Uso e abuso de uma linguagem



Uso e abuso de uma linguagem
É ridículo você ler alguns textos acadêmicos. Alguns se afirmam como inovadores, que apresentam uma teoria revolucionária sobre determinado aspecto, quando na realidade estão repetindo as mesmas palavras que já foram ditas. Outros são doutores por apresentarem um titulo estupendo que no decorrer do trabalho não alcança nem sequer a metade do que se promete. Isso sem falar no "aporte teórico" longo e cansativo sem correlação de nada com nada; é um simples exercício de escrita.
Cada dia mais me convenço de que é desnecessário muito do que se escreve e o critério de avaliação desses resultados são medíocres.Os professores universitários parecem que só querem o resultado de um "mestrado" e um "doutorado" oferecido sem nenhum sentido.Falo isso com o exemplo dos meus próprios docentes.Alguns são extremamente frágeis;somente possuem muito tempo de ensino e algumas limítrofes leituras, muitas vezes sem nenhum entendimento.É vergonhoso assistir uma bela aula e depois conferir os escritos desses caras.As primeiras,como já existem muitos escritos sobre alguns assuntos,são belas;já os segundos...
Outro dia, lendo um trabalho de um professor meu vi ele usar nestes aportes teóricos um conceito de Gilles Deleuze,o de "dobra" de um dos seus últimos livros.Tive pena de ver a dobra que ele fez da dobra,triste.Um Padre extremamente arrogante com as novas teorias da transdisciplinaridade e não sei o que mais descobriu que os artesãos também aprendem.Que triste seu padre,não sabia disso?
Hoje se usa uma linguagem difícil para não dizer nada.Quanto mais se fala menos se diz.Quer dizer quanto mais se escreve menos se informa e como diz Marx,se transforma.

Autor: Tiê Felix


Artigos Relacionados


É Preciso Saber Escrever

Dificuldades Na Escrita

Nunca Julguem Um Livro Pela Capa!

Pertinência E Relevância

Ambiente Alfabetizar

Pedagogia Do Letramento E Da Alfabetização

Por Que Ler é Tão Importante?