souza Alves
Alecciene Chaves Gusmão
Anete Anne Pereira Melo
Antônio Silveira Bittencourt
Bethânia Andrade Matos
Dilma de Abreu Santos
Ediméia Silva das Almas
Eliene Alves Pereira
Eliene Teixeira da S. Martins
Emerson Brito Soares
Gerlinde Fernandes de Oliveira
Gilberto Nascimento Rocha
Itana Mara Freitas Gusmão
Isabel Cristina Santana
Jaldelice Reis da Silva
Jaqueline Alves de Oliveira
Samara Ferraz Santos
Tatiana Primo de Oliveira
Vilson Alves Amorim Júnior
Wilma Maria do Prado
Jeovane Gomes de Azevedo
Jorge Paulo Borges dos Anjos
José Evandro Ribeiro Souza
José Souza Viana
Kátia Roberta Araújo da Fonseca
Leila Maria Santos Silva
Luzia do Carmo Silva
Manoel Messias Dias dos Santos
Margarete Trancoso Achy
Maria Elza da Silva Carvalho Oliveira
Maria José Souza Amorim
Maria Souza
Marlene Bispo de Almeida
Maruzana Gonçalves Gusmão
Rejane Rosa Morais Brandão
Risomar Santos Martins
Ronivaldo Pinto Dias
Rosimar Matos Santa Rosa



























PROFISSIONAIS HABILITADOS




Psicopedagogos da Escola: Kátia Roberta de Araújo Fonseca

Coordenadora pedagógica: Bethânia Andrade

Psicólogo
Representante do Conselho Tutelar
Assistente Social
Promotor Público
Juiz
Representante da Polícia Civil
Representante do Conselho do Adolescente
Membro da Igreja Católica
Pastor
Padre
Professores
















RESGATANDO VIDAS


Projeto, do latim jicere: literalmente é colocar a diante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
? A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
? A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado num determinado tempo que vai permitir a sua realização.
O que é um projeto de intervenção?
É um projeto que será inserido no projeto político pedagógico sistematizado e que visa provocar mudanças de comportamento de grupo no ambiente, escolar e profissional.
A Escola Municipal Dr. Aparício Do Couto Moreira para uma sociedade melhor.

Resumo: Pretende-se com esse trabalho analisar e ensinar os nossos alunos a importância dos valores éticos, morais, religiosos, estéticos, políticos e vitais.

Problema: Crianças e adolescentes que não conseguem conviver harmonicamente com as normas disciplinares da escola e da sociedade, pois desconhecem os valores.


HIPÓTESES A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO



? Falta de limites e autoridade dos pais;
? Jovens que não possui pessoas para supervisioná-los
? Ociosidade constante
? Amizades indevidas com outros jovens
? Ausência de estrutura familiar





OBJETO DE ESTUDO




Todo estudo realizado visa interferir na evolução dos alunos a partir da mudança de atitudes com o outro, permeada a evolução do ensino a partir da aprendizagem significativa.
O espaço escolar é o local onde o aluno esta sujeito a intervenções pedagógicas que influenciam basicamente na sua formação de caráter.
Desta forma a instituição de ensino, Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira viabiliza aos seus alunos o projeto de intervenção resgatando vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.


















PROJETO RESGATANDO VIDAS


CONTEXTO


A Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira situa-se no município de Itambé, a Rua Benjamim Constante, Sn° centro completara 11 anos no dia 16 de dezembro de 2011.
A escola possui dezesseis turmas que são distribuídas nos turnos matutinos, vespertino e noturno com o total de 375 alunos.
Possui vinte e quatro professores graduandos, graduados, especializando, especializados, mestrando e doutorando e treze funcionários.
A escola possui sete salas de aula sete sanitários para alunos, dois sanitários para professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma cantina, uma cozinha, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, dois depósitos, uma sala de jogos, três corredores, um pátio interno dois corredores externos.

Por que o projeto começou?
Sou professora concursada da rede municipal de Itambé há quinze anos e onze anos trabalho nessa unidade escolar sempre observo o nível da clientela que recebíamos desde o ano de 1999.
Pois constatei que a cada ano a escola possuía alguns alunos desinteressados e infreqüentes, e isso desde o ano de 1999. Terá principalmente em aspectos de afeto, respeito e dialogo com seus filhos,após inúmeras visitas detectei que os principais problemas se constituíram por desestrutura familiar, a unidade escolar foi reunida em um ciclo de avaliação no sábado letivo do dia 23/07/2011 onde a direção Maruzana Gonçalves Gusmão sugeriu um trabalho a partir do projeto valores, pediu apoio de todos os professores e coordenadores e funcionários da unidade escolar para realização do projeto de intervenção, aos professores que sugerissem o nome para o projeto que ficou resgatando vidas: a Escola Aparício educa para uma sociedade melhor .


A direção da unidade escolar confirmou que não estava pedindo para que interferisse nas particularidades "problemas", mas se fizesse trabalho um voltado para a formação e informação.
A cada ano que iniciava a primeira observação que fazia com relação aos alunos era questões relacionadas, a valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos, vitais, pois percebia que os alunos não apresentavam conhecimento sobre os tipos de valores que o ser humano adquiria ao longo de sua formação cidadã alem de desinteresse pelos estudos.
No ano de 2011 a infrequência o descaso e o abuso de alguns alunos em sala de aula levaram os professores dessa unidade escolar a um questionamento constante. E a direção da unidade escolar resolveu realizar visitas às famílias e o problema foi detectado, pois as famílias visitadas apresentavam ausência de estrutura e informação, realização de palestras execução de filmes, de atuações profissionais de áreas diversas como: psicologia, conselho tutelar, assistente social, promotoria, conselho do adolescente, psicopedagogia dentre outros além do trabalho com oficinas, dinâmicas individuais e de grupo, para uma intervenção pedagógica com o intuito de interferir a partir das ações na unidade escolar na mudança de comportamento dos alunos.
Assim a direção da unidade escolar se reuniu com os professores nos três turnos para apresentar o projeto e ouvir os professores sobre outros temas relevantes para o trabalho, na oportunidade, expôs aos professores a respeito da eleição do grêmio estudantil como parte integrante do projeto onde o aluno ficará apar das responsabilidades do grêmio direitos e deveres do aluno e a programação da abertura do projeto, todos os presentes concordaram em realizar a apresentação do projeto no dia 08/08/11 como comemoração do dia do estudante, na oportunidade a coordenadora responsável Bethânia Andrade se comprometeu a pesquisar atividades e dinâmicas para o dia.


PALAVRAS CHAVE: EDUCAÇÃO, ENSINO ? APRENDIZAGEM, VALORES E CONVIVÊNCIA.


APRESENTAÇÃO




A pesquisa dessa temática de 1999 a 2011 na unidade escolar Dr. Aparício do Couto Moreira é preocupação de todos os segmentos que estão inseridos no ambiente escolar, pois o cliente principal das instituições de ensino de modo geral não se detém mais a estudar e se tornar cidadão critico, reflexivo e participativo. Os professores da instituição de ensino da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira enfrentam grandes dificuldades com relação à diversidade sociocultural e econômica dos alunos, desta forma o principal objetivo de estudo a ser analisado é a qualidade do nosso aluno em diversos aspectos principalmente no que diz respeito aos valores constituídos ao longo do processo de sua formação.
Outro aspecto relevante de estudo desse ser humano é as condições de sua vivência com seus familiares.
Observa-se que a necessidade desse estudo principalmente em analises sistematizadas de comportamento, para possibilitar uma intervenção pedagógica, no ambiente escolar, buscando interferir de forma satisfatória na melhoria da condição do nosso aluno enquanto cidadão.
Entende-se que a escola é a única instituição capaz de constituir a partir da proposta de ensino uma qualificação e valorização do ser humano para que o mesmo seja capaz de ser, conhecer, fazer e conviver em sociedade.
Desta forma a concepção emancipatória da escola é conduzir o aluno a se desenvolver plenamente, estabelecendo-se no contexto e se transformando.
Para esta decisão de pesquisar será analisados aspectos relevantes de cada ano desde o ano 1999, quando a unidade escolar foi reativada com ensino fundamental II ate o ano de 2011 com ensino fundamental I e II.






JUSTIFICATIVA


As pessoas convivem em sociedade, mas muitas não conhecem as leis brasileiras que estão inseridas na constituição federal, poucos sabem que existe o estatuto da criança e do adolescente, além disso, as famílias não conseguem educar os seus filhos constituindo os mesmos valores sociais ou principio de cidadania, pois a educação que poderiam dar aos seus filhos se fragmenta por interferências como a mídia especificamente a televisão.
Resgatar vidas a partir da construção de valores é uma concepção que emana grandes reflexões investigações e analises. A convivência humana, como concepção de educação emancipatória oportuniza a aprendizagem de procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta forma a instituição de ensino Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira visando gerir uma consciência de valorização humana fundamentada na aprendizagem de valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos e vitais priorizou um trabalho sequencial a partir de ações pedagógicas com intuito proporcionarem ao aluno reflexões de ser, conhecer, fazer, e viver em sociedade.


















PÚBLICO ALVO

Alunos do ensino fundamental I e II da escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira, os pais e sociedade.






























OBJETIVO GERAL



Contribuir com os alunos induzindo-os a refletir sobre a diversidade de valores existentes, seus direitos e deveres bem como sua importância para formação do caráter e o exercício da cidadania plena.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Estudar os valores a partir de atividades propostas pelo o professor.
Fortalecer os vínculos de integração no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação entre professores e alunos compensar os seus direitos e deveres.
Resgatar a valorização do ser humano e a importância dos valores como tendências do bem que devem ser ensinados e partilhados.
Desenvolver ações preventivas quanto à violência, maus tratos e abuso de autoridade contra os menores.
Refletir sobre comportamentos e boas maneiras.
Tratar com respeito todos os segmentos do ambiente escolar, família e da sociedade.
Reconhecer o próprio valor, obedecer aos segmentos escolares e a família. Adquirir conhecimento sobre os valores e demonstra-los a partir de ações.





OBJETIVOS AFETIVOS


O ALUNO DEVERÁ:

Desenvolver uma sensibilidade para as necessidades, sentimentos, crenças e interesses dos outros.
Trabalhar cooperativamente com os outros para a melhoria do seu próprio caráter e ajudar a melhorar a saúde, segurança, moral, auto dignidade e autoestima dos outros.
Apreciar as ações das pessoas e ter consciência de que podemos ser melhores a partir de ações benéficas a sociedade.
Torne-se motivado para fazer a diferença positiva na vida dos outros a partir de uma palavra amável.
Internacionalizar dentro de seus valores, ações e perspectivas a essência de bom caráter incluindo respeito responsabilidade, cuidado, simpatia, carinho, compaixão, cidadania, lealdade, honestidade, esperança, cooperação, pensamento independente, justiça, paciência, tolerância, diligencia, boas maneiras, integridade, generosidade, perdão, capacidade de resposta, curiosidade apropriada, criatividade e alegria.
Reconhecer e apreciar muitas oportunidades que surgem todos os dias para fazer a diferença positiva na vida de outra pessoa.
Apreciar as pessoas do passado e do presente para ser um cidadão com anseios de progresso.
Utilizar constantemente palavras de boa convivência: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe.








OBJETIVOS CONCEITUAIS


? Refletir sobre os hábitos que são considerados importantes na vida cotidiana.
? Analisar os vários comportamentos na sociedade.
? Aprender o que significa se generoso (a) com as pessoas
? Aprender a assumir responsabilidades no ambiente familiar, escolar profissional e social.
? Perceber as variadas situações da vida real para se tornar individual responsável na sociedade.
? Conviver bem com as pessoas nos variados ambientes de acesso utilizando constantemente as regras de boa convivência.


OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS


? Ouvir com atenção e respeito que as pessoas falam independente de cor, raça, credo ou condição social.
? Expressar-se com educação observando: o timbre de voz e as palavras.
? Realizar leituras silenciosas e orais observando as regras.
? Perguntar sempre quando tiver duvida.
? Pesquisar diferentes tipos de sentimentos.
? Produzir textos com as próprias palavras.
? Responder questões relacionadas ao projeto Resgatando Vidas.
? Desenhar para expressar sentimentos, desejos.
? Realizar dramatizações de acordo os conteúdos trabalhados durante o projeto.
? Refletir sobre os conteúdos trabalhados para aprendizagem da forma correta de pensar.
? Selecionar alunos que possua vocação para participar de um coral.
? Incentivar a formação do grupo de jovens da escola.
? Identificar alunos que queiram participar do grupo de capoeira.
? Proporcionar aos alunos reuniões com grêmio estudantil.





OBJETIVOS ATITUDINAIS


Que os alunos:

? Falem sempre a verdade.
? Valorize e utilize sempre os bons hábitos de alimentação.
? Respeitem os pais, professores, colegas e todas as pessoas que vivem na sociedade.
? Comecem a transmitir os valores aprendidos tanto com a família, professor quanto com os colegas.
? Aprenda e utilize as normas de convivência.
? Sejam colaboradores nas atividades de sua casa, escola e sociedade.
? Compreenda a sua capacidade e a utilize.
? Exercite os seus direitos e deveres como cidadão.
? Aprendam a ter atitudes que promovam o progresso social.



















ASPECTOS A SER OBSERVADOS


Respeito
Colaboração
Convivência
Generosidade
Ética
Consciência
Compromisso
Lealdade
Dignidade
Determinação


ÁREA DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Oral
Conversas
Pesquisas
Explicação de títulos ou temas questionamento
Recontar historia relatar experiências de sua vida
Expressar-se utilizando a linguagem oral adequada
Escrita
Produção de texto
Elaboração de frases, orações.
Ditados
Desenhos
Atividades diversas

Áreas das artes visuais

Incentivar o aluno a praticar as atividades
Cartazes
Recorte e colagem
Pintura

Área do movimento

Brincadeiras
Jogos
Danças
Dramatizações
Áreas musicais
Formação do coral
Musicas de acordo o tema

Área da natureza

Vídeos educativos e instrutivos
Mudança de hábitos
Pesquisas
Construção de painéis
Montagem de banners

Área da sociedade

Construção de regras
Fotos do dia-dia, jornais, radio, televisão

Área da interatividade e autonomia

Respeito e valorização da família, comunidade, escolas e comunidade social.
Utilizar e valorizar o diálogo.
Expressar sempre a verdade independente da situação
METODOLOGIA




O projeto será desenvolvido a traves de atividades como:
? Diálogos
? Reuniões com pais
? Dinâmicas de sensibilização
? Palestras
? Oficinas
? Confecção de painéis
? Confecção de cartazes
? Construção de texto
? Leitura
? Questionário de auto-avaliação
? Dramatização
? Seminários
? Canto-coral
? Reuniões com grêmio estudantil
? Pinturas
? Colagens
? Jogral
? Construção de frases
? Leituras silenciosas
? Leituras orais







RECURSOS HUMANOS


? Professores (a)
? Diretora
? Vice-diretora
? Coordenadora
? Funcionários
? Psicólogo (a)
? Assistente social
? Comissários de menores
? Promotor
? Juiz
? Advogado
? Padre
? Pastor
? Enfermeira
? Alunos
? Outras



RECURSOS TECNOLÓGICOS


? Som
? Data-show
? Vídeo
? TV
? Ventiladores
? Caixa amplificada
? Caixa de som
? Câmera fotográfica
? Celulares
? Computador
? Impressora
? DVD
? Pen-drive
? Fita cassete



RECURSOS MATERIAIS



? Papel oficio branco e colorido
? Piloto
? Cartolinas
? Tesoura
? Papel madeira
? Tinta para impressora
? Malhas
? Cordão
? Canetas
? Livros
? Revistas
? Jornais
? Papel ceda
? Emborrachado
? Cortinas
? Tinta guache
? Papel convite
? Fitas
? Linha
? Tubo de linha
? Papel Paraná
? Coleção de livros e vidros
? Papel cartão
? Lápis
? Borracha
? Fita crepe
? Fita dupla face
? Tubo de linha
? Regimento escolar
? LDB
? Constituição Federal
? ECA
? Outros






















CRONOGRAMA


Visita as famílias

Março 09-16-23 de 2011
Abril 13-20 de 2011
Maio 16-30 de 2011
Junho 01-08 de2011
Julho 18-19 de 2011
Agosto 16-24 de 2011
Setembro 03 de 2011


Analise sistematizada pela direção
Elaboração do primeiro objeto de estudo
Elaboração do segundo objeto de estudo
Elaboração do terceiro objeto de estudo
Sábado letivo ciclo de avaliação professores e funcionários 23/07/2011
Apresentação do projeto a comunidade católica 07/08/11
Abertura do projeto 08/08/11
Apresentação do projeto a igreja católica Filhos da Luz 08/08/2011
Apresentação do projeto a igreja evangélica Jesus é Amor 10-11-12/09/2011











CONSIDERAÇÕES FINAIS


É um desafio trabalhar o projeto Resgatando Vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.
Valores no ambiente escolar, que toda a sistematização de atividade relacionada ao projeto contribua satisfatoriamente com a melhoria do comportamento dos alunos. Espera-se que toda a articulação de ações desenvolvidas possa contribuir positivamente na aquisição de conceitos, que viabilize procedimentos coerentes a mudança de atitudes dos nossos alunos tanta no ambiente escolar quanto familiar para progressão dos mesmos no âmbito social



AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos e pais durante a execução das atividades propostas através do projeto.


A PROGRAMAÇÃO 2012


Março ______________________________________________________________
Abril _______________________________________________________________
Maio _______________________________________________________________
Junho ______________________________________________________________
Julho _______________________________________________________________
Agosto _____________________________________________________________
Setembro ___________________________________________________________
Outubro ____________________________________________________________
Novembro ___________________________________________________________
Dezembro ___________________________________________________________

REFERÊNCIAS



CORTELLA, MS; LA TAILLE, Y. de labirintos da moral.campinas, S.P paperus
TILLMAN,Diane e Hsu. Atividade com valores para crianças de 3 a 6 anos. Programa vivendo valores na educação. Editora Bkumares.São Paulo, 2004
TAILLE, YVES de; MENIN. Maria Suzana de Stefano et al (org) crise dos valores ou valores em crise? Porto a Alegre Arteme, 2009 Sites consultade
Parâmetros Curriculares Nacionais de ética. Acessado em 24/10/2010 as 21h00min. Portal MEC.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro 082.pdf ZEBALZA, Miguel.como educar valores na escola. Revesta Pátio Pedagógico Ano 4 n° 13 maio/julho, 2000.

















PROJETO DE INTERVENÇÃO


RESGATANDO VIDAS

(O APARÍCIO EDUCA PARA UMA SOCIEDADE MELHOR)

















IDENTIFICAÇÃO








Maruzana Gonçalves Gusmão

Brasileira, solteira, diretora licenciada em Letras com Inglês, pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, pós-graduando em Direito Educacional.
Endereço: Rua Joaquim Correia, 153, Centro, Itambé Bahia.






































Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira
Secretaria Municipal de Educação
Ato de Criação: Lei Municipal 027/99 de 16/12/1999
Ensino Fundamental I e II
Rua Benjamim Constant, S/N ? Centro ? Itambé-BA ? CEP ? 45140000


















PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS





Adriana Paiva Nascimento
Adriana Souza Alves
Alecciene Chaves Gusmão
Anete Anne Pereira Melo
Antônio Silveira Bittencourt
Bethânia Andrade Matos
Dilma de Abreu Santos
Ediméia Silva das Almas
Eliene Alves Pereira
Eliene Teixeira da S. Martins
Emerson Brito Soares
Gerlinde Fernandes de Oliveira
Gilberto Nascimento Rocha
Itana Mara Freitas Gusmão
Isabel Cristina Santana
Jaldelice Reis da Silva
Jaqueline Alves de Oliveira
Samara Ferraz Santos
Tatiana Primo de Oliveira
Vilson Alves Amorim Júnior
Wilma Maria do Prado
Jeovane Gomes de Azevedo
Jorge Paulo Borges dos Anjos
José Evandro Ribeiro Souza
José Souza Viana
Kátia Roberta Araújo da Fonseca
Leila Maria Santos Silva
Luzia do Carmo Silva
Manoel Messias Dias dos Santos
Margarete Trancoso Achy
Maria Elza da Silva Carvalho Oliveira
Maria José Souza Amorim
Maria Souza
Marlene Bispo de Almeida
Maruzana Gonçalves Gusmão
Rejane Rosa Morais Brandão
Risomar Santos Martins
Ronivaldo Pinto Dias
Rosimar Matos Santa Rosa



























PROFISSIONAIS HABILITADOS




Psicopedagogos da Escola: Kátia Roberta de Araújo Fonseca

Coordenadora pedagógica: Bethânia Andrade

Psicólogo
Representante do Conselho Tutelar
Assistente Social
Promotor Público
Juiz
Representante da Polícia Civil
Representante do Conselho do Adolescente
Membro da Igreja Católica
Pastor
Padre
Professores
















RESGATANDO VIDAS


Projeto, do latim jicere: literalmente é colocar a diante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
? A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
? A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado num determinado tempo que vai permitir a sua realização.
O que é um projeto de intervenção?
É um projeto que será inserido no projeto político pedagógico sistematizado e que visa provocar mudanças de comportamento de grupo no ambiente, escolar e profissional.
A Escola Municipal Dr. Aparício Do Couto Moreira para uma sociedade melhor.

Resumo: Pretende-se com esse trabalho analisar e ensinar os nossos alunos a importância dos valores éticos, morais, religiosos, estéticos, políticos e vitais.

Problema: Crianças e adolescentes que não conseguem conviver harmonicamente com as normas disciplinares da escola e da sociedade, pois desconhecem os valores.


HIPÓTESES A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO



? Falta de limites e autoridade dos pais;
? Jovens que não possui pessoas para supervisioná-los
? Ociosidade constante
? Amizades indevidas com outros jovens
? Ausência de estrutura familiar





OBJETO DE ESTUDO




Todo estudo realizado visa interferir na evolução dos alunos a partir da mudança de atitudes com o outro, permeada a evolução do ensino a partir da aprendizagem significativa.
O espaço escolar é o local onde o aluno esta sujeito a intervenções pedagógicas que influenciam basicamente na sua formação de caráter.
Desta forma a instituição de ensino, Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira viabiliza aos seus alunos o projeto de intervenção resgatando vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.


















PROJETO RESGATANDO VIDAS


CONTEXTO


A Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira situa-se no município de Itambé, a Rua Benjamim Constante, Sn° centro completara 11 anos no dia 16 de dezembro de 2011.
A escola possui dezesseis turmas que são distribuídas nos turnos matutinos, vespertino e noturno com o total de 375 alunos.
Possui vinte e quatro professores graduandos, graduados, especializando, especializados, mestrando e doutorando e treze funcionários.
A escola possui sete salas de aula sete sanitários para alunos, dois sanitários para professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma cantina, uma cozinha, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, dois depósitos, uma sala de jogos, três corredores, um pátio interno dois corredores externos.

Por que o projeto começou?
Sou professora concursada da rede municipal de Itambé há quinze anos e onze anos trabalho nessa unidade escolar sempre observo o nível da clientela que recebíamos desde o ano de 1999.
Pois constatei que a cada ano a escola possuía alguns alunos desinteressados e infreqüentes, e isso desde o ano de 1999. Terá principalmente em aspectos de afeto, respeito e dialogo com seus filhos,após inúmeras visitas detectei que os principais problemas se constituíram por desestrutura familiar, a unidade escolar foi reunida em um ciclo de avaliação no sábado letivo do dia 23/07/2011 onde a direção Maruzana Gonçalves Gusmão sugeriu um trabalho a partir do projeto valores, pediu apoio de todos os professores e coordenadores e funcionários da unidade escolar para realização do projeto de intervenção, aos professores que sugerissem o nome para o projeto que ficou resgatando vidas: a Escola Aparício educa para uma sociedade melhor .


A direção da unidade escolar confirmou que não estava pedindo para que interferisse nas particularidades "problemas", mas se fizesse trabalho um voltado para a formação e informação.
A cada ano que iniciava a primeira observação que fazia com relação aos alunos era questões relacionadas, a valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos, vitais, pois percebia que os alunos não apresentavam conhecimento sobre os tipos de valores que o ser humano adquiria ao longo de sua formação cidadã alem de desinteresse pelos estudos.
No ano de 2011 a infrequência o descaso e o abuso de alguns alunos em sala de aula levaram os professores dessa unidade escolar a um questionamento constante. E a direção da unidade escolar resolveu realizar visitas às famílias e o problema foi detectado, pois as famílias visitadas apresentavam ausência de estrutura e informação, realização de palestras execução de filmes, de atuações profissionais de áreas diversas como: psicologia, conselho tutelar, assistente social, promotoria, conselho do adolescente, psicopedagogia dentre outros além do trabalho com oficinas, dinâmicas individuais e de grupo, para uma intervenção pedagógica com o intuito de interferir a partir das ações na unidade escolar na mudança de comportamento dos alunos.
Assim a direção da unidade escolar se reuniu com os professores nos três turnos para apresentar o projeto e ouvir os professores sobre outros temas relevantes para o trabalho, na oportunidade, expôs aos professores a respeito da eleição do grêmio estudantil como parte integrante do projeto onde o aluno ficará apar das responsabilidades do grêmio direitos e deveres do aluno e a programação da abertura do projeto, todos os presentes concordaram em realizar a apresentação do projeto no dia 08/08/11 como comemoração do dia do estudante, na oportunidade a coordenadora responsável Bethânia Andrade se comprometeu a pesquisar atividades e dinâmicas para o dia.


PALAVRAS CHAVE: EDUCAÇÃO, ENSINO ? APRENDIZAGEM, VALORES E CONVIVÊNCIA.


APRESENTAÇÃO




A pesquisa dessa temática de 1999 a 2011 na unidade escolar Dr. Aparício do Couto Moreira é preocupação de todos os segmentos que estão inseridos no ambiente escolar, pois o cliente principal das instituições de ensino de modo geral não se detém mais a estudar e se tornar cidadão critico, reflexivo e participativo. Os professores da instituição de ensino da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira enfrentam grandes dificuldades com relação à diversidade sociocultural e econômica dos alunos, desta forma o principal objetivo de estudo a ser analisado é a qualidade do nosso aluno em diversos aspectos principalmente no que diz respeito aos valores constituídos ao longo do processo de sua formação.
Outro aspecto relevante de estudo desse ser humano é as condições de sua vivência com seus familiares.
Observa-se que a necessidade desse estudo principalmente em analises sistematizadas de comportamento, para possibilitar uma intervenção pedagógica, no ambiente escolar, buscando interferir de forma satisfatória na melhoria da condição do nosso aluno enquanto cidadão.
Entende-se que a escola é a única instituição capaz de constituir a partir da proposta de ensino uma qualificação e valorização do ser humano para que o mesmo seja capaz de ser, conhecer, fazer e conviver em sociedade.
Desta forma a concepção emancipatória da escola é conduzir o aluno a se desenvolver plenamente, estabelecendo-se no contexto e se transformando.
Para esta decisão de pesquisar será analisados aspectos relevantes de cada ano desde o ano 1999, quando a unidade escolar foi reativada com ensino fundamental II ate o ano de 2011 com ensino fundamental I e II.






JUSTIFICATIVA


As pessoas convivem em sociedade, mas muitas não conhecem as leis brasileiras que estão inseridas na constituição federal, poucos sabem que existe o estatuto da criança e do adolescente, além disso, as famílias não conseguem educar os seus filhos constituindo os mesmos valores sociais ou principio de cidadania, pois a educação que poderiam dar aos seus filhos se fragmenta por interferências como a mídia especificamente a televisão.
Resgatar vidas a partir da construção de valores é uma concepção que emana grandes reflexões investigações e analises. A convivência humana, como concepção de educação emancipatória oportuniza a aprendizagem de procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta forma a instituição de ensino Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira visando gerir uma consciência de valorização humana fundamentada na aprendizagem de valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos e vitais priorizou um trabalho sequencial a partir de ações pedagógicas com intuito proporcionarem ao aluno reflexões de ser, conhecer, fazer, e viver em sociedade.


















PÚBLICO ALVO

Alunos do ensino fundamental I e II da escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira, os pais e sociedade.






























OBJETIVO GERAL



Contribuir com os alunos induzindo-os a refletir sobre a diversidade de valores existentes, seus direitos e deveres bem como sua importância para formação do caráter e o exercício da cidadania plena.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Estudar os valores a partir de atividades propostas pelo o professor.
Fortalecer os vínculos de integração no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação entre professores e alunos compensar os seus direitos e deveres.
Resgatar a valorização do ser humano e a importância dos valores como tendências do bem que devem ser ensinados e partilhados.
Desenvolver ações preventivas quanto à violência, maus tratos e abuso de autoridade contra os menores.
Refletir sobre comportamentos e boas maneiras.
Tratar com respeito todos os segmentos do ambiente escolar, família e da sociedade.
Reconhecer o próprio valor, obedecer aos segmentos escolares e a família. Adquirir conhecimento sobre os valores e demonstra-los a partir de ações.





OBJETIVOS AFETIVOS


O ALUNO DEVERÁ:

Desenvolver uma sensibilidade para as necessidades, sentimentos, crenças e interesses dos outros.
Trabalhar cooperativamente com os outros para a melhoria do seu próprio caráter e ajudar a melhorar a saúde, segurança, moral, auto dignidade e autoestima dos outros.
Apreciar as ações das pessoas e ter consciência de que podemos ser melhores a partir de ações benéficas a sociedade.
Torne-se motivado para fazer a diferença positiva na vida dos outros a partir de uma palavra amável.
Internacionalizar dentro de seus valores, ações e perspectivas a essência de bom caráter incluindo respeito responsabilidade, cuidado, simpatia, carinho, compaixão, cidadania, lealdade, honestidade, esperança, cooperação, pensamento independente, justiça, paciência, tolerância, diligencia, boas maneiras, integridade, generosidade, perdão, capacidade de resposta, curiosidade apropriada, criatividade e alegria.
Reconhecer e apreciar muitas oportunidades que surgem todos os dias para fazer a diferença positiva na vida de outra pessoa.
Apreciar as pessoas do passado e do presente para ser um cidadão com anseios de progresso.
Utilizar constantemente palavras de boa convivência: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe.








PROCEDIMENTOS CONCEITUAIS


? Refletir sobre os hábitos que são considerados importantes na vida cotidiana.
? Analisar os vários comportamentos na sociedade.
? Aprender o que significa se generoso (a) com as pessoas
? Aprender a assumir responsabilidades no ambiente familiar, escolar profissional e social.
? Perceber as variadas situações da vida real para se tornar individual responsável na sociedade.
? Conviver bem com as pessoas nos variados ambientes de acesso utilizando constantemente as regras de boa convivência.


PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTAIS


? Ouvir com atenção e respeito que as pessoas falam independente de cor, raça, credo ou condição social.
? Expressar-se com educação observando: o timbre de voz e as palavras.
? Realizar leituras silenciosas e orais observando as regras.
? Perguntar sempre quando tiver duvida.
? Pesquisar diferentes tipos de sentimentos.
? Produzir textos com as próprias palavras.
? Responder questões relacionadas ao projeto Resgatando Vidas.
? Desenhar para expressar sentimentos, desejos.
? Realizar dramatizações de acordo os conteúdos trabalhados durante o projeto.
? Refletir sobre os conteúdos trabalhados para aprendizagem da forma correta de pensar.
? Selecionar alunos que possua vocação para participar de um coral.
? Incentivar a formação do grupo de jovens da escola.
? Identificar alunos que queiram participar do grupo de capoeira.
? Proporcionar aos alunos reuniões com grêmio estudantil.





PROCEDIMENTOS ATITUDINAIS


Que os alunos:

? Falem sempre a verdade.
? Valorize e utilize sempre os bons hábitos de alimentação.
? Respeitem os pais, professores, colegas e todas as pessoas que vivem na sociedade.
? Comecem a transmitir os valores aprendidos tanto com a família, professor quanto com os colegas.
? Aprenda e utilize as normas de convivência.
? Sejam colaboradores nas atividades de sua casa, escola e sociedade.
? Compreenda a sua capacidade e a utilize.
? Exercite os seus direitos e deveres como cidadão.
? Aprendam a ter atitudes que promovam o progresso social.



















ASPECTOS A SER OBSERVADOS


Respeito
Colaboração
Convivência
Generosidade
Ética
Consciência
Compromisso
Lealdade
Dignidade
Determinação


ÁREA DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Oral
Conversas
Pesquisas
Explicação de títulos ou temas questionamento
Recontar historia relatar experiências de sua vida
Expressar-se utilizando a linguagem oral adequada
Escrita
Produção de texto
Elaboração de frases, orações.
Ditados
Desenhos
Atividades diversas

Áreas das artes visuais

Incentivar o aluno a praticar as atividades
Cartazes
Recorte e colagem
Pintura

Área do movimento

Brincadeiras
Jogos
Danças
Dramatizações
Áreas musicais
Formação do coral
Musicas de acordo o tema

Área da natureza

Vídeos educativos e instrutivos
Mudança de hábitos
Pesquisas
Construção de painéis
Montagem de banners

Área da sociedade

Construção de regras
Fotos do dia-dia, jornais, radio, televisão

Área da interatividade e autonomia

Respeito e valorização da família, comunidade, escolas e comunidade social.
Utilizar e valorizar o diálogo.
Expressar sempre a verdade independente da situação
METODOLOGIA




O projeto será desenvolvido a traves de atividades como:
? Diálogos
? Reuniões com pais
? Dinâmicas de sensibilização
? Palestras
? Oficinas
? Confecção de painéis
? Confecção de cartazes
? Construção de texto
? Leitura
? Questionário de auto-avaliação
? Dramatização
? Seminários
? Canto-coral
? Reuniões com grêmio estudantil
? Pinturas
? Colagens
? Jogral
? Construção de frases
? Leituras silenciosas
? Leituras orais







RECURSOS HUMANOS


? Professores (a)
? Diretora
? Vice-diretora
? Coordenadora
? Funcionários
? Psicólogo (a)
? Assistente social
? Comissários de menores
? Promotor
? Juiz
? Advogado
? Padre
? Pastor
? Enfermeira
? Alunos
? Outras



RECURSOS TECNOLÓGICOS


? Som
? Data-show
? Vídeo
? TV
? Ventiladores
? Caixa amplificada
? Caixa de som
? Câmera fotográfica
? Celulares
? Computador
? Impressora
? DVD
? Pen-drive
? Fita cassete



RECURSOS MATERIAIS



? Papel oficio branco e colorido
? Piloto
? Cartolinas
? Tesoura
? Papel madeira
? Tinta para impressora
? Malhas
? Cordão
? Canetas
? Livros
? Revistas
? Jornais
? Papel ceda
? Emborrachado
? Cortinas
? Tinta guache
? Papel convite
? Fitas
? Linha
? Tubo de linha
? Papel Paraná
? Coleção de livros e vidros
? Papel cartão
? Lápis
? Borracha
? Fita crepe
? Fita dupla face
? Tubo de linha
? Regimento escolar
? LDB
? Constituição Federal
? ECA
? Outros






















CRONOGRAMA


Visita as famílias

Março 09-16-23 de 2011
Abril 13-20 de 2011
Maio 16-30 de 2011
Junho 01-08 de2011
Julho 18-19 de 2011
Agosto 16-24 de 2011
Setembro 03 de 2011


Analise sistematizada pela direção
Elaboração do primeiro objeto de estudo
Elaboração do segundo objeto de estudo
Elaboração do terceiro objeto de estudo
Sábado letivo ciclo de avaliação professores e funcionários 23/07/2011
Apresentação do projeto a comunidade católica 07/08/11
Abertura do projeto 08/08/11
Apresentação do projeto a igreja católica Filhos da Luz 08/08/2011
Apresentação do projeto a igreja evangélica Jesus é Amor 10-11-12/09/2011











CONSIDERAÇÕES FINAIS


É um desafio trabalhar o projeto Resgatando Vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.
Valores no ambiente escolar, que toda a sistematização de atividade relacionada ao projeto contribua satisfatoriamente com a melhoria do comportamento dos alunos. Espera-se que toda a articulação de ações desenvolvidas possa contribuir positivamente na aquisição de conceitos, que viabilize procedimentos coerentes a mudança de atitudes dos nossos alunos tanta no ambiente escolar quanto familiar para progressão dos mesmos no âmbito social



AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos e pais durante a execução das atividades propostas através do projeto.


A PROGRAMAÇÃO 2012


Março ______________________________________________________________
Abril _______________________________________________________________
Maio _______________________________________________________________
Junho ______________________________________________________________
Julho _______________________________________________________________
Agosto _____________________________________________________________
Setembro ___________________________________________________________
Outubro ____________________________________________________________
Novembro ___________________________________________________________
Dezembro ___________________________________________________________

REFERÊNCIAS



CORTELLA, MS; LA TAILLE, Y. de labirintos da moral.campinas, S.P paperus
TILLMAN,Diane e Hsu. Atividade com valores para crianças de 3 a 6 anos. Programa vivendo valores na educação. Editora Bkumares.São Paulo, 2004
TAILLE, YVES de; MENIN. Maria Suzana de Stefano et al (org) crise dos valores ou valores em crise? Porto a Alegre Arteme, 2009 Sites consultade
Parâmetros Curriculares Nacionais de ética. Acessado em 24/10/2010 as 21h00min. Portal MEC.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro 082.pdf ZEBALZA, Miguel.como educar valores na escola. Revesta Pátio Pedagógico Ano 4 n° 13 maio/julho, 2000.

















PROJETO DE INTERVENÇÃO


RESGATANDO VIDAS

(O APARÍCIO EDUCA PARA UMA SOCIEDADE MELHOR)

















IDENTIFICAÇÃO








Maruzana Gonçalves Gusmão

Brasileira, solteira, diretora licenciada em Letras com Inglês, pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, pós-graduando em Direito Educacional.
Endereço: Rua Joaquim Correia, 153, Centro, Itambé Bahia.






































Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira
Secretaria Municipal de Educação
Ato de Criação: Lei Municipal 027/99 de 16/12/1999
Ensino Fundamental I e II
Rua Benjamim Constant, S/N ? Centro ? Itambé-BA ? CEP ? 45140000


















PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS





Adriana Paiva Nascimento
Adriana Souza Alves
Alecciene Chaves Gusmão
Anete Anne Pereira Melo
Antônio Silveira Bittencourt
Bethânia Andrade Matos
Dilma de Abreu Santos
Ediméia Silva das Almas
Eliene Alves Pereira
Eliene Teixeira da S. Martins
Emerson Brito Soares
Gerlinde Fernandes de Oliveira
Gilberto Nascimento Rocha
Itana Mara Freitas Gusmão
Isabel Cristina Santana
Jaldelice Reis da Silva
Jaqueline Alves de Oliveira
Samara Ferraz Santos
Tatiana Primo de Oliveira
Vilson Alves Amorim Júnior
Wilma Maria do Prado
Jeovane Gomes de Azevedo
Jorge Paulo Borges dos Anjos
José Evandro Ribeiro Souza
José Souza Viana
Kátia Roberta Araújo da Fonseca
Leila Maria Santos Silva
Luzia do Carmo Silva
Manoel Messias Dias dos Santos
Margarete Trancoso Achy
Maria Elza da Silva Carvalho Oliveira
Maria José Souza Amorim
Maria Souza
Marlene Bispo de Almeida
Maruzana Gonçalves Gusmão
Rejane Rosa Morais Brandão
Risomar Santos Martins
Ronivaldo Pinto Dias
Rosimar Matos Santa Rosa



























PROFISSIONAIS HABILITADOS




Psicopedagogos da Escola: Kátia Roberta de Araújo Fonseca

Coordenadora pedagógica: Bethânia Andrade

Psicólogo
Representante do Conselho Tutelar
Assistente Social
Promotor Público
Juiz
Representante da Polícia Civil
Representante do Conselho do Adolescente
Membro da Igreja Católica
Pastor
Padre
Professores
















RESGATANDO VIDAS


Projeto, do latim jicere: literalmente é colocar a diante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
? A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
? A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado num determinado tempo que vai permitir a sua realização.
O que é um projeto de intervenção?
É um projeto que será inserido no projeto político pedagógico sistematizado e que visa provocar mudanças de comportamento de grupo no ambiente, escolar e profissional.
A Escola Municipal Dr. Aparício Do Couto Moreira para uma sociedade melhor.

Resumo: Pretende-se com esse trabalho analisar e ensinar os nossos alunos a importância dos valores éticos, morais, religiosos, estéticos, políticos e vitais.

Problema: Crianças e adolescentes que não conseguem conviver harmonicamente com as normas disciplinares da escola e da sociedade, pois desconhecem os valores.


HIPÓTESES A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO



? Falta de limites e autoridade dos pais;
? Jovens que não possui pessoas para supervisioná-los
? Ociosidade constante
? Amizades indevidas com outros jovens
? Ausência de estrutura familiar





OBJETO DE ESTUDO




Todo estudo realizado visa interferir na evolução dos alunos a partir da mudança de atitudes com o outro, permeada a evolução do ensino a partir da aprendizagem significativa.
O espaço escolar é o local onde o aluno esta sujeito a intervenções pedagógicas que influenciam basicamente na sua formação de caráter.
Desta forma a instituição de ensino, Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira viabiliza aos seus alunos o projeto de intervenção resgatando vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.


















PROJETO RESGATANDO VIDAS


CONTEXTO


A Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira situa-se no município de Itambé, a Rua Benjamim Constante, Sn° centro completara 11 anos no dia 16 de dezembro de 2011.
A escola possui dezesseis turmas que são distribuídas nos turnos matutinos, vespertino e noturno com o total de 375 alunos.
Possui vinte e quatro professores graduandos, graduados, especializando, especializados, mestrando e doutorando e treze funcionários.
A escola possui sete salas de aula sete sanitários para alunos, dois sanitários para professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma cantina, uma cozinha, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, dois depósitos, uma sala de jogos, três corredores, um pátio interno dois corredores externos.

Por que o projeto começou?
Sou professora concursada da rede municipal de Itambé há quinze anos e onze anos trabalho nessa unidade escolar sempre observo o nível da clientela que recebíamos desde o ano de 1999.
Pois constatei que a cada ano a escola possuía alguns alunos desinteressados e infreqüentes, e isso desde o ano de 1999. Terá principalmente em aspectos de afeto, respeito e dialogo com seus filhos,após inúmeras visitas detectei que os principais problemas se constituíram por desestrutura familiar, a unidade escolar foi reunida em um ciclo de avaliação no sábado letivo do dia 23/07/2011 onde a direção Maruzana Gonçalves Gusmão sugeriu um trabalho a partir do projeto valores, pediu apoio de todos os professores e coordenadores e funcionários da unidade escolar para realização do projeto de intervenção, aos professores que sugerissem o nome para o projeto que ficou resgatando vidas: a Escola Aparício educa para uma sociedade melhor .


A direção da unidade escolar confirmou que não estava pedindo para que interferisse nas particularidades "problemas", mas se fizesse trabalho um voltado para a formação e informação.
A cada ano que iniciava a primeira observação que fazia com relação aos alunos era questões relacionadas, a valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos, vitais, pois percebia que os alunos não apresentavam conhecimento sobre os tipos de valores que o ser humano adquiria ao longo de sua formação cidadã alem de desinteresse pelos estudos.
No ano de 2011 a infrequência o descaso e o abuso de alguns alunos em sala de aula levaram os professores dessa unidade escolar a um questionamento constante. E a direção da unidade escolar resolveu realizar visitas às famílias e o problema foi detectado, pois as famílias visitadas apresentavam ausência de estrutura e informação, realização de palestras execução de filmes, de atuações profissionais de áreas diversas como: psicologia, conselho tutelar, assistente social, promotoria, conselho do adolescente, psicopedagogia dentre outros além do trabalho com oficinas, dinâmicas individuais e de grupo, para uma intervenção pedagógica com o intuito de interferir a partir das ações na unidade escolar na mudança de comportamento dos alunos.
Assim a direção da unidade escolar se reuniu com os professores nos três turnos para apresentar o projeto e ouvir os professores sobre outros temas relevantes para o trabalho, na oportunidade, expôs aos professores a respeito da eleição do grêmio estudantil como parte integrante do projeto onde o aluno ficará apar das responsabilidades do grêmio direitos e deveres do aluno e a programação da abertura do projeto, todos os presentes concordaram em realizar a apresentação do projeto no dia 08/08/11 como comemoração do dia do estudante, na oportunidade a coordenadora responsável Bethânia Andrade se comprometeu a pesquisar atividades e dinâmicas para o dia.


PALAVRAS CHAVE: EDUCAÇÃO, ENSINO ? APRENDIZAGEM, VALORES E CONVIVÊNCIA.


APRESENTAÇÃO




A pesquisa dessa temática de 1999 a 2011 na unidade escolar Dr. Aparício do Couto Moreira é preocupação de todos os segmentos que estão inseridos no ambiente escolar, pois o cliente principal das instituições de ensino de modo geral não se detém mais a estudar e se tornar cidadão critico, reflexivo e participativo. Os professores da instituição de ensino da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira enfrentam grandes dificuldades com relação à diversidade sociocultural e econômica dos alunos, desta forma o principal objetivo de estudo a ser analisado é a qualidade do nosso aluno em diversos aspectos principalmente no que diz respeito aos valores constituídos ao longo do processo de sua formação.
Outro aspecto relevante de estudo desse ser humano é as condições de sua vivência com seus familiares.
Observa-se que a necessidade desse estudo principalmente em analises sistematizadas de comportamento, para possibilitar uma intervenção pedagógica, no ambiente escolar, buscando interferir de forma satisfatória na melhoria da condição do nosso aluno enquanto cidadão.
Entende-se que a escola é a única instituição capaz de constituir a partir da proposta de ensino uma qualificação e valorização do ser humano para que o mesmo seja capaz de ser, conhecer, fazer e conviver em sociedade.
Desta forma a concepção emancipatória da escola é conduzir o aluno a se desenvolver plenamente, estabelecendo-se no contexto e se transformando.
Para esta decisão de pesquisar será analisados aspectos relevantes de cada ano desde o ano 1999, quando a unidade escolar foi reativada com ensino fundamental II ate o ano de 2011 com ensino fundamental I e II.






JUSTIFICATIVA


As pessoas convivem em sociedade, mas muitas não conhecem as leis brasileiras que estão inseridas na constituição federal, poucos sabem que existe o estatuto da criança e do adolescente, além disso, as famílias não conseguem educar os seus filhos constituindo os mesmos valores sociais ou principio de cidadania, pois a educação que poderiam dar aos seus filhos se fragmenta por interferências como a mídia especificamente a televisão.
Resgatar vidas a partir da construção de valores é uma concepção que emana grandes reflexões investigações e analises. A convivência humana, como concepção de educação emancipatória oportuniza a aprendizagem de procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta forma a instituição de ensino Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira visando gerir uma consciência de valorização humana fundamentada na aprendizagem de valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos e vitais priorizou um trabalho sequencial a partir de ações pedagógicas com intuito proporcionarem ao aluno reflexões de ser, conhecer, fazer, e viver em sociedade.


















PÚBLICO ALVO

Alunos do ensino fundamental I e II da escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira, os pais e sociedade.






























OBJETIVO GERAL



Contribuir com os alunos induzindo-os a refletir sobre a diversidade de valores existentes, seus direitos e deveres bem como sua importância para formação do caráter e o exercício da cidadania plena.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Estudar os valores a partir de atividades propostas pelo o professor.
Fortalecer os vínculos de integração no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação entre professores e alunos compensar os seus direitos e deveres.
Resgatar a valorização do ser humano e a importância dos valores como tendências do bem que devem ser ensinados e partilhados.
Desenvolver ações preventivas quanto à violência, maus tratos e abuso de autoridade contra os menores.
Refletir sobre comportamentos e boas maneiras.
Tratar com respeito todos os segmentos do ambiente escolar, família e da sociedade.
Reconhecer o próprio valor, obedecer aos segmentos escolares e a família. Adquirir conhecimento sobre os valores e demonstra-los a partir de ações.





OBJETIVOS AFETIVOS


O ALUNO DEVERÁ:

Desenvolver uma sensibilidade para as necessidades, sentimentos, crenças e interesses dos outros.
Trabalhar cooperativamente com os outros para a melhoria do seu próprio caráter e ajudar a melhorar a saúde, segurança, moral, auto dignidade e autoestima dos outros.
Apreciar as ações das pessoas e ter consciência de que podemos ser melhores a partir de ações benéficas a sociedade.
Torne-se motivado para fazer a diferença positiva na vida dos outros a partir de uma palavra amável.
Internacionalizar dentro de seus valores, ações e perspectivas a essência de bom caráter incluindo respeito responsabilidade, cuidado, simpatia, carinho, compaixão, cidadania, lealdade, honestidade, esperança, cooperação, pensamento independente, justiça, paciência, tolerância, diligencia, boas maneiras, integridade, generosidade, perdão, capacidade de resposta, curiosidade apropriada, criatividade e alegria.
Reconhecer e apreciar muitas oportunidades que surgem todos os dias para fazer a diferença positiva na vida de outra pessoa.
Apreciar as pessoas do passado e do presente para ser um cidadão com anseios de progresso.
Utilizar constantemente palavras de boa convivência: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe.








PROCEDIMENTOS CONCEITUAIS


? Refletir sobre os hábitos que são considerados importantes na vida cotidiana.
? Analisar os vários comportamentos na sociedade.
? Aprender o que significa se generoso (a) com as pessoas
? Aprender a assumir responsabilidades no ambiente familiar, escolar profissional e social.
? Perceber as variadas situações da vida real para se tornar individual responsável na sociedade.
? Conviver bem com as pessoas nos variados ambientes de acesso utilizando constantemente as regras de boa convivência.


PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTAIS


? Ouvir com atenção e respeito que as pessoas falam independente de cor, raça, credo ou condição social.
? Expressar-se com educação observando: o timbre de voz e as palavras.
? Realizar leituras silenciosas e orais observando as regras.
? Perguntar sempre quando tiver duvida.
? Pesquisar diferentes tipos de sentimentos.
? Produzir textos com as próprias palavras.
? Responder questões relacionadas ao projeto Resgatando Vidas.
? Desenhar para expressar sentimentos, desejos.
? Realizar dramatizações de acordo os conteúdos trabalhados durante o projeto.
? Refletir sobre os conteúdos trabalhados para aprendizagem da forma correta de pensar.
? Selecionar alunos que possua vocação para participar de um coral.
? Incentivar a formação do grupo de jovens da escola.
? Identificar alunos que queiram participar do grupo de capoeira.
? Proporcionar aos alunos reuniões com grêmio estudantil.





PROCEDIMENTOS ATITUDINAIS


Que os alunos:

? Falem sempre a verdade.
? Valorize e utilize sempre os bons hábitos de alimentação.
? Respeitem os pais, professores, colegas e todas as pessoas que vivem na sociedade.
? Comecem a transmitir os valores aprendidos tanto com a família, professor quanto com os colegas.
? Aprenda e utilize as normas de convivência.
? Sejam colaboradores nas atividades de sua casa, escola e sociedade.
? Compreenda a sua capacidade e a utilize.
? Exercite os seus direitos e deveres como cidadão.
? Aprendam a ter atitudes que promovam o progresso social.



















ASPECTOS A SER OBSERVADOS


Respeito
Colaboração
Convivência
Generosidade
Ética
Consciência
Compromisso
Lealdade
Dignidade
Determinação


ÁREA DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Oral
Conversas
Pesquisas
Explicação de títulos ou temas questionamento
Recontar historia relatar experiências de sua vida
Expressar-se utilizando a linguagem oral adequada
Escrita
Produção de texto
Elaboração de frases, orações.
Ditados
Desenhos
Atividades diversas

Áreas das artes visuais

Incentivar o aluno a praticar as atividades
Cartazes
Recorte e colagem
Pintura

Área do movimento

Brincadeiras
Jogos
Danças
Dramatizações
Áreas musicais
Formação do coral
Musicas de acordo o tema

Área da natureza

Vídeos educativos e instrutivos
Mudança de hábitos
Pesquisas
Construção de painéis
Montagem de banners

Área da sociedade

Construção de regras
Fotos do dia-dia, jornais, radio, televisão

Área da interatividade e autonomia

Respeito e valorização da família, comunidade, escolas e comunidade social.
Utilizar e valorizar o diálogo.
Expressar sempre a verdade independente da situação
METODOLOGIA




O projeto será desenvolvido a traves de atividades como:
? Diálogos
? Reuniões com pais
? Dinâmicas de sensibilização
? Palestras
? Oficinas
? Confecção de painéis
? Confecção de cartazes
? Construção de texto
? Leitura
? Questionário de auto-avaliação
? Dramatização
? Seminários
? Canto-coral
? Reuniões com grêmio estudantil
? Pinturas
? Colagens
? Jogral
? Construção de frases
? Leituras silenciosas
? Leituras orais







RECURSOS HUMANOS


? Professores (a)
? Diretora
? Vice-diretora
? Coordenadora
? Funcionários
? Psicólogo (a)
? Assistente social
? Comissários de menores
? Promotor
? Juiz
? Advogado
? Padre
? Pastor
? Enfermeira
? Alunos
? Outras



RECURSOS TECNOLÓGICOS


? Som
? Data-show
? Vídeo
? TV
? Ventiladores
? Caixa amplificada
? Caixa de som
? Câmera fotográfica
? Celulares
? Computador
? Impressora
? DVD
? Pen-drive
? Fita cassete



RECURSOS MATERIAIS



? Papel oficio branco e colorido
? Piloto
? Cartolinas
? Tesoura
? Papel madeira
? Tinta para impressora
? Malhas
? Cordão
? Canetas
? Livros
? Revistas
? Jornais
? Papel ceda
? Emborrachado
? Cortinas
? Tinta guache
? Papel convite
? Fitas
? Linha
? Tubo de linha
? Papel Paraná
? Coleção de livros e vidros
? Papel cartão
? Lápis
? Borracha
? Fita crepe
? Fita dupla face
? Tubo de linha
? Regimento escolar
? LDB
? Constituição Federal
? ECA
? Outros






















CRONOGRAMA


Visita as famílias

Março 09-16-23 de 2011
Abril 13-20 de 2011
Maio 16-30 de 2011
Junho 01-08 de2011
Julho 18-19 de 2011
Agosto 16-24 de 2011
Setembro 03 de 2011


Analise sistematizada pela direção
Elaboração do primeiro objeto de estudo
Elaboração do segundo objeto de estudo
Elaboração do terceiro objeto de estudo
Sábado letivo ciclo de avaliação professores e funcionários 23/07/2011
Apresentação do projeto a comunidade católica 07/08/11
Abertura do projeto 08/08/11
Apresentação do projeto a igreja católica Filhos da Luz 08/08/2011
Apresentação do projeto a igreja evangélica Jesus é Amor 10-11-12/09/2011











CONSIDERAÇÕES FINAIS


É um desafio trabalhar o projeto Resgatando Vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.
Valores no ambiente escolar, que toda a sistematização de atividade relacionada ao projeto contribua satisfatoriamente com a melhoria do comportamento dos alunos. Espera-se que toda a articulação de ações desenvolvidas possa contribuir positivamente na aquisição de conceitos, que viabilize procedimentos coerentes a mudança de atitudes dos nossos alunos tanta no ambiente escolar quanto familiar para progressão dos mesmos no âmbito social



AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos e pais durante a execução das atividades propostas através do projeto.


A PROGRAMAÇÃO 2012


Março ______________________________________________________________
Abril _______________________________________________________________
Maio _______________________________________________________________
Junho ______________________________________________________________
Julho _______________________________________________________________
Agosto _____________________________________________________________
Setembro ___________________________________________________________
Outubro ____________________________________________________________
Novembro ___________________________________________________________
Dezembro ___________________________________________________________

REFERÊNCIAS



CORTELLA, MS; LA TAILLE, Y. de labirintos da moral.campinas, S.P paperus
TILLMAN,Diane e Hsu. Atividade com valores para crianças de 3 a 6 anos. Programa vivendo valores na educação. Editora Bkumares.São Paulo, 2004
TAILLE, YVES de; MENIN. Maria Suzana de Stefano et al (org) crise dos valores ou valores em crise? Porto a Alegre Arteme, 2009 Sites consultade
Parâmetros Curriculares Nacionais de ética. Acessado em 24/10/2010 as 21h00min. Portal MEC.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro 082.pdf ZEBALZA, Miguel.como educar valores na escola. Revesta Pátio Pedagógico Ano 4 n° 13 maio/julho, 2000.

















PROJETO DE INTERVENÇÃO


RESGATANDO VIDAS

(O APARÍCIO EDUCA PARA UMA SOCIEDADE MELHOR)

















IDENTIFICAÇÃO








Maruzana Gonçalves Gusmão

Brasileira, solteira, diretora licenciada em Letras com Inglês, pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, pós-graduando em Direito Educacional.
Endereço: Rua Joaquim Correia, 153, Centro, Itambé Bahia.






































Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira
Secretaria Municipal de Educação
Ato de Criação: Lei Municipal 027/99 de 16/12/1999
Ensino Fundamental I e II
Rua Benjamim Constant, S/N ? Centro ? Itambé-BA ? CEP ? 45140000


















PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS





Adriana Paiva Nascimento
Adriana Souza Alves
Alecciene Chaves Gusmão
Anete Anne Pereira Melo
Antônio Silveira Bittencourt
Bethânia Andrade Matos
Dilma de Abreu Santos
Ediméia Silva das Almas
Eliene Alves Pereira
Eliene Teixeira da S. Martins
Emerson Brito Soares
Gerlinde Fernandes de Oliveira
Gilberto Nascimento Rocha
Itana Mara Freitas Gusmão
Isabel Cristina Santana
Jaldelice Reis da Silva
Jaqueline Alves de Oliveira
Samara Ferraz Santos
Tatiana Primo de Oliveira
Vilson Alves Amorim Júnior
Wilma Maria do Prado
Jeovane Gomes de Azevedo
Jorge Paulo Borges dos Anjos
José Evandro Ribeiro Souza
José Souza Viana
Kátia Roberta Araújo da Fonseca
Leila Maria Santos Silva
Luzia do Carmo Silva
Manoel Messias Dias dos Santos
Margarete Trancoso Achy
Maria Elza da Silva Carvalho Oliveira
Maria José Souza Amorim
Maria Souza
Marlene Bispo de Almeida
Maruzana Gonçalves Gusmão
Rejane Rosa Morais Brandão
Risomar Santos Martins
Ronivaldo Pinto Dias
Rosimar Matos Santa Rosa



























PROFISSIONAIS HABILITADOS




Psicopedagogos da Escola: Kátia Roberta de Araújo Fonseca

Coordenadora pedagógica: Bethânia Andrade

Psicólogo
Representante do Conselho Tutelar
Assistente Social
Promotor Público
Juiz
Representante da Polícia Civil
Representante do Conselho do Adolescente
Membro da Igreja Católica
Pastor
Padre
Professores
















RESGATANDO VIDAS


Projeto, do latim jicere: literalmente é colocar a diante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
? A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
? A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado num determinado tempo que vai permitir a sua realização.
O que é um projeto de intervenção?
É um projeto que será inserido no projeto político pedagógico sistematizado e que visa provocar mudanças de comportamento de grupo no ambiente, escolar e profissional.
A Escola Municipal Dr. Aparício Do Couto Moreira para uma sociedade melhor.

Resumo: Pretende-se com esse trabalho analisar e ensinar os nossos alunos a importância dos valores éticos, morais, religiosos, estéticos, políticos e vitais.

Problema: Crianças e adolescentes que não conseguem conviver harmonicamente com as normas disciplinares da escola e da sociedade, pois desconhecem os valores.


HIPÓTESES A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO



? Falta de limites e autoridade dos pais;
? Jovens que não possui pessoas para supervisioná-los
? Ociosidade constante
? Amizades indevidas com outros jovens
? Ausência de estrutura familiar





OBJETO DE ESTUDO




Todo estudo realizado visa interferir na evolução dos alunos a partir da mudança de atitudes com o outro, permeada a evolução do ensino a partir da aprendizagem significativa.
O espaço escolar é o local onde o aluno esta sujeito a intervenções pedagógicas que influenciam basicamente na sua formação de caráter.
Desta forma a instituição de ensino, Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira viabiliza aos seus alunos o projeto de intervenção resgatando vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.


















PROJETO RESGATANDO VIDAS


CONTEXTO


A Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira situa-se no município de Itambé, a Rua Benjamim Constante, Sn° centro completara 11 anos no dia 16 de dezembro de 2011.
A escola possui dezesseis turmas que são distribuídas nos turnos matutinos, vespertino e noturno com o total de 375 alunos.
Possui vinte e quatro professores graduandos, graduados, especializando, especializados, mestrando e doutorando e treze funcionários.
A escola possui sete salas de aula sete sanitários para alunos, dois sanitários para professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma cantina, uma cozinha, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, dois depósitos, uma sala de jogos, três corredores, um pátio interno dois corredores externos.

Por que o projeto começou?
Sou professora concursada da rede municipal de Itambé há quinze anos e onze anos trabalho nessa unidade escolar sempre observo o nível da clientela que recebíamos desde o ano de 1999.
Pois constatei que a cada ano a escola possuía alguns alunos desinteressados e infreqüentes, e isso desde o ano de 1999. Terá principalmente em aspectos de afeto, respeito e dialogo com seus filhos,após inúmeras visitas detectei que os principais problemas se constituíram por desestrutura familiar, a unidade escolar foi reunida em um ciclo de avaliação no sábado letivo do dia 23/07/2011 onde a direção Maruzana Gonçalves Gusmão sugeriu um trabalho a partir do projeto valores, pediu apoio de todos os professores e coordenadores e funcionários da unidade escolar para realização do projeto de intervenção, aos professores que sugerissem o nome para o projeto que ficou resgatando vidas: a Escola Aparício educa para uma sociedade melhor .


A direção da unidade escolar confirmou que não estava pedindo para que interferisse nas particularidades "problemas", mas se fizesse trabalho um voltado para a formação e informação.
A cada ano que iniciava a primeira observação que fazia com relação aos alunos era questões relacionadas, a valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos, vitais, pois percebia que os alunos não apresentavam conhecimento sobre os tipos de valores que o ser humano adquiria ao longo de sua formação cidadã alem de desinteresse pelos estudos.
No ano de 2011 a infrequência o descaso e o abuso de alguns alunos em sala de aula levaram os professores dessa unidade escolar a um questionamento constante. E a direção da unidade escolar resolveu realizar visitas às famílias e o problema foi detectado, pois as famílias visitadas apresentavam ausência de estrutura e informação, realização de palestras execução de filmes, de atuações profissionais de áreas diversas como: psicologia, conselho tutelar, assistente social, promotoria, conselho do adolescente, psicopedagogia dentre outros além do trabalho com oficinas, dinâmicas individuais e de grupo, para uma intervenção pedagógica com o intuito de interferir a partir das ações na unidade escolar na mudança de comportamento dos alunos.
Assim a direção da unidade escolar se reuniu com os professores nos três turnos para apresentar o projeto e ouvir os professores sobre outros temas relevantes para o trabalho, na oportunidade, expôs aos professores a respeito da eleição do grêmio estudantil como parte integrante do projeto onde o aluno ficará apar das responsabilidades do grêmio direitos e deveres do aluno e a programação da abertura do projeto, todos os presentes concordaram em realizar a apresentação do projeto no dia 08/08/11 como comemoração do dia do estudante, na oportunidade a coordenadora responsável Bethânia Andrade se comprometeu a pesquisar atividades e dinâmicas para o dia.


PALAVRAS CHAVE: EDUCAÇÃO, ENSINO ? APRENDIZAGEM, VALORES E CONVIVÊNCIA.


APRESENTAÇÃO




A pesquisa dessa temática de 1999 a 2011 na unidade escolar Dr. Aparício do Couto Moreira é preocupação de todos os segmentos que estão inseridos no ambiente escolar, pois o cliente principal das instituições de ensino de modo geral não se detém mais a estudar e se tornar cidadão critico, reflexivo e participativo. Os professores da instituição de ensino da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira enfrentam grandes dificuldades com relação à diversidade sociocultural e econômica dos alunos, desta forma o principal objetivo de estudo a ser analisado é a qualidade do nosso aluno em diversos aspectos principalmente no que diz respeito aos valores constituídos ao longo do processo de sua formação.
Outro aspecto relevante de estudo desse ser humano é as condições de sua vivência com seus familiares.
Observa-se que a necessidade desse estudo principalmente em analises sistematizadas de comportamento, para possibilitar uma intervenção pedagógica, no ambiente escolar, buscando interferir de forma satisfatória na melhoria da condição do nosso aluno enquanto cidadão.
Entende-se que a escola é a única instituição capaz de constituir a partir da proposta de ensino uma qualificação e valorização do ser humano para que o mesmo seja capaz de ser, conhecer, fazer e conviver em sociedade.
Desta forma a concepção emancipatória da escola é conduzir o aluno a se desenvolver plenamente, estabelecendo-se no contexto e se transformando.
Para esta decisão de pesquisar será analisados aspectos relevantes de cada ano desde o ano 1999, quando a unidade escolar foi reativada com ensino fundamental II ate o ano de 2011 com ensino fundamental I e II.






JUSTIFICATIVA


As pessoas convivem em sociedade, mas muitas não conhecem as leis brasileiras que estão inseridas na constituição federal, poucos sabem que existe o estatuto da criança e do adolescente, além disso, as famílias não conseguem educar os seus filhos constituindo os mesmos valores sociais ou principio de cidadania, pois a educação que poderiam dar aos seus filhos se fragmenta por interferências como a mídia especificamente a televisão.
Resgatar vidas a partir da construção de valores é uma concepção que emana grandes reflexões investigações e analises. A convivência humana, como concepção de educação emancipatória oportuniza a aprendizagem de procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta forma a instituição de ensino Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira visando gerir uma consciência de valorização humana fundamentada na aprendizagem de valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos e vitais priorizou um trabalho sequencial a partir de ações pedagógicas com intuito proporcionarem ao aluno reflexões de ser, conhecer, fazer, e viver em sociedade.


















PÚBLICO ALVO

Alunos do ensino fundamental I e II da escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira, os pais e sociedade.






























OBJETIVO GERAL



Contribuir com os alunos induzindo-os a refletir sobre a diversidade de valores existentes, seus direitos e deveres bem como sua importância para formação do caráter e o exercício da cidadania plena.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Estudar os valores a partir de atividades propostas pelo o professor.
Fortalecer os vínculos de integração no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação entre professores e alunos compensar os seus direitos e deveres.
Resgatar a valorização do ser humano e a importância dos valores como tendências do bem que devem ser ensinados e partilhados.
Desenvolver ações preventivas quanto à violência, maus tratos e abuso de autoridade contra os menores.
Refletir sobre comportamentos e boas maneiras.
Tratar com respeito todos os segmentos do ambiente escolar, família e da sociedade.
Reconhecer o próprio valor, obedecer aos segmentos escolares e a família. Adquirir conhecimento sobre os valores e demonstra-los a partir de ações.





OBJETIVOS AFETIVOS


O ALUNO DEVERÁ:

Desenvolver uma sensibilidade para as necessidades, sentimentos, crenças e interesses dos outros.
Trabalhar cooperativamente com os outros para a melhoria do seu próprio caráter e ajudar a melhorar a saúde, segurança, moral, auto dignidade e autoestima dos outros.
Apreciar as ações das pessoas e ter consciência de que podemos ser melhores a partir de ações benéficas a sociedade.
Torne-se motivado para fazer a diferença positiva na vida dos outros a partir de uma palavra amável.
Internacionalizar dentro de seus valores, ações e perspectivas a essência de bom caráter incluindo respeito responsabilidade, cuidado, simpatia, carinho, compaixão, cidadania, lealdade, honestidade, esperança, cooperação, pensamento independente, justiça, paciência, tolerância, diligencia, boas maneiras, integridade, generosidade, perdão, capacidade de resposta, curiosidade apropriada, criatividade e alegria.
Reconhecer e apreciar muitas oportunidades que surgem todos os dias para fazer a diferença positiva na vida de outra pessoa.
Apreciar as pessoas do passado e do presente para ser um cidadão com anseios de progresso.
Utilizar constantemente palavras de boa convivência: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe.








PROCEDIMENTOS CONCEITUAIS


? Refletir sobre os hábitos que são considerados importantes na vida cotidiana.
? Analisar os vários comportamentos na sociedade.
? Aprender o que significa se generoso (a) com as pessoas
? Aprender a assumir responsabilidades no ambiente familiar, escolar profissional e social.
? Perceber as variadas situações da vida real para se tornar individual responsável na sociedade.
? Conviver bem com as pessoas nos variados ambientes de acesso utilizando constantemente as regras de boa convivência.


PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTAIS


? Ouvir com atenção e respeito que as pessoas falam independente de cor, raça, credo ou condição social.
? Expressar-se com educação observando: o timbre de voz e as palavras.
? Realizar leituras silenciosas e orais observando as regras.
? Perguntar sempre quando tiver duvida.
? Pesquisar diferentes tipos de sentimentos.
? Produzir textos com as próprias palavras.
? Responder questões relacionadas ao projeto Resgatando Vidas.
? Desenhar para expressar sentimentos, desejos.
? Realizar dramatizações de acordo os conteúdos trabalhados durante o projeto.
? Refletir sobre os conteúdos trabalhados para aprendizagem da forma correta de pensar.
? Selecionar alunos que possua vocação para participar de um coral.
? Incentivar a formação do grupo de jovens da escola.
? Identificar alunos que queiram participar do grupo de capoeira.
? Proporcionar aos alunos reuniões com grêmio estudantil.





PROCEDIMENTOS ATITUDINAIS


Que os alunos:

? Falem sempre a verdade.
? Valorize e utilize sempre os bons hábitos de alimentação.
? Respeitem os pais, professores, colegas e todas as pessoas que vivem na sociedade.
? Comecem a transmitir os valores aprendidos tanto com a família, professor quanto com os colegas.
? Aprenda e utilize as normas de convivência.
? Sejam colaboradores nas atividades de sua casa, escola e sociedade.
? Compreenda a sua capacidade e a utilize.
? Exercite os seus direitos e deveres como cidadão.
? Aprendam a ter atitudes que promovam o progresso social.



















ASPECTOS A SER OBSERVADOS


Respeito
Colaboração
Convivência
Generosidade
Ética
Consciência
Compromisso
Lealdade
Dignidade
Determinação


ÁREA DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Oral
Conversas
Pesquisas
Explicação de títulos ou temas questionamento
Recontar historia relatar experiências de sua vida
Expressar-se utilizando a linguagem oral adequada
Escrita
Produção de texto
Elaboração de frases, orações.
Ditados
Desenhos
Atividades diversas

Áreas das artes visuais

Incentivar o aluno a praticar as atividades
Cartazes
Recorte e colagem
Pintura

Área do movimento

Brincadeiras
Jogos
Danças
Dramatizações
Áreas musicais
Formação do coral
Musicas de acordo o tema

Área da natureza

Vídeos educativos e instrutivos
Mudança de hábitos
Pesquisas
Construção de painéis
Montagem de banners

Área da sociedade

Construção de regras
Fotos do dia-dia, jornais, radio, televisão

Área da interatividade e autonomia

Respeito e valorização da família, comunidade, escolas e comunidade social.
Utilizar e valorizar o diálogo.
Expressar sempre a verdade independente da situação
METODOLOGIA




O projeto será desenvolvido a traves de atividades como:
? Diálogos
? Reuniões com pais
? Dinâmicas de sensibilização
? Palestras
? Oficinas
? Confecção de painéis
? Confecção de cartazes
? Construção de texto
? Leitura
? Questionário de auto-avaliação
? Dramatização
? Seminários
? Canto-coral
? Reuniões com grêmio estudantil
? Pinturas
? Colagens
? Jogral
? Construção de frases
? Leituras silenciosas
? Leituras orais







RECURSOS HUMANOS


? Professores (a)
? Diretora
? Vice-diretora
? Coordenadora
? Funcionários
? Psicólogo (a)
? Assistente social
? Comissários de menores
? Promotor
? Juiz
? Advogado
? Padre
? Pastor
? Enfermeira
? Alunos
? Outras



RECURSOS TECNOLÓGICOS


? Som
? Data-show
? Vídeo
? TV
? Ventiladores
? Caixa amplificada
? Caixa de som
? Câmera fotográfica
? Celulares
? Computador
? Impressora
? DVD
? Pen-drive
? Fita cassete



RECURSOS MATERIAIS



? Papel oficio branco e colorido
? Piloto
? Cartolinas
? Tesoura
? Papel madeira
? Tinta para impressora
? Malhas
? Cordão
? Canetas
? Livros
? Revistas
? Jornais
? Papel ceda
? Emborrachado
? Cortinas
? Tinta guache
? Papel convite
? Fitas
? Linha
? Tubo de linha
? Papel Paraná
? Coleção de livros e vidros
? Papel cartão
? Lápis
? Borracha
? Fita crepe
? Fita dupla face
? Tubo de linha
? Regimento escolar
? LDB
? Constituição Federal
? ECA
? Outros






















CRONOGRAMA


Visita as famílias

Março 09-16-23 de 2011
Abril 13-20 de 2011
Maio 16-30 de 2011
Junho 01-08 de2011
Julho 18-19 de 2011
Agosto 16-24 de 2011
Setembro 03 de 2011


Analise sistematizada pela direção
Elaboração do primeiro objeto de estudo
Elaboração do segundo objeto de estudo
Elaboração do terceiro objeto de estudo
Sábado letivo ciclo de avaliação professores e funcionários 23/07/2011
Apresentação do projeto a comunidade católica 07/08/11
Abertura do projeto 08/08/11
Apresentação do projeto a igreja católica Filhos da Luz 08/08/2011
Apresentação do projeto a igreja evangélica Jesus é Amor 10-11-12/09/2011











CONSIDERAÇÕES FINAIS


É um desafio trabalhar o projeto Resgatando Vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.
Valores no ambiente escolar, que toda a sistematização de atividade relacionada ao projeto contribua satisfatoriamente com a melhoria do comportamento dos alunos. Espera-se que toda a articulação de ações desenvolvidas possa contribuir positivamente na aquisição de conceitos, que viabilize procedimentos coerentes a mudança de atitudes dos nossos alunos tanta no ambiente escolar quanto familiar para progressão dos mesmos no âmbito social



AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos e pais durante a execução das atividades propostas através do projeto.


A PROGRAMAÇÃO 2012


Março ______________________________________________________________
Abril _______________________________________________________________
Maio _______________________________________________________________
Junho ______________________________________________________________
Julho _______________________________________________________________
Agosto _____________________________________________________________
Setembro ___________________________________________________________
Outubro ____________________________________________________________
Novembro ___________________________________________________________
Dezembro ___________________________________________________________

REFERÊNCIAS



CORTELLA, MS; LA TAILLE, Y. de labirintos da moral.campinas, S.P paperus
TILLMAN,Diane e Hsu. Atividade com valores para crianças de 3 a 6 anos. Programa vivendo valores na educação. Editora Bkumares.São Paulo, 2004
TAILLE, YVES de; MENIN. Maria Suzana de Stefano et al (org) crise dos valores ou valores em crise? Porto a Alegre Arteme, 2009 Sites consultade
Parâmetros Curriculares Nacionais de ética. Acessado em 24/10/2010 as 21h00min. Portal MEC.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro 082.pdf ZEBALZA, Miguel.como educar valores na escola. Revesta Pátio Pedagógico Ano 4 n° 13 maio/julho, 2000.

















PROJETO DE INTERVENÇÃO


RESGATANDO VIDAS

(O APARÍCIO EDUCA PARA UMA SOCIEDADE MELHOR)

















IDENTIFICAÇÃO








Maruzana Gonçalves Gusmão

Brasileira, solteira, diretora licenciada em Letras com Inglês, pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, pós-graduando em Direito Educacional.
Endereço: Rua Joaquim Correia, 153, Centro, Itambé Bahia.






































Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira
Secretaria Municipal de Educação
Ato de Criação: Lei Municipal 027/99 de 16/12/1999
Ensino Fundamental I e II
Rua Benjamim Constant, S/N ? Centro ? Itambé-BA ? CEP ? 45140000


















PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS





Adriana Paiva Nascimento
Adriana Souza Alves
Alecciene Chaves Gusmão
Anete Anne Pereira Melo
Antônio Silveira Bittencourt
Bethânia Andrade Matos
Dilma de Abreu Santos
Ediméia Silva das Almas
Eliene Alves Pereira
Eliene Teixeira da S. Martins
Emerson Brito Soares
Gerlinde Fernandes de Oliveira
Gilberto Nascimento Rocha
Itana Mara Freitas Gusmão
Isabel Cristina Santana
Jaldelice Reis da Silva
Jaqueline Alves de Oliveira
Samara Ferraz Santos
Tatiana Primo de Oliveira
Vilson Alves Amorim Júnior
Wilma Maria do Prado
Jeovane Gomes de Azevedo
Jorge Paulo Borges dos Anjos
José Evandro Ribeiro Souza
José Souza Viana
Kátia Roberta Araújo da Fonseca
Leila Maria Santos Silva
Luzia do Carmo Silva
Manoel Messias Dias dos Santos
Margarete Trancoso Achy
Maria Elza da Silva Carvalho Oliveira
Maria José Souza Amorim
Maria Souza
Marlene Bispo de Almeida
Maruzana Gonçalves Gusmão
Rejane Rosa Morais Brandão
Risomar Santos Martins
Ronivaldo Pinto Dias
Rosimar Matos Santa Rosa



























PROFISSIONAIS HABILITADOS




Psicopedagogos da Escola: Kátia Roberta de Araújo Fonseca

Coordenadora pedagógica: Bethânia Andrade

Psicólogo
Representante do Conselho Tutelar
Assistente Social
Promotor Público
Juiz
Representante da Polícia Civil
Representante do Conselho do Adolescente
Membro da Igreja Católica
Pastor
Padre
Professores
















RESGATANDO VIDAS


Projeto, do latim jicere: literalmente é colocar a diante.
A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
? A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura;
? A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado num determinado tempo que vai permitir a sua realização.
O que é um projeto de intervenção?
É um projeto que será inserido no projeto político pedagógico sistematizado e que visa provocar mudanças de comportamento de grupo no ambiente, escolar e profissional.
A Escola Municipal Dr. Aparício Do Couto Moreira para uma sociedade melhor.

Resumo: Pretende-se com esse trabalho analisar e ensinar os nossos alunos a importância dos valores éticos, morais, religiosos, estéticos, políticos e vitais.

Problema: Crianças e adolescentes que não conseguem conviver harmonicamente com as normas disciplinares da escola e da sociedade, pois desconhecem os valores.


HIPÓTESES A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO



? Falta de limites e autoridade dos pais;
? Jovens que não possui pessoas para supervisioná-los
? Ociosidade constante
? Amizades indevidas com outros jovens
? Ausência de estrutura familiar





OBJETO DE ESTUDO




Todo estudo realizado visa interferir na evolução dos alunos a partir da mudança de atitudes com o outro, permeada a evolução do ensino a partir da aprendizagem significativa.
O espaço escolar é o local onde o aluno esta sujeito a intervenções pedagógicas que influenciam basicamente na sua formação de caráter.
Desta forma a instituição de ensino, Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira viabiliza aos seus alunos o projeto de intervenção resgatando vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.


















PROJETO RESGATANDO VIDAS


CONTEXTO


A Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira situa-se no município de Itambé, a Rua Benjamim Constante, Sn° centro completara 11 anos no dia 16 de dezembro de 2011.
A escola possui dezesseis turmas que são distribuídas nos turnos matutinos, vespertino e noturno com o total de 375 alunos.
Possui vinte e quatro professores graduandos, graduados, especializando, especializados, mestrando e doutorando e treze funcionários.
A escola possui sete salas de aula sete sanitários para alunos, dois sanitários para professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, uma cantina, uma cozinha, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, dois depósitos, uma sala de jogos, três corredores, um pátio interno dois corredores externos.

Por que o projeto começou?
Sou professora concursada da rede municipal de Itambé há quinze anos e onze anos trabalho nessa unidade escolar sempre observo o nível da clientela que recebíamos desde o ano de 1999.
Pois constatei que a cada ano a escola possuía alguns alunos desinteressados e infreqüentes, e isso desde o ano de 1999. Terá principalmente em aspectos de afeto, respeito e dialogo com seus filhos,após inúmeras visitas detectei que os principais problemas se constituíram por desestrutura familiar, a unidade escolar foi reunida em um ciclo de avaliação no sábado letivo do dia 23/07/2011 onde a direção Maruzana Gonçalves Gusmão sugeriu um trabalho a partir do projeto valores, pediu apoio de todos os professores e coordenadores e funcionários da unidade escolar para realização do projeto de intervenção, aos professores que sugerissem o nome para o projeto que ficou resgatando vidas: a Escola Aparício educa para uma sociedade melhor .


A direção da unidade escolar confirmou que não estava pedindo para que interferisse nas particularidades "problemas", mas se fizesse trabalho um voltado para a formação e informação.
A cada ano que iniciava a primeira observação que fazia com relação aos alunos era questões relacionadas, a valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos, vitais, pois percebia que os alunos não apresentavam conhecimento sobre os tipos de valores que o ser humano adquiria ao longo de sua formação cidadã alem de desinteresse pelos estudos.
No ano de 2011 a infrequência o descaso e o abuso de alguns alunos em sala de aula levaram os professores dessa unidade escolar a um questionamento constante. E a direção da unidade escolar resolveu realizar visitas às famílias e o problema foi detectado, pois as famílias visitadas apresentavam ausência de estrutura e informação, realização de palestras execução de filmes, de atuações profissionais de áreas diversas como: psicologia, conselho tutelar, assistente social, promotoria, conselho do adolescente, psicopedagogia dentre outros além do trabalho com oficinas, dinâmicas individuais e de grupo, para uma intervenção pedagógica com o intuito de interferir a partir das ações na unidade escolar na mudança de comportamento dos alunos.
Assim a direção da unidade escolar se reuniu com os professores nos três turnos para apresentar o projeto e ouvir os professores sobre outros temas relevantes para o trabalho, na oportunidade, expôs aos professores a respeito da eleição do grêmio estudantil como parte integrante do projeto onde o aluno ficará apar das responsabilidades do grêmio direitos e deveres do aluno e a programação da abertura do projeto, todos os presentes concordaram em realizar a apresentação do projeto no dia 08/08/11 como comemoração do dia do estudante, na oportunidade a coordenadora responsável Bethânia Andrade se comprometeu a pesquisar atividades e dinâmicas para o dia.


PALAVRAS CHAVE: EDUCAÇÃO, ENSINO ? APRENDIZAGEM, VALORES E CONVIVÊNCIA.


APRESENTAÇÃO




A pesquisa dessa temática de 1999 a 2011 na unidade escolar Dr. Aparício do Couto Moreira é preocupação de todos os segmentos que estão inseridos no ambiente escolar, pois o cliente principal das instituições de ensino de modo geral não se detém mais a estudar e se tornar cidadão critico, reflexivo e participativo. Os professores da instituição de ensino da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira enfrentam grandes dificuldades com relação à diversidade sociocultural e econômica dos alunos, desta forma o principal objetivo de estudo a ser analisado é a qualidade do nosso aluno em diversos aspectos principalmente no que diz respeito aos valores constituídos ao longo do processo de sua formação.
Outro aspecto relevante de estudo desse ser humano é as condições de sua vivência com seus familiares.
Observa-se que a necessidade desse estudo principalmente em analises sistematizadas de comportamento, para possibilitar uma intervenção pedagógica, no ambiente escolar, buscando interferir de forma satisfatória na melhoria da condição do nosso aluno enquanto cidadão.
Entende-se que a escola é a única instituição capaz de constituir a partir da proposta de ensino uma qualificação e valorização do ser humano para que o mesmo seja capaz de ser, conhecer, fazer e conviver em sociedade.
Desta forma a concepção emancipatória da escola é conduzir o aluno a se desenvolver plenamente, estabelecendo-se no contexto e se transformando.
Para esta decisão de pesquisar será analisados aspectos relevantes de cada ano desde o ano 1999, quando a unidade escolar foi reativada com ensino fundamental II ate o ano de 2011 com ensino fundamental I e II.






JUSTIFICATIVA


As pessoas convivem em sociedade, mas muitas não conhecem as leis brasileiras que estão inseridas na constituição federal, poucos sabem que existe o estatuto da criança e do adolescente, além disso, as famílias não conseguem educar os seus filhos constituindo os mesmos valores sociais ou principio de cidadania, pois a educação que poderiam dar aos seus filhos se fragmenta por interferências como a mídia especificamente a televisão.
Resgatar vidas a partir da construção de valores é uma concepção que emana grandes reflexões investigações e analises. A convivência humana, como concepção de educação emancipatória oportuniza a aprendizagem de procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Desta forma a instituição de ensino Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira visando gerir uma consciência de valorização humana fundamentada na aprendizagem de valores éticos, morais, humanos, religiosos, estéticos, políticos e vitais priorizou um trabalho sequencial a partir de ações pedagógicas com intuito proporcionarem ao aluno reflexões de ser, conhecer, fazer, e viver em sociedade.


















PÚBLICO ALVO

Alunos do ensino fundamental I e II da escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira, os pais e sociedade.






























OBJETIVO GERAL



Contribuir com os alunos induzindo-os a refletir sobre a diversidade de valores existentes, seus direitos e deveres bem como sua importância para formação do caráter e o exercício da cidadania plena.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Estudar os valores a partir de atividades propostas pelo o professor.
Fortalecer os vínculos de integração no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação entre professores e alunos compensar os seus direitos e deveres.
Resgatar a valorização do ser humano e a importância dos valores como tendências do bem que devem ser ensinados e partilhados.
Desenvolver ações preventivas quanto à violência, maus tratos e abuso de autoridade contra os menores.
Refletir sobre comportamentos e boas maneiras.
Tratar com respeito todos os segmentos do ambiente escolar, família e da sociedade.
Reconhecer o próprio valor, obedecer aos segmentos escolares e a família. Adquirir conhecimento sobre os valores e demonstra-los a partir de ações.





OBJETIVOS AFETIVOS


O ALUNO DEVERÁ:

Desenvolver uma sensibilidade para as necessidades, sentimentos, crenças e interesses dos outros.
Trabalhar cooperativamente com os outros para a melhoria do seu próprio caráter e ajudar a melhorar a saúde, segurança, moral, auto dignidade e autoestima dos outros.
Apreciar as ações das pessoas e ter consciência de que podemos ser melhores a partir de ações benéficas a sociedade.
Torne-se motivado para fazer a diferença positiva na vida dos outros a partir de uma palavra amável.
Internacionalizar dentro de seus valores, ações e perspectivas a essência de bom caráter incluindo respeito responsabilidade, cuidado, simpatia, carinho, compaixão, cidadania, lealdade, honestidade, esperança, cooperação, pensamento independente, justiça, paciência, tolerância, diligencia, boas maneiras, integridade, generosidade, perdão, capacidade de resposta, curiosidade apropriada, criatividade e alegria.
Reconhecer e apreciar muitas oportunidades que surgem todos os dias para fazer a diferença positiva na vida de outra pessoa.
Apreciar as pessoas do passado e do presente para ser um cidadão com anseios de progresso.
Utilizar constantemente palavras de boa convivência: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe.








PROCEDIMENTOS CONCEITUAIS


? Refletir sobre os hábitos que são considerados importantes na vida cotidiana.
? Analisar os vários comportamentos na sociedade.
? Aprender o que significa se generoso (a) com as pessoas
? Aprender a assumir responsabilidades no ambiente familiar, escolar profissional e social.
? Perceber as variadas situações da vida real para se tornar individual responsável na sociedade.
? Conviver bem com as pessoas nos variados ambientes de acesso utilizando constantemente as regras de boa convivência.


PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTAIS


? Ouvir com atenção e respeito que as pessoas falam independente de cor, raça, credo ou condição social.
? Expressar-se com educação observando: o timbre de voz e as palavras.
? Realizar leituras silenciosas e orais observando as regras.
? Perguntar sempre quando tiver duvida.
? Pesquisar diferentes tipos de sentimentos.
? Produzir textos com as próprias palavras.
? Responder questões relacionadas ao projeto Resgatando Vidas.
? Desenhar para expressar sentimentos, desejos.
? Realizar dramatizações de acordo os conteúdos trabalhados durante o projeto.
? Refletir sobre os conteúdos trabalhados para aprendizagem da forma correta de pensar.
? Selecionar alunos que possua vocação para participar de um coral.
? Incentivar a formação do grupo de jovens da escola.
? Identificar alunos que queiram participar do grupo de capoeira.
? Proporcionar aos alunos reuniões com grêmio estudantil.





PROCEDIMENTOS ATITUDINAIS


Que os alunos:

? Falem sempre a verdade.
? Valorize e utilize sempre os bons hábitos de alimentação.
? Respeitem os pais, professores, colegas e todas as pessoas que vivem na sociedade.
? Comecem a transmitir os valores aprendidos tanto com a família, professor quanto com os colegas.
? Aprenda e utilize as normas de convivência.
? Sejam colaboradores nas atividades de sua casa, escola e sociedade.
? Compreenda a sua capacidade e a utilize.
? Exercite os seus direitos e deveres como cidadão.
? Aprendam a ter atitudes que promovam o progresso social.



















ASPECTOS A SER OBSERVADOS


Respeito
Colaboração
Convivência
Generosidade
Ética
Consciência
Compromisso
Lealdade
Dignidade
Determinação


ÁREA DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Oral
Conversas
Pesquisas
Explicação de títulos ou temas questionamento
Recontar historia relatar experiências de sua vida
Expressar-se utilizando a linguagem oral adequada
Escrita
Produção de texto
Elaboração de frases, orações.
Ditados
Desenhos
Atividades diversas

Áreas das artes visuais

Incentivar o aluno a praticar as atividades
Cartazes
Recorte e colagem
Pintura

Área do movimento

Brincadeiras
Jogos
Danças
Dramatizações
Áreas musicais
Formação do coral
Musicas de acordo o tema

Área da natureza

Vídeos educativos e instrutivos
Mudança de hábitos
Pesquisas
Construção de painéis
Montagem de banners

Área da sociedade

Construção de regras
Fotos do dia-dia, jornais, radio, televisão

Área da interatividade e autonomia

Respeito e valorização da família, comunidade, escolas e comunidade social.
Utilizar e valorizar o diálogo.
Expressar sempre a verdade independente da situação
METODOLOGIA




O projeto será desenvolvido a traves de atividades como:
? Diálogos
? Reuniões com pais
? Dinâmicas de sensibilização
? Palestras
? Oficinas
? Confecção de painéis
? Confecção de cartazes
? Construção de texto
? Leitura
? Questionário de auto-avaliação
? Dramatização
? Seminários
? Canto-coral
? Reuniões com grêmio estudantil
? Pinturas
? Colagens
? Jogral
? Construção de frases
? Leituras silenciosas
? Leituras orais







RECURSOS HUMANOS


? Professores (a)
? Diretora
? Vice-diretora
? Coordenadora
? Funcionários
? Psicólogo (a)
? Assistente social
? Comissários de menores
? Promotor
? Juiz
? Advogado
? Padre
? Pastor
? Enfermeira
? Alunos
? Outras



RECURSOS TECNOLÓGICOS


? Som
? Data-show
? Vídeo
? TV
? Ventiladores
? Caixa amplificada
? Caixa de som
? Câmera fotográfica
? Celulares
? Computador
? Impressora
? DVD
? Pen-drive
? Fita cassete



RECURSOS MATERIAIS



? Papel oficio branco e colorido
? Piloto
? Cartolinas
? Tesoura
? Papel madeira
? Tinta para impressora
? Malhas
? Cordão
? Canetas
? Livros
? Revistas
? Jornais
? Papel ceda
? Emborrachado
? Cortinas
? Tinta guache
? Papel convite
? Fitas
? Linha
? Tubo de linha
? Papel Paraná
? Coleção de livros e vidros
? Papel cartão
? Lápis
? Borracha
? Fita crepe
? Fita dupla face
? Tubo de linha
? Regimento escolar
? LDB
? Constituição Federal
? ECA
? Outros






















CRONOGRAMA


Visita as famílias

Março 09-16-23 de 2011
Abril 13-20 de 2011
Maio 16-30 de 2011
Junho 01-08 de2011
Julho 18-19 de 2011
Agosto 16-24 de 2011
Setembro 03 de 2011


Analise sistematizada pela direção
Elaboração do primeiro objeto de estudo
Elaboração do segundo objeto de estudo
Elaboração do terceiro objeto de estudo
Sábado letivo ciclo de avaliação professores e funcionários 23/07/2011
Apresentação do projeto a comunidade católica 07/08/11
Abertura do projeto 08/08/11
Apresentação do projeto a igreja católica Filhos da Luz 08/08/2011
Apresentação do projeto a igreja evangélica Jesus é Amor 10-11-12/09/2011











CONSIDERAÇÕES FINAIS


É um desafio trabalhar o projeto Resgatando Vidas: O Aparício educa para uma sociedade melhor.
Valores no ambiente escolar, que toda a sistematização de atividade relacionada ao projeto contribua satisfatoriamente com a melhoria do comportamento dos alunos. Espera-se que toda a articulação de ações desenvolvidas possa contribuir positivamente na aquisição de conceitos, que viabilize procedimentos coerentes a mudança de atitudes dos nossos alunos tanta no ambiente escolar quanto familiar para progressão dos mesmos no âmbito social



AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos e pais durante a execução das atividades propostas através do projeto.


A PROGRAMAÇÃO 2012


Março ______________________________________________________________
Abril _______________________________________________________________
Maio _______________________________________________________________
Junho ______________________________________________________________
Julho _______________________________________________________________
Agosto _____________________________________________________________
Setembro ___________________________________________________________
Outubro ____________________________________________________________
Novembro ___________________________________________________________
Dezembro ___________________________________________________________

REFERÊNCIAS



CORTELLA, MS; LA TAILLE, Y. de labirintos da moral.campinas, S.P paperus
TILLMAN,Diane e Hsu. Atividade com valores para crianças de 3 a 6 anos. Programa vivendo valores na educação. Editora Bkumares.São Paulo, 2004
TAILLE, YVES de; MENIN. Maria Suzana de Stefano et al (org) crise dos valores ou valores em crise? Porto a Alegre Arteme, 2009 Sites consultade
Parâmetros Curriculares Nacionais de ética. Acessado em 24/10/2010 as 21h00min. Portal MEC.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro 082.pdf ZEBALZA, Miguel.como educar valores na escola. Revesta Pátio Pedagógico Ano 4 n° 13 maio/julho, 2000.

Autor: Maruzana Gonçalves Gusmão


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