SARAU DA LEITURA INFANTIL



PROJETO SARAU DA LEITURA INFANTIL

Tema: Sarau da Leitura Infantil
Justificativa: Despertar o Interesse nas crianças no mundo da leitura através de contos história e criação de texto entre as crianças,. Uma forma de que as próprias crianças narrem suas próprias história, dando ênfase na criação de seu personagens .
Verificar, através da leitura os elementos que constituíram as histórias que são colocadas no sarau como observação nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativas , que englobam os aspectos lingüísticos e sonoros na produção escrita.
Objetivos Gerais:
Fortalecer a cultura de valorização da leitura e da escrita, desenvolvendo nas crianças a competência leitora.
Objetivos Específicos:
Incentivar ao habito da leitura;
Proporcionar as crianças o contato com as historias através de história em quadrinho.
Incentivar oficinas teatrais
Oferecer atividades dinâmica e criativa envolvendo nas histórias lidas
Estimular a produção de texto de forma interdisciplinar
Construir instrumental de registro de leitura escrita vividos no sarau.
Utilizar diferentes recursos que motivem as crianças a expressão oral e escrita.
Criar um jornal do sarau da leitura, onde será publicado as produções textuais, incentivando as crianças a descrever os textos lidos

Estratégia de Ação

É fazer com que as crianças apresentam suas história através de oficinas E em cada oficina. Em cada oficina demonstre atividades com dinâmica e criatividade para todas as crianças com painéis ilustrativos sobre a historia contada.
Mostrem que a leitura possam ser estimulantes a partir das situações concretas para que as crianças possam saber o que estão lendo, para que, e com que objetivos estão lendo. Assim, será capazes de atribuir sentido ao que lê.
A tal concepção de leitura e escrita permitem construir um enfoque novo, de modo em que o mediador e a criança possam ser leitores que contextualizam a sociedade.


Avaliação:
O projeto do sarau da leitura infantil será sistematicamente avaliado, de acordo com a produção da criança para que sejam percebidos os avanços em relação aos objetivos propostos e resolvidos eventuais impasses detectados em seu processo de execução.

LER È O PRAZER: O sarau da leitura e na produção textuais.
Á partir do pressuposto de que o texto literário tem o poder da autonomia do significado, onde se cria as próprias regras de comunicação, entre o autor e o leitor, dando o incentivo as atividades no conhecimento dos textos dados aos encontros que serão na casa da mediadora do Sarau da Leitura Infantil. Junto com as crianças de cinco anos aos doze anos de idade. Considerando asa diversas modalidades recomendadas na literatura da área, com ênfase na mediação da leitura.
Desenvolvendo vários programas importantes como a arte na leitura, entre outras coisas ligada a educação e cultura, ligada em nosso município.
Dando a importância da leitura em todos os seus programas onde propõem explorar, o livro e a literatura infanto-juvenil em todos aspectos ( forma narrativas,conteúdos , ilustrações , papel, formato), respeitando-se a relação entre textos e imagens.
Através da história contada, em suas diversas modalidade, desde a encenação teatral ate o uso de pequenos recursos visuais, como indumentária de personagens e objetos referentes ao tema literário que vendo sendo oferecido como atividade lúdicas.
A leitura é algo importante para o desenvolvimento do ser humano, pois através dela que podemos enriquecer os vocabulários de nossas crianças, obtendo conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas crianças não tem paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de habito, por falta de iniciativa de casa. Se a leitura fosse um habito rotineiro na vida das crianças, hoje elas saberiam apreciar uma boa obra literária. Muitas coisas que se pode ser aprendemos na escola são esquecida com o tempo, pois não a praticamos a leitura rotineira, tais conhecimento se fixaram a não serem esquecidos posteriormente. Nas duvidas que temos ao escrever poderíamos pegar como habito de ler, talvez nem tivéssemos, pois a leitura torna o nosso conhecimento mais amplo e diversificado. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o individuo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso , assim como certeza ele será adulto, dinâmico e perspicaz.
A leitura deve ser um ima que possa prender o leitor,numa relação de amor na qual ele por sua vez, que deseja desprender, antes de tudo , é descobrir e expandir os horizontes,porem ler apenas como um decifras dos sentidos dos signos parece automatismo.


MOTIVANDO A CRIANÇA A LER

Viajar pela leitura sem rumo sem intenção. Só para viver a aventura é ter um livros nas mãos. É uma pena que só quem saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação! A leitura de todos os bons livros é uma conservação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por mais incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante. Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam. Faço com os meus amigos o que faço com os meus livros. Guardo-os onde os posso encontrar, mas raramente os utilizo.
Proporcionando a uma criança que ela crie o habito da leitura é uma tarefa que deve envolver também o habito daqueles que ela convive. O universo infantil é cheio de faz-de-conta e a criança sempre leva para o imaginário seu mundo real. Daí a importância de que desde pequenas sejam estimuladas amarem os livros como forma de incentivar seu potencial criativo.
Nesse processo é de suma importância que os primeiros livros sejam aqueles mais resistentes, para que a criança possa explorá-los de todas as formas que tiver interesse. Comumente vemos pais chamando a atenção dos pequenos que para que não façam mau uso dos livros, como não riscar, amassar ou rasgar. Mas como a criança ira gostar de um material e se vincular a ele se não puder mantê-lo próximo ou utilizá-lo naquilo que gera prazer, com coisas que já consegue fazer?
Para que a criança sinta-se envolvida pelos livros é importante que possa manifestar sua vontade diante dos mesmos, podendo escrever em suas paginas a historia da forma que ela mesma imagina,com rabisco ou desenho, que mesmo são tendo significado para o adulto o tem para a criança. Aos poucos o pequeno vai internalizando os conceitos da historia alem de abrir-lhe a possibilidade de recontá-la do seu jeitinho, de acordo com sua idade e capacidade, levando ? a ao enriquecimento da imaginação,da criatividade e da linguagem.
É importante também que a criança se tome um bom ouvinte, que ela tenha condições de participar de momentos de narração de história, seja pelos pais, pessoas envolvidas em seu processo educativo ou ainda em livrarias,teatro. Mas nesse caso, é primordial que o contador já conheça a história, para que não faça a leitura da mesma, forma fria e sem atrativos, mas que a conte como se estivesse conversando com a criança e com os personagens, criando um fascínio por aquele que ouve.
Hoje já existem edições de livros que vem com varias forma ativa de participação e envolvimento tanto do leitor como do ouvinte. São livros cheio de estímulos sonoros e mesmo visuais da própria história.
Ensinar os pequenos a amare os livros não é fácil, pois existe um encanto que as histórias sempre transmitem. Alias, a história por si só, os personagens juntamente com o imaginário de cada um de nos conduz a outros lugares, a outras sensações , o que acontece também com a criança. E a partir dessas prazerosas sensações, o desejo de sempre querer mais.
Como diz Rubens Alves Se fosse ensinar a uma criança a beleza da musica não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos junto as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre o instrumentos que fazem a musica. Aí,encantada com a beleza da musica, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza que tem de se ler um bom texto, e com isso fazer da leitura como se tocasse aquela musica que mais gostamos é assim que aprendemos amar leitura. A experiência da beleza tem de vir antes.
O mediador esta sempre em busca de saber qual a melhor forma de obter o melhor resultado com seus alunos. Mas não há um caminho único para se chegar a esse resultado e sim idéias, pressupostos e informações que reagem a pratica do mediador. Assim o objetivo fundamental dos professores é fazer com que as crianças avancem em direção a um desenvolvimento intelectual cada vez mais sofisticado.Para tanto, ele deve ter a seu serviço o conhecimento e a capacidade de observação, elementos que devem andar no processo da criança. Alguns mediadores tem em sua teses que as crianças não tem presentes. Tem apenas futuro.No sarau começa com a idéia de despertar o interesse da leitura perante as crianças e com isso a chance das crianças a se desenvolver como futuros cidadãs que um dia poderá colocar os seus pensamentos a tona. E com essa ajuda em conquistar a leitura nas crianças poderemos afirmar que teremos um bom resultado.Mas, e presente?Nossas crianças precisam estar preparados para o hoje para que possamos viver bem o amanha.Existe um provérbio que diz:"Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele". (Prov. ) Baseando nestas palavras precisamos hoje motivar a criança a ter prazer na leitura e isto desde pequena, inculcar em sua mente a preciosidade que é gostar de ler, ouvir histórias, reproduzi-las, dramatizá-las, vivenciá-las.

Autor: Milena Lopes Borba


Artigos Relacionados


Estimulação Da Leitura Na Infância

A Importância Da Leitura No Ambiente Escolar

Falando Sobre Literatura Infantil

Leitura E Sua Importância

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

A Importância Das Histórias Infantis

Leitura Em ConstruÇÃo:formando Leitores AtravÉs Doa Livros.