CONVERTEI-VOS E CREDE NA PALAVRA DE DEUS



CONVERTEI-VOS E CREDE NA PALAVRA DE DEUS
Geraldo Barboza de Carvalho
Viver os valores que Jesus viveu e nos legou, é viver a revolução humana mais radical, é mudar pela raiz a mente e a vida. Esta revolução radical chama-se conversão. "O Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho. Convertei-vos e vivereis" (1). A palavra grega pra conversão é ?metanóia?: mudança de mentalidade, do modo de pensar e viver. "Procurei Javé enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está perto. O ímpio abandone o seu caminho, o homem mau seus pensamentos, e volte para Javé, pois terá compaixão dele, para o nosso Deus, porque é rico em perdão. Os meus pensamentos não são vossos pensamentos, vossos caminhos não são meus caminhos" (2). O Evangelho é a Boa Notícia que vem de Deus e está no meio de nós. O Evangelho, antes de ser Palavra escrita, é a Pessoa de Jesus, a Palavra feito carne, que habita conosco. A Palavra, Jesus está próximo, ao alcance da nossa fé e prática dos valores: "A Palavra de Deus não está longe, está tua boca, no teu coração, para que a pratiques" (3). Converter-se é voltar o olhar do coração para a presença de Jesus e permitir que ele entre na nossa vida e mude nossos critérios. Mudar a mentalidade é aderir aos valores e viver segundo os critérios e pensamentos de Jesus. "Exorto-vos irmãos, pela misericórdia de Deus, não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa mentalidade, pra poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável, perfeito" (4). A conversão é trabalho de mão dupla: Deus já fez a parte dele, aproximou-se de nós em Jesus, pôs seus valores ao nosso dispor. Cabe-nos incorporá-los ou não aos nossos pensamentos e caminhada da vida. Todas as coisas do Reino, nós as providenciaremos pela fé, não Deus. Deus não é almoxarifado onde se pega coisa quando precisa. Nada mais tem Ele a dar-nos, pois nos deu o que tem de mais valioso, o Filho único, Jesus Cristo, que encarna os valores o Reino de Deus. Ele é todo seu antes que você o peça. "Nele o Pai nos escolheu antes da criação do mundo, pra sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor e o servirmos, para o seu louvor e glória" (5). Jesus é o Reino de Deus em carne e osso (autobasiléia): "Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (6). Ele é Deus Conosco, próximo, perto de nós. Basta voltar o olhar da fé e a ele aderimos. Ele está batendo á porta do seu coração esperando que a abra e o deixe entrar na sua vida e a revolucionar (7). Quanto a você, porque Jesus está na sua vida desde sempre. Mas, você não enxerga. Abra os olhos e o verá. Os olhos da fé, porque com os olhos do corpo você não o enxergará nunca. Não pense que Tomé levou vantagem porque viu Jesus e tocou nele: "Felizes os que não viram e creram". A fé vem pela escuta da Palavra, não pela visão de quem fala: Jesus. Ele está na sua vida. Mas só a fé o vê. Se você crê, todas as coisas lhe são favoráveis, até as que o desagradam. Deus não é sua babá ou band-aid que tapeia cortinhos e feridinhas. Ele é a própria cura, a saúde perfeita (salusàsaúde->salvação). A fé é a cura de todos os males. Não aqueles a que você dá tanta importância e que não passam de queixumes de gente molenga e mimada. A fé é a cura da falta de sentido pra vida, da baixa auto-estima e falta de esperança, que estão na raiz dos seus reais males. "Procurai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, o mais vos será acrescido" (8). O Reino do Pai vem a nós quando vivemos seus valores: o direito e a justiça, o respeito, a solidariedade, a compaixão com os fracos, firmeza com os arrogantes e embusteiros. Viver os valores do Reino é viver segundo os critérios da fé. Conflitos, problemas não são os males maiores: são normais na vida do ser humano saudável. Não há vida sem conflito: todo vivente (animais, vegetais, humanos) está no fio da navalho, em permanente equilíbrio instável: a vida é movimento, e o que se move se atrita. Não se apavore com isto: é parte da vida. Viva a plenitude da paz inquieta, a paz de Deus. "Eu vos dou a paz. Não a paz que o mundo dá. Dou-vos a minha paz" (9). A paz de Deus é a certeza que, se ele é por nós, nada será contra nós, ainda que todas as desgraças desabem sobre nós (10). "Aquele que habita na proteção do Altíssimo e à sua sombra pernoita, diga a Javé: Meu abrigo, minha fortaleza, Deus em quem confio. Ele te livra do laço do caçador ocupado em destruir-te. Não temas o terror da noite nem a flecha que voa de dia. Caiam mil ao teu lado, dez mil à tua direita, nada te atingirá. Porque se apegou a mim, o livrarei e protegerei, pois me conhece" (11). A paz do mundo é ausência de conflito por imposição do mais forte ao mais fraco. O mundo, a sociedade tem gente pronta a dar cala-boca nos que ousam contestar as cangas que jugulam os livres. Jesus é nosso libertador. Nele, somos livres de verdade, ainda quando parecemos acorrentados, e vivemos sem temor os valores do Reino. Mandela era livre, mesmo preso por 27 anos. A liberdade começa no seu coração e não se submete a senhor algum do mundo, pois vive na amizade daquele que é a liberdade em Pessoa: Jesus Cristo.
Pense nisto, e para de fazer oraçõezinhas chantagistas. Deus não as escuta, porque leva você a sério. Ele quer que o busque e viva com ele na liberdade. Deus é Pai, Mãe e Irmão. Não padrasto paternalista, madrasta castradora nem sócio embusteiro.
A fé é dom de Deus. Mas é você quem decide o acolher ou rejeitar, aderir ou não a Jesus, crer ou não, a partir da escuta da sua Palavra fidedigna. Se julga que ela é uma farsa, não está obrigado a crer. Mas o dom continua de pé. Deus não retira o que dá.
A bênção e a maldição, a salvação e a perdição é problema seu, desde que o Verbo se fez carne e habita conosco. Deus já fez a parte dele. Resta você fazer a sua: crer e praticar o que Jesus fez e faz por você. Pare de pedir bijuterias a Jesus, e ponha no pescoço o colar de ouro puro e no dedo o anel coroado com o mais caro diamante! A fé o tesouro preciso que Jesus lhe dá, pelo qual você dá tudo, até a própria vida. Eis a Palavra de salvação!
Geraldo Barboza de Carvalho.
(1) Mc 1,15; Ez 18,32; (2) Is 55,8; (3) Dt 30,14; (4) Rm 12,1-2; (5) Ef 1,4.12; (6) Cl 2,9; (7) Ap 3,20; (8) Mt 6,33; (9) Jo 14,27 (10) Rm 8,31-32; (11) Sl 90 (91); (10)


Autor: Geraldo Barboza De Carvalho


Artigos Relacionados


Perseverança é Persistência, Constância E Firmeza.

Qual é A Condenação Para Quem Não Crê Em Jesus ?

Assuma Hoje O Entendimento Que Deus Vai Dar-lhe.

Compreenda O Reino De Deus.

Não Traia Mais A Sua Consciência.

NÃo HÁ Um Tempo Entre Crer E Receber A BÊnÇÃo De Deus.

Morte