LEITURA EM CONSTRUÇÃO:FORMANDO LEITORES ATRAVÉS DOA LIVROS.



LUCIA HELENA PINHEIRO SERRAO MAGALHAES






PROJETO
LEITURA EM CONSTRUÇÃO: FORMANDO PEQUENOS LEITORES ATRAVÉS DOS LIVROS.














Belém- Pará
2011



JUSTIFICATIVA

A leitura é como uma viagem a lugares distantes e até mesmo impossíveis em muitos casos de ser percorrido.
Dessa forma, é importante criar principalmente nos espaços de educação infantil, um ambiente agradável e de fácil acesso a aquisição de livros de diversos contextos literários que possibilite ao aluno um mundo diversificado a nível cultural. Por essa razão, a UP Lions Clube enfatiza essa proposta, e, prioriza o acesso ao baú das histórias que se encontra em nossa escola. Este acervo tem trazido um contexto bem estruturado no desenvolvimento do vocabulário de nossos alunos, como também, no comprometimento destes com os livros, seja no manusear das folhas, e também na importância que estes representam para eles.
Assim, hoje com a informatização acelerada, e o alto grau de acessibilidade a outros recursos tecnológicos, vemos o quanto é difícil assumir e até mesmo formar leitores. As histórias lidas ou contadas podem transformar todo um universo.Elas possibilitam a aquisição de um vocabulário rico, uma escrita que se facilita através da leitura. Lê nos leva por caminhos de fantasia e realidade. A criança que desde cedo tem essa possibilidade de adquirir livros se torna bem desenvolvida, desinibida e até mesmo, sua aprendizagem é facilitada através das palavras e ilustrações que se fazem presente nos livros. E se a escola utilizar esse tipo de atividade associada à prática do desenvolvimento lúdico, físico e mental, fará com que a criança desenvolva o raciocínio, a criatividade nas áreas do conhecimento e afins, sensibilizando então, a construção do saber.
Portanto, para que a leitura tenha sentido deve-se levar em conta a vontade de educadores, pais e todos os segmentos que estejam envolvidos no projeto como forma de estimular a criação de pequenos e grandes leitores para a desconstrução do analfabetismo, e também, para a aquisição de um saber que priorize uma aprendizagem significativa, prazerosa e estimulante. Aliando prática educativa à proposta da leitura, tornando a escola um espaço formador de leitores.






OBJETIVO GERAL
Desenvolver a concentração, socialização e a oralidade das crianças através da leitura de vários tipos de livros e a recontagem de histórias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ampliar o vocabulário dos alunos;
- Construir o hábito pela leitura;
-Propiciar a criança a aquisição e o manuseio de diversos gêneros literários;
-Estimular a criatividade e a capacidade cognitiva dos alunos;
-Favorecer o desenvolvimento da capacidade de linguagem e a criação na recontagem de histórias.

METODOLOGIA
A forma de apreciação do projeto tem sido a acessibilidade e manuseio de livros por todas as turmas da UP Lions Clube. Os alunos têm sido estimulados duas vezes por semana a "revirar" o baú que contém os livros como forma de escolherem o quer ler e também se sentirem responsáveis pelos mesmos. Estimulando cada turma na prática e no hábito pela leitura.
Dessa forma, no final do projeto haverá uma culminância para apreciação do material construído e também:
- Apresentação de roda de leituras;
- Criação de desenhos e pinturas a partir das histórias contadas;
-Uso do livro para construção da oralidade da criança;
- Construção de livros feita pelos alunos.

REFERÊNCIAS:
-MAGDA, Soares. Alfabetização e Letramento. Editora Contexto, 2003.



Autor: Lucia Magalhaes


Artigos Relacionados


Projeto De Leitura - Ler: Uma Viagem A Muitos Mundos

Estimulação Da Leitura Na Infância

O Ludico E Sua Aplicação No Aprendizado Dos Alunos

Projeto De Leitura E Escrita De Textos LiterÁrios E NÃo-literÁrios

Estilos De Aprendizagem: Uma IntervenÇÃo PedagÓgica Na Conquista Da AlfabetizaÇÃo E Letramento

Projeto Natal De Paz.

Leitura E Sua Importância