ANEURISMA CEREBRAL



ANEURISMA CEREBRAL
Situações em que as decisões sobre o que ou quando agir não depende de nós.


Nem sempre é possível prever a seqüência de nossa vida, em várias situações podemos prevenir de doenças e seus causadores, em outras somos refém talvez do acaso ou de nos mesmos.
Uma verdade sobre o assunto a seguir é que abdicamos de vários objetivos e desejos em prol de nossa proteção e sempre protegendo quem esta ao nosso lado.
A interpretação dos modos de agir pode depender de cada individuo, porém o julgamento é algo de livre arbítrio que todos podem e devem fazer o seu.
Somos vitimas de nossas ações e noutras situações somos vitimas do acaso, porém ressalto o direito ao individualismo nas questões de saúde deve ser respeitado. Todavia o melhor remédio para todos os males é a companhia a todo o momento.
"Um aneurisma cerebral é uma doença na qual um vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no encéfalo. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro. O tamanho de uma aneurisma cerebral é variável. Pode ser pequeno de poucos milímetros até 1 cm, tamanho médio de até 02 cm e maiores (grandes ou gigantes) atingindo vários centímetros no seu maior diâmetro. Há diversos formatos, geralmente saculares, mas podem ser irregulares ou fusiformes.
O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória
Os aneurismas podem resultar de um ou mais defeitos musculares segmentares congênitos de determinado segmento arterial em uma de suas bifurcações, condições pré-existentes relativas facilitadoras como pressão sanguínea alta e aterosclerose (o desenvolvimento de depósitos gordurosos nas artérias) ou trauma físico na cabeça. Os aneurismas cerebrais ocorrem muito mais comumente em adultos do que em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade. São um pouco mais comuns em mulheres do que em homens.
A ruptura do aneurisma em geral provoca desmaio, a "maior dor de cabeça da vida" e vômitos pelo sangramento em torno do cérebro, podendo causar morte. Esta situação é um dos tipos de derrame cerebral hemorrágico. Causa rigidez de nuca em mais da metade dos casos, semelhante à meningite infecciosa.
A morte pode ocorrer se houver o comprometimento de áreas vitais como as de controle da respiração ou da pressão arterial.
O tratamento deve ser rápido e é cirurgico, sendo complicada devido às dificuldades no acesso ao local sem lesar mais o cérebro, e como manter íntegra a circulação sanguínea da parte antes irrigada por esta artéria. Dependendo do local deste aneurisma no cérebro, a cirurgia pode ser mais ou menos arriscada. É tratada pelo neurocirurgião.
Existem duas formas básicas de tratamento: por micro cirurgia e por via endovascular.
Quando o aneurisma é descoberto, antes de ocorrer rupturas, uma cirurgia chamada microcoil thrombosis pode ser realizada .
O processo do balão de embolização só é recomendado em pacientes em que cirurgia pode ser muito arriscada.
Durante um quadro de ruptura de aneurisma, os sintomas permitem alguma previsibilidade de evolução.
1º Grau: Dor de cabeça leve e leve sensibilidade à luz.
2º Grau: Forte dor de cabeça, forte sensibilidade a luz, pequena preguiça.
3º Grau: Forte dor de cabeça, forte sensibilidade à luz, preguiça forte.
4º Grau: Começo de estado vegetal.
5º Grau: Coma Profundo, moribundo.
O prognóstico para um paciente de aneurisma cerebral depende do tamanho, se o formato é irregular e da posição do aneurisma, da idade da pessoa, se a pessoa é fumante, se houve ruptura do aneurisma, época do rompimento, se há complicações e ruptura ocorrida ( complicações diversas, principalmente, vasoespasmo , hidrocefalia, isquemia cerebral secundários, hipertensão intracraniana, etc.), da saúde geral, reserva funcional de demais orgãos e sistemas (pulmões, rins, fígado, coração, endocrinológico), da sua condição neurológica prévia / atual.
Metade dos indivíduos com um aneurisma cerebral rotos morrem do sangramento inicial antes de chegar ao hospital (por exemplo: em casa ou no trabalho)antes que lhes possam ser prestados qualquer socorro. É uma das causa mais freqüentes de morte súbita e inesperada em adultos entre os 25 e 55 anos de idade. Dos que chegam vivos ao hospital 50 % terá evolução fatal (principalmente aqueles que chegam em coma moderado a profundo). A maioria dos indivíduos que chegam conscientes e orientados ao hospital, que não apresentam complicações graves adicionais na internação, nem novo sangramento, em geral se recuperam com quase nenhum déficit neurológico.
Fatores de risco
Hipertensão arterial - elevação da pressão arterial
Dislipidemias - alteração do colesterol e triglicerídeos do sangue
Doenças do colágeno - inflamações envolvendo tecido conjuntivo"

Autor: Emerson De Lima Taveira


Artigos Relacionados


4 Causas De Morte Relacionadas Ao Sobrepeso E A Obesidade

4 Causas De Morte Relacionadas Ao Sobrepeso E A Obesidade

Fatores De Risco Para O Desenvolvimento De Avc

HiperventilaÇÃo Pode Beneficiar O Paciente No Atendimento PrÉ-hospitalar

Conheças As Causas Da Cefaléia? Saiba Mais.

Hipertensão Arterial Em Idoso

Pressão Arterial