Ameaças, liberdades e a segurança mundial
A velocidade dos acontecimentos é cada vez mais acelerada. As guerras do Iraque, do Afeganistão estão em fase de estabilização vulnerável, não havendo previsões seguras, do que ainda poderá acontecer. As revoltas que estão a acontecer no mundo árabe, primeiro na Tunísia, Egipto, e mais recentemente na Líbia e na Síria poderão espalhar-se à Arábia Saudita e até ao próprio Irão. Os regimes totalitários ainda existentes vivem inseguros, com o medo da revolta popular. Já diz o velho ditado "o povo é quem mais ordena".
A relação entre os direitos humanos e o Estado de direito tende a ser cada vez mais respeitada. Uma sociedade que não respeite os direitos humanos ou o Estado de direito, seja ela qual for e por melhor armada que esteja, manter-se-á vulnerável e o seu desenvolvimento, por mais dinâmico que seja, permanecerá precário. A este respeito tenho a certeza que os angolanos ainda vão escrever a sua própria história.
A geoestratégia mundial está em mudança, os Estados Unidos adoptam uma posição defensiva e de retaguarda, o que não deixa de ser uma novidade, nesta última década. A China cada vez mais influente no jogo estratégico condiciona toda a região asiática, incluindo o Japão. Veremos o que nos reserva o próximo decénio, mas não me restam dúvidas que as mudanças vão acontecer de forma ainda mais acelerada e surpreendente.
Fonte do artigo: http://www.mundocontramao.com
Autor: Francisco Fonseca
Artigos Relacionados
Estados Unidos E A Guerra Iraque: O Fim Que Hegemonia Americana
Egito : A Queda Da Ditadura Através Do Facebook.
Direito Internacional HumanitÁrio
A Aparição Do Cisne Negro Poderá Acontecer Este Verão
A Política Internacional Dos Eua E O Desrespeito Aos Princípios De Direito Internacional
O Que Representa A Morte De Osama Bin Laden?
Conflitos Internacionais===>>>terrorismo Global