Lingua estrangeira está em alta... MAS QUE TIPO DE CURSO ESCOLHER?



Lingua estrangeira está em alta... MAS QUE TIPO DE CURSO ESCOLHER?
Além das tradicionais escolas de idiomas, existem outras alternativas, de acordo com o seu objetivo, para aprender uma língua. Veja algumas opções:
Cursos no exterior
O que é melhor: investir em um curso duradouro no Brasil ou fazer uma imersão na língua através de uma viagem para o exterior? Para quem não pode se afastar do país e quer um contato com uma língua estrangeira, o ideal é escolher uma escola de idiomas no Brasil. Há escolas que oferecem imersão aos finais de semana, normalmente fora do ambiente de aulas, e viagens em grupo com o propósito de praticar uma língua estrangeira.

Para quem tem tempo e dinheiro para investir, a melhor opção ainda são os cursos no exterior, onde o estudante convive 24 horas por dia com fluentes na língua.

SE NÃO TIVER TEMPO PARA ESTUDAR USE A AJUDA ABAIXO

http://www.tradutoresdobrasil.com/tradusimples/

Há quem julgue ser um exagero, mas agentes de intercâmbio dizem que duas semanas de um curso no exterior equivalem a um semestre de aulas regulares no Brasil.

Ao viajar para o exterior, o estudante deve evitar falar a língua materna. É importante aproveitar o intercâmbio para entrar em contato com o máximo de pessoas fluentes no idioma que se quer aprender.

Cursos rápidos
Quem deseja aprender um novo idioma em pouco tempo pode optar pelos cursos de curta duração, que, no Brasil, em média, têm 18 meses. Nesses cursos, os estudantes têm entre três e cinco dias de aula por semana, o que gera um maior contato com a outra língua.
Embora tenham registrado um crescimento muito grande nos últimos anos no país, os cursos rápidos recebem algumas restrições de especialistas. Segundo eles, o aprendizado de uma língua, para ter um efeito duradouro, deve ser feito de forma contínua e gradativa em um período de três a cinco anos (nível intermediário) ou de três a oito anos (para ganhar fluência), dependendo da carga horária e do nível de conhecimento do aluno.

O autodidatismo
Quem tem determinação e força de vontade pode aprender um segundo idioma sozinho. O autodidata é aquele que tem a capacidade em aprender sem o auxílio de uma escola ou um professor com didática.
A principal característica destas pessoas é a curiosidade. Elas são capazes de buscar a informação e ir além do básico bê-á-bá ensinado nos cursos de idiomas. O autodidata vai atrás de livros em outro idioma que seja de seu interesse, assiste a canais de TV e filmes em outra língua sem legenda, além de conversar na Internet com nativos do outro idioma.

A dificuldade nestes casos está no risco de o estudante se perder no universo de informações, especialmente nas obtidas pela Internet. Os especialistas recomendam que se adote um livro ou alguns sites para servirem como guia no aprendizado.

Ensino via Internet

A chegada da internet banda larga abriu mais uma possibilidade no ensino de idiomas. Através de textos, chats, bate-papos, vídeos, blogs e podcasts, o estudante pode ter acesso ao aprendizado de uma outra língua sem a necessidade de sair de casa.
Por meio da web, existem inúmeras opções de curso, gratuitos ou pagos, e com vários níveis de profundidade. Os mais simples são, em geral, os gratuitos, que oferecem uma versão básica do aprendizado. Já os mais complexos contam inclusive com professores online 24 horas para tirar dúvidas dos estudantes.

É preciso ter muito cuidado ao escolher um curso via Internet. As opções são inúmeras e o estudante deve avaliar a que melhor se adapta a suas necessidades. Muitos cursos oferecem um período de gratuidade. Vale testar a metodologia e o conteúdo. Do mesmo modo que o ensino autodidata, o aprendizado via Internet exige um grande esforço e determinação para seguir adiante, pois boa parte dos estudantes acaba abandonando o curso pela ausência de cobrança dos professores e do "clima" de sala de aula.

A maior vantagem desses cursos é a praticidade: de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, o aluno pode fazer sua atividade. Além disso, os tímidos levam vantagem: o fato de não serem vistos faz com que eles fiquem mais desinibidos ao falar.

OPORTUNIDADE PARA TRADUTORES E INTÉRPRETES VISITE O SITE:
http://www.tradutoresdobrasil.com/trabalhe-conosco/


Curso de língua instrumental

O curso de língua instrumental é voltado para o desenvolvimento da leitura e compreensão de textos de diversas áreas do conhecimento escritos em outro idioma. Para isso, o ensino da gramática se restringe a um mínimo necessário, sendo normalmente associado ao texto e não existem atividades voltadas para o desenvolvimento da fala.

Geralmente ensinado em faculdades, os cursos instrumentais fazem com que o aluno se torne capaz de compreender e interpretar um texto científico, e não apenas aprender regras gramaticais. Ou seja, o aprendiz de uma língua no modelo instrumental não vai poder conversar com um nativo, mas vai compreender um texto específico da sua área de conhecimento.


Autor: Wanderson Da Silva


Artigos Relacionados


Como Escolher Um Curso De Idiomas ? Que Lingua Aprender?

Curso De Idiomas Pelo Celular!

A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada

Além Do Curso De Idiomas

A Necessidade Ideal E A Real De Se Aprender Um Novo Idioma

Conheça As Vantagens De Fazer Um Curso De Imersão Em Inglês

Um Reforço Fora Da Escola De Idiomas!