COMO ESCOLHER UM CURSO DE IDIOMAS ? QUE LINGUA APRENDER?



COMO ESCOLHER UM CURSO DE IDIOMAS ? QUE LINGUA APRENDER?
A chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, marcou o início do ensino da primeira língua estrangeira no país, o português, já que, até então, os nativos utilizavam apenas línguas indígenas para se comunicar. Os jesuítas foram os proprietários da primeira grande escola de idiomas do Brasil, com a implantação da educação formal no país.

Com a vinda da Família Real à Terra Brasilis, em 1808, a língua francesa começou a ser ensinada na corte e nas escolas. Até o início da década de 50, o francês foi o principal idioma aprendido pelos brasileiros, depois do português.

SE NÃO TIVER TEMPO DE ESTUDAR VOCÊ PODERÁ USAR SERVIÇOS PROFISSIONAIS:
http://www.tradutoresdobrasil.com

Somente a partir do final da Segunda Guerra Mundial (1939/1945), com a hegemonia econômica dos Estados Unidos, é que o inglês começou a ser dominante nos cursos e escolas de idiomas do país. Até o final de 2007, o inglês era a língua mais difundida em todo o mundo, e o mandarim (China), o mais falado.

Como escolher um idioma

A primeira coisa a pensar quando se quer aprender uma segunda língua é que idioma estudar: se o mais exigido pelo mercado de trabalho ou o que você tem vontade de falar.

A escolha vai depender do seu objetivo. Caso queira ampliar a qualificação profissional, o melhor é conhecer as línguas mais faladas no mundo dos negócios: o inglês e o espanhol. Também vale aprender um idioma que poucos brasileiros conhecem e que é falado em um país com forte potencial econômico, como Rússia, Índia e China.

Agora, se o objetivo do aprendizado for apenas para conhecimento, busque o idioma da cultura que você mais gosta, para que a prática seja mais prazerosa. Isto significa que você pode estudar línguas pouco faladas ou até mesmo consideradas difíceis para os ocidentais, como o japonês, por exemplo.
A escolha de uma escola pode ser decisiva para o aprendizado de uma outra língua. Porém, a melhor escola não é aquela que treina o aluno em outro idioma, e sim, mostra os caminhos para ele desenvolver o aprendizado sozinho. Por isso, antes de iniciar os cursos, é bom conhecer alguns aspectos da instituição.

Confira algumas dicas:
? Formação dos professores ? além da proficiência na língua, os professores devem ter preparo pedagógico para o ensino.
? Instalação física ? o local também conta na hora da escolha. As salas devem ser bem iluminadas, arejadas e adaptadas ao ensino, além de estar perto de sua casa ou trabalho.
? Quantidade de alunos ? o ideal para um curso de idiomas é que as turmas tenham no máximo dez alunos. Quanto mais pessoas, mais difícil aprender.
? Duração ? escolas que prometem ensinar um língua em apenas alguns dias ou poucos meses geralmente são um engodo. A duração de um curso varia entre três a cinco anos para um aprendizado intermediário.
? Aulas variadas ? as aulas devem ser motivadoras e incentivar de várias formas o aprendizado. As atividades também não podem ser monótonas para que o estudante se sinta estimulado a participar.
? Gramática também é importante ? para você aprender um novo idioma, é necessário aprender a gramática por mais chato que isto possa parecer.
? Valor da mensalidade ? os bons cursos de idiomas costumam ser também os mais caros, mas isto não é uma regra. Escolha a instituição que mais adequada às suas necessidades.

OPORTUNIDADE PARA TRADUTORES E INTÉRPRETES VISITE O SITE:
http://www.tradutoresdobrasil.com/trabalhe-conosco/

Ensino particular ou em grupo

Ao aprender uma outra língua você pode optar pelo ensino particular ou em grupo. As duas formas de aprendizado trazem vantagens e desvantagens e a escolha de cada uma delas vai depender da necessidade de cada um.
Aprender em grupo traz como vantagens o incentivo que um aluno dá ao outro na sala de aula. Muitas vezes, a dúvida de um estudante é a mesma que a de outro e, além disso, o espírito de grupo deixa as aulas menos monótonas. No entanto, pode ocorrer um desnível entre os estudantes da mesma turma, e isto, geralmente, retarda o aprendizado.
O ensino particular tem como principal vantagem a total atenção do professor ao aluno no momento da aula. Com isso, o mestre tem mais tempo para focar na correção das deficiências do estudante. Pessoas que são tímidas também levam vantagem, pois, sem ninguém por perto, sentem-se mais seguras para falar. No entanto, este método é mais caro, porque os professores cobram por hora/aula. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, as aulas particulares de idioma custam em torno de R$ 80 por hora.

Métodos de ensino

Existem inúmeras técnicas para o aprendizado de um novo idioma, dentre elas, três se destacam, por serem as mais utilizadas pelas instituições de ensino brasileiras.
O método de ensino Gramática/Tradução é o mais difundido em escolas do nível médio. Como o próprio nome diz, esta modalidade consiste basicamente no aprendizado pelo ensino da gramática e na tradução de textos. A técnica tem como maior problema a pouca prática oral.
O audiolinguismo é outro método conhecido. Surgiu na década de 50, quando os lingüistas passaram a acreditar que o ensino do idioma dependia da memorização e repetição das palavras através de recursos audiovisuais. Este método é aplicado em muitas escolas de línguas do Brasil.
Já nos anos 80, Stephen Krashen, professor norte-americano, popularizou outra teoria: a de que o ensino da segunda língua, muito mais do que a repetição, somente funciona quando inserido em situações de comunicação autêntica, dentro dos seus interesses e enfatizando o aspecto cultural. Essa teoria é comprovada pelo êxito dos cursos de intercâmbio e das escolas de ensino bilíngüe.
Há algumas escolas que conseguem mesclar, na medida do possível, dois métodos. A questão é perguntar direitinho como funciona. VEJA A SEGUNDA PARTE DO ESTUDO

ESTE ARTIGO PODE SER LIDO POR COMPLETO EM NOSSO BLOG VE


Autor: Wanderson Da Silva


Artigos Relacionados


Um Reforço Fora Da Escola De Idiomas!

A Importância De Se Aprender Uma Segunda Língua Desde Cedo

A Necessidade Ideal E A Real De Se Aprender Um Novo Idioma

Curso De Idiomas Pelo Celular!

Além Do Curso De Idiomas

Aprenda Rápido Com Imersão Em Inglês E Intensivo Em Inglês

Curso De Idiomas Para Pós-graduação