AMBIENTE EMPRESARIAL



AMBIENTE EMPRESARIAL
(Aspectos conceituais)

No mundo empresarial, se você um dia achar que as coisas estão "sob controle" é justamente, porque você não está dirigindo com a velocidade necessária... Ninguém controla nada, nós apenas "administramos" as circunstâncias e seus problemas decorrentes.
É vital saber que o Ativo mais importante de uma empresa é o seu Capital Intelectual!
Tenha em mente que são as práticas gerenciais atualizadas que mudam uma conjuntura empresarial. Repetindo-se os mesmos processos e atividades, produzem-se os mesmos resultados!
É preciso, sistematicamente, promover mudanças estratégicas para preparar a empresa para uma sempre nova plataforma de performance gerencial. A empresa precisa enfrentar os desafios e desenvolver novas filosofias administrativas para minimizar os erros (os investimentos são imprescindíveis!). Os empresários (infelizmente) por sua vez, não aceitam inovações em que tenham que despender dinheiro para investimentos, e não o fazem pela simples razão de que os investimentos não são percebidos como tal e sim, como Despesas!
São muito imediatistas quando a questão é LUCRO!
O sucesso da vitalidade empresarial (que se constrói em longo prazo...) é muito mais importante que o lucro imediato. Uma empresa é um organismo vivo e como tal é preciso ter saúde. E para se ter agilidade, resistência e velocidade é preciso criar músculos... O segredo está em buscar pontos fortes e vantagens competitivas dentro da própria empresa e não ficar defendendo-se em seus pontos fracos e vulneráveis. Pensar em rentabilizar áreas de negócios, melhorar a qualidade e a oferta de produtos/serviços, o atendimento... Além de, fundamentalmente, aprimorar a conjuntura organizacional e a performance gerencial. Não convém desesperar-se para pagar dívidas ou aumentar a receita de vendas, rapidamente, "num piscar de olhos". Pague o preço das suas ações (mesmo erradas) ou não tente nada e morra. Procure refletir e gravar esta mensagem:
"A marca de uma empresa é a imagem que as pessoas constroem em suas mentes desta empresa".
E para tanto é preciso encontrar uma forma dinâmica de criar VALOR em seu Negócio!
A rentabilidade vem com o VALOR e não com o PREÇO!
Vale a pena o risco de perder negócios para assumir a liderança junto à concorrência.
As organizações empresariais precisam estar preparadas o tempo todo para passarem por grandes mudanças e inovações na estrutura organizacional. É preciso se reinventar sempre (Peter Drucker, esse é o cara!). A principal vantagem competitiva de qualquer empresa é a Qualidade de Relacionamento com os seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e funcionários...
(os seus concorrentes podem ter produtos/serviços tão bons ou até melhores que os seus...).
Se você de fato não está disposto a arriscar é porque você não está comprometido com as mudanças. Para se ter sucesso empresarial é necessário ouvir o CLIENTE!
Precisamos, muito, sinceramente, acreditar que o cliente é o "REI". Os seus funcionários também são seus clientes...! E só existe uma gestão: A Gestão Estratégica!
As empresas que não puderem adequar os seus processos às novas formas de atuação ficarão à margem do mercado. Precisamos ter a consciência de que estamos dispostos a sacrificarmos por um tempo nossos interesses e lucros para investirmos no binômio: Qualidade X Eficácia!
Qual é o indicador para o mercado de que sua empresa tem um grande Valor e gera muito Valor? Uma das respostas está na Qualidade de seus Recursos Humanos!
A competência eficaz das ações e dos objetivos empresariais está baseada no Capital Humano.
Os talentos profissionais e pessoais dos colaboradores internos é que criam o diferencial competitivo que irá garantir a longevidade do Negócio!
O novo milênio tem mostrado a importância fundamental e crescente de gerenciar o Capital Humano ao invés de simplesmente, administrar pessoas...
Quando observamos os funcionários que "fazem a diferença", percebemos que são aqueles que possuem um elevado Capital Intelectual, incorporado a uma amadurecida Inteligência Emocional.
São eles que geram os resultados mais significativos.
O elemento humano é, unicamente, o que pode resolver a equação: Competência X Resultado!
A questão que se propõe é como maximizar o potencial e a performance de indivíduos, isoladamente, e em grupos de trabalho?
Um caminho de alto retorno é o Treinamento. E a Liderança é o fator-chave neste processo.
Tenha em mente, que o LÍDER não é o que manda, mas, o que comanda, o que estimula, influencia, motiva, encoraja...
A Gestão de Pessoas, a Liderança e o Desenvolvimento Organizacional andam "lado a lado".

No mundo empresarial só existe um caminho: PRA FRENTE!

1. Aprimorar o negócio existente.
2. Impulsionar o crescimento de novos negócios.
3. Semear opções de negócios de crescimento futuro.

Reinaldo Müller

Autor: Reinaldo Müller


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