DESERÇÃO NOS CURSOS EAD DA UNIT NOS PÓLOS DE ESTÂNCIA, UMBAÚBA E BOQUIM




UNIVERSIDADE TIRADENTES ? UNIT
DIRETORIA DE PESQUISA EXTENSÃO ? DPE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ? PPED






DESERÇÃO NOS CURSOS EAD DA UNIT NOS PÓLOS DE ESTÂNCIA, UMBAÚBA E BOQUIM




LINHA DE PEQUISA: EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PROVÁVEL ORIENTADOR: Ronaldo Nunes Linhares













MAKEL BRUNO OLIVEIRA SANTOS
ARACAJU ? 2011


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho fará uma análise especificamente da metodologia utilizada pelos cursos de Educação a distância da Universidade Tiradentes com o uso das novas tecnologias. Os cursos de Ensino a distância tornam-se maioria das vezes exaustivo, sem criatividade ou melhores explicações sobre o que fazer, como proceder para usar novas tecnologias como aliada para permanência nos cursos. Percebe-se que parte destes fatores é a falta de formação destes alunos com o uso das Novas Tecnologias ou por até mesmo não terem ferramentas como o computador ou internet como suporte para conclusão das suas atividades.
Para comprovar estas dificuldades esta pesquisa ainda mostrará o grau de conhecimento dos alunos acerca do que seja EAD e o que eles pensam como deveriam ser as fundamentações teóricas e metodológicas dos cursos superiores em Educação a distância que tornaram a aprendizagem precária com muitas dificuldades levando os alunos a deserção.
O problema da pesquisa será a deserção nos cursos de Educação a distância da Universidade Tiradentes de Sergipe.
Este projeto consistirá em analisar a deserção dos alunos de Educação a distância superior da UNIT.
Objetiva-se, neste estudo analisar a deserção dos universitários nos cursos e averiguar o porquê dos alunos abandonarem os cursos à distância da UNIT, como estava sendo o ensino- aprendizagem com o uso das novas tecnologias, de onde eram provenientes as suas dificuldades e o que fazer para diminuir tal problemática a partir de uma proposta pedagógica voltada na inclusão da utilização das novas tecnologias para assim auxiliá-los a diminuir as dificuldades enfrentadas na graduação na modalidade à distância.
Este estudo será fundamentado através de embasamentos teóricos da Educação Superior Mundial à distância, da America Latina e ainda por meio de alguns autores renomados como: Marta Mena, Lígia Rodríguez, María Laura Diez, Manoel Moran, Moacir Gadotti, Pierre Lévy, Luiz Mercado, Maria Lúcia Neder, Maria Neide Sobral da Silva, Luiz Carlos Pais, entre outros. Trará uma fundamentação teórica para orientar a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias no Ensino Superior em Educação a distância para assim evitar a deserção em EAD.
Esta pesquisa será importante para ajudar professores, alunos e leitores interessados no mundo virtual a descobrirem o problema da deserção no Ensino Superior à distância.
Para verificar os problemas ocorridos na deserção nos cursos em EAD da Universidade Tiradentes aplicar ? se ?á questionários investigativos aos universitários que desistiram. Nesta análise, pretenderá ter um diagnóstico do que pensam os alunos universitários sobre o Ensino a distancia da Universidade Tiradentes, suas metodologias de ensino com o uso das Novas Tecnologias.
Além disso, investigará se em sua inserção no nível superior tiveram formação, acesso e utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. É importante saber que para os alunos alcançarem seus objetivos no programa lançado, é necessário considerar os conhecimentos e habilidades exigidos pela Educação a distância. Assim como o manejo dos recursos tecnológicos para tal ter em conta a sua formação prévia ou os requisitos de ingresso.
Daí surgirá uma proposta pedagógica para ajudar os alunos a diminuírem suas dificuldades, refletirem sobre suas práticas e não cumprirem apenas o que os programas acadêmicos exigem, mas que saibam manejar as tecnologias necessárias que dão suporte aos seus estudos para garantir a sua permanência nos cursos à distância.

HIPÓTESES

A deserção nos cursos EAD da UNIT podem diminuir com o desenvolvimento de uma proposta pedagógica com metodologias contextualizadas em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação de acordo com a problemática vivenciada pelos alunos.

VARIÁVEIS DA PESQUISA:
Independentes:
A proposta pedagógica utilizada pela Universidade Tiradentes para o ensino com o uso das tecnologias dificultam a aprendizagem dos alunos à distância, levando-os a desertarem dos cursos em EAD.


Dependentes:
Reduzir a deserção dos alunos nos cursos de educação a distancia da UNIT.



2 MOTIVAÇÃO E ESTADO DA ARTE (apresentação do referencial teórico pertinente ao objeto de investigação proposto)

Atualmente, não é um grande problema conseguir ser universitário, devido aos grandes investimentos de políticas públicas que cada vez mais se preocupam em incluir as pessoas que independente da razão sentia-se dificuldade. No Brasil a Lei de Diretrizes e Bases deixa bem clara esta inclusão no Art. 44 que diz:

A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:
I - cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino;
II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

Assim, para inclusão em uma Universidade, o Brasil tem se preocupado muito com uma metodologia que seja igualitária para que todos os alunos que concluem o Ensino Médio possam entrar sem empecilho nas universidades.
O sistema de cotas é um dos métodos que tem facilitado de forma igualitária ao ingresso de jovens nas universidades públicas independente de cor, raça, religião e entre outros. O Projeto de Lei nº 3.627 de 2004 "Institui Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes Egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior e dá outras providências."
Embora, o sistema de cotas seja uma medida emergencial para dividir a quantidade de vagas entre alunos de escola pública e particular, acredita-se que não seja a solução para que tenhamos uma educação no Brasil com qualidade. Tal situação, com certeza deva favorecer a população que não possui renda suficiente para investir em estudos no nível superior, que é ainda de alto custeio, diferentemente da maioria dos alunos das universidades federais que possuem destes recursos.
Como o número de ingressantes é elevado, aos poucos se acaba a visão que estudar ensino superior é apenas para a população mais favorecida financeiramente e para os intelectuais.
Devido a massificação do ensino superior surge um grande problema: a deserção nos cursos de graduação. Quais fatores não permitem que os alunos ingressem nas universidades e não concluam seus cursos?
Um grande fator seria a formação anterior do aluno ao ingressar nos cursos, ou melhor, as deficiências que tiveram no seu Ensino Fundamental e Médio. A educação brasileira almeja chegar aos 6% da média anual exigida por não estar ainda entre as melhores do mundo. Isto pode ser visto na aprendizagem dos discentes quando se tornam universitários. De acordo com o resultado do IDEB 2010:

Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação. No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.

Ser universitário não significa dizer que o aluno está preparado para receber uma grande demanda de informações, conteúdos curriculares exaustivos, excessiva leitura e uma grande demanda de trabalhos a fazer.
A partir disso, percebe-se que o aluno não obteve uma educação anterior ao ingresso à universidade de qualidade, resultando neste caso, uma péssima aprendizagem acadêmica, devido ao mau desempenho e êxito surge a falta de interesse em realizar as leituras, fazer os trabalhos exigidos nas disciplinas, provocando assim, a deserção.
Outro fator gritante na deserção pode ser a falta de emprego, pois muitos não têm condições de se manter em cursos particulares, ou até mesmo em cursos gratuitos. Custos esses, que vão desde a compra de um livro até a moradia e alimentação. Pode-se até lembrar que o poder aquisitivo da família afeta ao estudante que muitas vezes desiste de sua vida acadêmica para pode trabalhar e ajudar com as despesas da casa onde reside sua família.

As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos (...) as instituições, públicas e privadas, dão como principal razão da evasão a falta de recursos financeiros para o estudante prosseguir nos estudos. É, também, o que o estudante declara quando perguntado sobre a principal razão da evasão. (HIPÓLITO, LOBO, MOTENUJAS & SILVA-FILHO, 2007).
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Algumas universidades ao elaborar a estrutura curricular e a metodologia de um curso oferecem graduações que é de maior interesse do docente do que do discente, assim pode enfocar este outro assunto que é a deserção por afinidade com o curso, em que o aluno não consegue se adequar a proposta pedagógica e metodológica da instituição e é esquecido que sejam inclusos métodos que se adequem a realidade do aluno e que o conhecimento científico seja adotado logo no início da graduação para que a adequação com a universidade e com a modalidade de ensino seja mais rápida.

Metodologia da Problematização tem uma orientação geral como todo método, caminhando por etapas distintas e encadeadas a partir de um problema detectado na realidade. Constitui-se uma verdadeira metodologia, entendida como um conjunto de métodos, técnicas, procedimentos ou atividades intencionalmente selecionados e organizados em cada etapa, de acordo com a natureza do problema em estudo e as condições gerais dos participantes. (BERBEL,1998).


Hoje as universidades apenas visam o mercado e os estudantes sentem-se mais garantidos com uma formação profissional por meio de um ensino superior, preparando-se para a sociedade que cada vez mais está exigente. Para não se sentir excluídos socialmente, muitos alunos fazem escolhas aleatórias nos cursos, resultando na não identificação com o curso e futuramente uma deserção.
Conforme Cobra e Braga (2004):

...um dos principais desafios das IES é compreender que os alunos não compram cursos, compram, na verdade, uma carreira profissional de sucesso. E que a escola precisa agregar valor a seus cursos para que seus alunos tenham condições de disputar espaço no mercado de trabalho.


Ainda é preciso um maior investimento em políticas públicas, que efetivamente trará a população uma orientação acerca da inserção da sociedade em nível superior, em que se tem como exemplo nos cursos de exatas a deserção é bem maior que a área de humanas. Sem dúvida, pesquisas científicas devem ser aumentadas pelos alunos para que a sociedade possa estar informada quais os cursos que a sua localidade realmente necessita de profissionais formados, com a capacitação devida.

Como podemos constatar os cursos de ciências exatas não detém a exclusividade das altas taxas de evasão. Os dados em si podem levar a conclusões precipitadas sobre a eficiência institucional. O Relatório do MEC recomenda que em áreas específicas seja estudada a evasão de gerações incompletas para localizar melhor suas causas. (ABDALA, GARCIA & MATSUSHITA, 2000)

Quando uma instituição não possui uma infraestrutura acadêmica e organizacional adequada para receber os seus alunos com: laboratórios de informática, bibliotecas atualizadas e de fácil acesso, professores com formação adequada e continuada há uma influência na deserção universitária.

Kotler e Fox (1994) afirmam que reter alunos matriculados é tão importante quanto atraí-los e matriculá-los. Afirmam ainda que aluno insatisfeito pode reduzir o número de disciplinas cursadas ou abandonar o curso completamente.


Assim, por maior que seja o crescimento informatizado no âmbito mundial, os alunos dos cursos à distância, ainda necessitam de um amparo tecnológico maior desde o início do curso até o final, para que o mesmo sinta-se cada vez mais confiante no decorrer das suas atividades acadêmicas e não desertarem dos cursos.
Estar adaptado a manusear os recursos tecnológicos, por mais que o professor ainda seja o principal coadjuvante na modalidade à distância, é a melhor forma do discente interagir nos ambientes virtuais de aprendizagem sem nenhum empecilho por não saber utilizar das tecnologias e evadir dos cursos principalmente por este motivo.


3 OBJETIVOS DA PESQUISA

GERAL:

? Analisar a deserção dos alunos dos cursos de Educação a distância da Universidade Tiradentes.

ESPECÍFICOS:

? Investigar se os alunos tiveram antes da sua inserção nos cursos em Educação a distância da Universidade Tiradentes, acesso e utilização das novas tecnologias da informação e comunicação;
? Analisar se a proposta pedagógica utilizada pela Universidade Tiradentes para o ensino com o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação dificultam a aprendizagem dos alunos a distância, levando-os a desertarem dos cursos em Educação a distância.
? Desenvolver uma proposta pedagógica voltada em metodologias diversificadas com o uso das Novas Tecnologias nos cursos em Educação a distância para diminuir a deserção dos alunos nos cursos em EAD da Universidade Tiradentes.



4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Será uma pesquisa de ação em que o pesquisador também se envolve de modo participativo, principalmente no que diz respeito à criação de uma proposta pedagógica voltada para o desenvolvimento com metodologias contextualizadas em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação de acordo com a problemática vivenciada pelos alunos desertores.
Por esta razão se faz de suma importância os resultados obtidos através das entrevistas em que os alunos da Universidade Tiradentes mostrarão sua real dificuldade em manusear os recursos tecnológicos o que talvez faz os alunos desertarem dos cursos. Por esta razão, esta pesquisa será exploratória, pois tratará com profundidade sobre as dificuldades enfrentadas pelos discentes da Universidade Tiradentes e o que os levou a desertarem dos cursos em EAD.
Terá o intuito de obter o maior número de informações possíveis para que haja um amplo conhecimento e assim obter novas descobertas sobre a problemática investigada. Assim entende-se que os dados obtidos através da investigação terão utilização unicamente para Universidade Tiradentes e especificamente nos cursos de graduação na modalidade à distância.
O local de estudo será a Universidade Tiradentes nos 3 pólos situados no sul sergipano abrangendo assim as cidades de Estância, Umbaúba e Boquim.
Para coleta de dados utilizar-se-á um questionário de vinte questões destinados aos ex-universitários para se obter o maior número de respostas necessárias sobre a sua deserção no curso em Educação a distância da Universidade Tiradentes. Ainda por ser uma pesquisa-ação analisará o projeto de Educação a distância da UNIT e será entrevistado os coordenadores dos cursos a distância.
O estudo será de natureza quali-quantitativa, de acordo as características que a coleta de dados imprimirem ao trabalho.
A característica do estudo é a pesquisa aplicada que investigará o problema e analisará a problemática de deserção dos alunos dos cursos EAD da Universidade Tiradentes, gerando assim uma proposta voltada em resolver aquela.



5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DA PESQUISA

ATIVIDADE SEMESTRE
1º 2º 3º 4º
Revisão de literatura X X X
Coleta dos dados X
Análise dos dados X
Defesa da Dissertação X


6 REFERÊNCIAS


ABDALA, A. O.; GARCIA, N. M.; MATSUSHITA, A. M. Aceleração de aprendizagem - um inibidor da evasão na Universidade. Acta Scientiarum 22(1):103-111, 2000. ISSN 1415-6814.


BERBEL, N. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface ? Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.

COBRA, M.; BRAGA, R. Marketing educacional: ferramentas de gestão paraInstituições de ensino. São Paulo / Espírito Santo: Cobra / Hoper, 2004. 148 p.


HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A.; MOTENUJAS, P. R.; SILVA-FILHO, R. L. L & S. Evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007

Assessoria de Imprensa Inep/MEC. INEP DIVULGA OS RESULTADOS DO IDEB 2009: METAS DE QUALIDADE FORAM CUMPRIDAS. Disponível em: http://portalideb. inep.gov.br/. Acessado em 15 de agosto de 2011.


KOTLER, P.; FOX, Karen, F. A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo : Atlas, 1994.


LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. LEI N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 20 de dezembro de 1996, 175 Independência e 108 da República. Presidente Fernando Henrique Cardoso. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br /l9394_96.htm. Acessado em 15 de agosto de 2011.

Autor: Makel Oliveira Santos


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