Programa de Regionalização do Turismo/Roteiros do Brasil em Sergipe e Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável em Sergipe: uma breve discussão



Além de ser uma das atividades econômicas de maior destaque mundial, o turismo não só integra o segmento econômico, como também o social, cultural, ecológico e ambiental. E principalmente é uma atividade que concretiza sonhos, mexe com o imaginário, enfim, conduz os indivíduos praticantes a outra dimensão. Para que isso aconteça, o marketing tem o papel de extrema importância para produzir destinos atraentes, ou seja, produtos turísticos agradáveis.

Mas, afinal, o que é o marketing nesse contexto:

"Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros" (Kotler, 2005)

Em Sergipe, o marketing turístico tem agido de maneira extremamente importante para a comercialização dos destinos turísticos do estado. A partir do ponto de vista que as qualidades do estado não está concentrado no tamanho territorial e sim no aconchego, na segurança, na hospitalidade, nas pequenas distâncias entre os municípios, na gastronomia, na cultura, no artesanato e principalmente no povo pacifico. Sob essa ótica, a organização pública e privada modificou toda a metodologia de planejamento e gestão do turismo.

O planejamento então foi elaborado a partir dos conceitos de desenvolvimento sustentável e inclusão social e da divisão dos pólos turísticos e dos roteiros baseados nesses pólos, surgindo assim metas e objetivos para serem cumpridos até 2014. Todas essas instruções foram compactadas em dois documentos que serão abordados enfatizando a importância do marketing nessa produção, os documentos são: Programa de Regionalização do Turismo/Roteiros do Brasil em Sergipe e Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável em Sergipe.

2. PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO

O Programa de Regionalização do Turismo é um documento que visa orientar as entidades públicas e privadas que fazem parte da fomentação do turismo, assim como promover o turismo com base na sustentabilidade.

O documento é estruturado em três dimensões:

- Entender as políticas públicas específicas por meio da integração das atuais políticas e programas, com foco na região, voltadas para o turismo ou para outros setores;

- Conhecer os instrumentos do Programa de Regionalização do Turismo;

- Aplicar estes instrumentos no contexto de integração local e regional.

Este documento tem o propósito de ressaltar que as políticas públicas só terão reais valores se integrado as comunidades locais e a todos que fazem o turismo acontecer em determinada região. Para isso, as metas e objetivos estabelecidos foram baseados na qualidade dos serviços, na inclusão social e principalmente no equilíbrio de todos os segmentos, concretizando assim o desenvolvimento sustentável.

A elaboração das metas foi realizada através do envolvimento de todos os participantes do trade turístico do pólo turístico; formação de parcerias; estudo de regionalização dos pólos; criação de roteiros; formação de redes; integração entre os vários níveis; promoção e apoio a comercialização.

E para gerir o planejamento é concentrar esforços no escoamento do produto turístico formado a ser comercializado, e nessa situação ganha destaque, o Marketing Turístico:

"Conjunto de técnicas estatísticas, econômicas, sociológicas e psicológicas, utilizadas para estudar e conquistar o mercado, mediante lançamento planejado de produtos, consistindo numa estratégia dos produtos para adequar seus recursos às novas oportunidades que o mercado oferece" (Programa de Regionalização do Turismo / SE, 2009)

O sucesso dos roteiros, então, dependerá da maneira como eles são representados, divulgados, imaginados, consumidos e por fim compreendidos ? comentados ? pelos consumidores ? turistas.

3. PÓLOS TURÍSTICOS E SEUS RESPECTIVOS ROTEIROS

A adequação dos pólos turísticos de Sergipe vem caracterizar e consolidar a imagem do Estado nos mercados regionais, nacionais e internacionais. Para tanto foram definidas estratégias de marketing, onde os agentes e operadoras pudessem trabalhar todo o produto turístico, para que tal ação chegasse ao consumidor final.

Para a comercialização do produto turístico a metodologia de escoamento adotada foi o sistema de redes, no qual o responsável pelo agrupamento dos municípios com potencial turístico ou apenas obtém recursos para a administração de tal potencial. Esse sistema deu origem aos pólos turísticos e a construção de roteiros que visam à ampliação da oferta e o redirecionamento do produto.

Os destinos, então, foram descentralizados e os pólos e roteiros foram divididos e caracterizados da seguinte maneira:

Pólo velho Chico

- Rota do Sertão e Aracaju ? Xingó -

O município de Canindé do São Francisco ganha destaque por representar maior parte da rota. Para ter acesso ao município Saindo de Aracaju, capital do estado, segue-se pela BR-235. Atravessa os municípios de Areia Branca, Itabaiana até chegar à sede da cidade de Ribeirópolis. Depois via SE-106 até Nossa Senhora da Glória. Em seguida segue pela rodovia SE-206, passa pelo município de Poço Redondo até chegar à sede de Canindé de São Francisco, extremo oeste de Sergipe, divisa com os estado de Alagoas e Bahia. Ao chegar ao local o turista pode usufruir dos inúmeros atrativos como:

- Visita ao Cânion

É um vale profundo com 65 quilômetros de extensão e 170 metros de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros. O cânion é formado por rochas de granito avermelhado circundado por um lago que em alguns pontos chega a ter 190 metros de profundidade.

-Passeios flutuantes pelo São Francisco

Escunas, catamarãs e barcos estão disponíveis em diversos horários para um tour pelo leito natural do rio.

-Visita a Fazenda Mundo Novo

Local perfeito para a prática trilhas em sete quilômetros de extensão, turismo ecológico e muita aventura. É possível observar quatro sítios arqueológicos com pinturas rupestres que datam de nove mil anos atrás.

Usina Hidrelétrica do Xingó

É a segunda maior do país, atrás somente de Itaipu no volume de energia gerada e responsável por 25% de toda a energia consumida no nordeste. Foi construída pela Chesf (Companhia Hidroelétrica de São Francisco) em 1988 na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe e é bastante estruturada para receber turistas.

-Museu de Arqueologia de Xingó

O acervo arqueológico deste museu reúne cerca de 55 mil peças entre esqueletos humanos e utensílios e registros gráficos, referentes aos aspectos da cultura do homem que habitou esta região há cerca de 9 mil anos.

-Pólo Costa dos Coqueirais

- Rota Litoral Sul ? é composto pelas praias caueira, abaís, saco.

Destaca-se a praia do saco pela grande demanda. A praia do Saco ou Boa Viagem, como também é conhecida, é considerada uma das mais bonitas de Sergipe e uma das cem melhores do Brasil. Localizada no sul do Estado, na barra do mesmo rio Real que banha Mangue Seco, é formada por uma enseada de cinco quilômetros de extensão e estreita faixa de areia.

- Rota Litoral Norte ? tem como destaque o município de Pirambu com a visita no Projeto Tamar e as praias. Para chegar a Pirambu é só atravessar o rio Sergipe na Ponte João Alves (Aracaju/Barra dos Coqueiros) e seguir pela SE-100, em um percurso de cerca de 25 quilômetros.

- Rota Cidades Históricas ? que envolve a visita a São Cristóvão e Laranjeiras. As cidades de São Cristóvão - quarta cidade mais antiga do Brasil - e Laranjeiras, com seus monumentos que remontam à colonização portuguesa, são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional graças ao seu rico e belo acervo arquitetônico, cultural e religioso.

Ø Pólo dos Tabuleiros Ø Pólo Serras Sergipanas Ø Pólo Sertão das Águas CONCLUSÃO

Sergipe apresenta diversidade de atrações que vão de sítios históricos, como museus, igrejas, arqueologia, a praias marítimas e fluviais, belezas naturais, festas populares, competições esportivas e o inesquecível São João.

Neste conjunto de oportunidades, os segmentos que se destacam são de Praia/Sol, negócios e eventos, ecoturismo e cultural. Sendo assim, o papel de marketing é definir os mercados para divulgação do produto, motivar a toda população quanto à importância do turismo, incentivar a qualificação profissional dos envolvidos no trade turístico, enfim, levar o Estado ao carisma e simpatia de todos os potenciais turistas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sergipe. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo. Empresa Sergipana de Turismo. Regionalização do Turismo: roteiros do Brasil no Estado de Sergipe ? Aracaju: SEDETEC/EMSETUR, 2009. p. 35-74.

Sergipe. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo. Empresa Sergipana de Turismo. Plano Estratégico de desenvolvimento sustentável do turismo de Sergipe 2009-2014 ? Aracaju: SEDETEC/EMSETUR, 2009. p. 20-50


Autor: Priscila Pereira Santos


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