PROJEÇÕES DA EMPRESA ANTES DE FAZER NEGÓCIO



No artigo anterior, "Fases do exame de um negócio" (vide categoria "Administração e Negócios" deste site) listamos as principais atividades que devem ser feitas numa transação de compra de empresas, as quais se aplicam também na aquisição de quotas de sociedade, bem como na abertura de negócio novo, análise do próprio negócio etc.

Naquele artigo, fizemos constar dois itens que, infelizmente, são desconhecidos pela maioria das pessoas que se propõem a analisar uma empresa antes da sua compra. São eles:
- efetuar planejamento e projeções do negócio;
- estudar a situação econômico-financeira após as projeções.

Retomamos, pois, a questão e vamos tentar elucidar o caso. E iremos fazê-lo com a seguinte constatação: via de regra, o comprador de uma empresa executa análise da mesma por duas dimensões, quando o correto é percorrer uma terceira.

Na análise econômico-financeira da situação atual (atividade listada no artigo anterior) aborda-se a empresa pela dimensão do passado, pois levantar receitas e despesas na média de últimos meses, ou padrão normal condicionado ao modelo de gestão vigente, nada mais é do que a visão do passado moldando o presente.

No exame dos aspectos operacionais e estratégicos (também consta naquele artigo), trabalhamos com a dimensão do presente, pois a realidade operacional e a posição estratégica da empresa é, na realidade, o presente sustentado pelo passado.

Mas e o futuro?

Portanto, aqui vai uma orientação decisiva, um ponto final categórico: no processo de avaliar negócios, toda e qualquer definição assenta-se na perspectiva do futuro. De nada servem as avaliações positivas do chek-up baseado no presente se não estivermos preparados para antever a empresa no amanhã.

Conclusão: o comprador deve estender seu olhar, seu raciocínio, sua intuição além do tempo atual, ou seja, para um horizonte mais longínquo.
Numa negociação de compra de uma empresa, ainda na fase preliminar de contatos e sondagens, o empreendedor já deve se visualizar no exercício integral de comando do empreendimento, e como tal pensar no seu próprio modelo de gestão, isto é, que providências implantaria de imediato: aumentar as vendas, diminuir os custos, investir em novos equipamentos etc.

Isso é essencial porque não se recomenda que a empresa, sob nova administração, permaneça no mesmo patamar da gestão anterior, numa mera continuidade do estado presente, estacionado num ciclo operacional repetitivo, sem mudança de posicionamento no mercado. O importante ao comprador, na qualidade de comandante da organização, é ter em mente que se torna imperativo implementar um toque pessoal, inovador, com intuito de impulsionar o crescimento dos negócios. Por isso é necessário que, ainda na fase de negociação, se pense em diferentes cenários e se faça projeções adequadas a cada realidade possível. Mas só se pode cumprir satisfatoriamente essa tarefa mediante o conhecimento da realidade presente. Por isso, o levantamento da situação operacional e estratégica é a base para o trabalho nesta etapa.

Essa recomendação - a de projetar a empresa no amanhã - aplica-se de igual forma a quem estiver entrando como sócio; aliás, é imprescindível esse exercício, pois nesse momento testam-se os demais sócios no que é fundamental numa relação que se inicia: as novas idéias serão aceitas? - a menos que a participação na composição societária não influencie nas decisões.

Para quem estiver montando e iniciando o seu próprio negócio, é mais do que óbvio a necessidade de um planejamento.

Porém, o motivo maior dessa recomendação de se pensar em planejamento está nos seguintes pontos:
- a previsão das atividades empresarias e seus reflexos no resultado e demais números antecipa a você se o negócio será bom;
- possibilita calcular com mais precisão o valor da empresa, pois seu valor atual se torna relativo ao se projetar o futuro, eis que há diferentes valores de acordo com diferentes cenários.

O nosso livro "COMO SABER SE UM NEGÓCIO É BOM (ANTES DE FAZER NEGÓCIO)", da Editora Novatec (www.novatec.com.br), esclarece em detalhes como realizar as projeções da empresa antes de concluir o processo de sua compra, ou de início de atividade de empresa nova, ou aquisição de quotas de sociedade etc.

Autor: Paulo Strelczuk


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