Educação # Assitencialismo



A sociedade e o Governo nos cobram responsabilidades que são da família e não nossas! Sempre fui cobrada enquanto aluna por meus pais, sempre vi meus professores como autoridades, não no sentido "duro" da palavra, mas no sentido de que, na escola, o respeito deveria prevalecer sobre eles, e infelizmente não é o que ocorre nas escolas de hoje!
Hoje em dia os próprios pais ensinam os seus filhos que nós temos a obrigação de tudo, até mesmo quando um material acaba as crianças chegam dizendo: " Minha mãe mandou você me dar outro, porque o prefeito disse que tem tudo aqui!!!"
Aonde trabalho os alunos recebem o kit de uniforme, material escolar, itens de higiene, bolsa família, leve leite, profissionais da saúde constatemente dentro das escolas, projetos antes e depois do horário das aulas, duas refeições por período,banho, enfim, TUDO o que o aluno precisa está hoje na escola, inclusive somos nós que temos que tentar explicar e orientar aos alunos o porque que seus pais precisam trabalhar, porque ficam com outra pessoa o dia todo, criar situações e justificativas que não piorem o grau de desestímulo desses alunos, que para mim, estão abandonados dentro da escola e nos veêm como único refúgio, seja para ganhar carinho ou para tentar chamar atenção, que são os nossos alunos indisciplinados de hoje!!!
Perdeu-se o sentido de família para muitos, por isso a escola está como está! Por isso que nós professores ganhamos tantas atribuições além do nosso ofício! E claro, para nós que amamos o que fazemos, sempre buscamos soluções para tantas adversidades, já que buscamos excelência nas nossas práticas!!!
Autor: Marina Cristina Deoclides Da Silva


Artigos Relacionados


Ética, Escola E Família

Família Na Escola: Convivência Escolar E Familiar

10 Itens Para Melhoria Da Educação

A Falta De MotivaÇÃo Profissional Do Professor

EducaÇÃo No Brasil

O Jeito De Fazer Educação No Brasil.

Escola E Família Uma Relação Produtiva Na Perspectiva De Ensino-aprendizagem.