TURISMO COMO ATIVIDADE DE LAZER¹



INTRODUÇÃO

O Turismo como uma das representações do lazer, recebeu forte influencia de alguns sociólogos como Joffre Dumazedier, o pai do lazer, perdurador da segmentação dos homens da classe dominante. (Margarita Barreto).

Trata- se de um tema que abrange um estudo profundo e diversificado que vem mudando ao longo do tempo de acordo com conceito de diversos

autores em relação ao lazer voltado para o turismo que envolve pessoas de varias faixa etárias e sexos, que buscam o aproveitamento do seu tempo livre em atividades de lazer ativo ou passivo, sendo muitas vezes trabalhadores assalariados com suas famílias ou aposentados.

O Turismo como forma de lazer possui vários tipos dos diversos gostos, indo dos contemplativos aos esportivos, como turismo cultural e de aventura. Tendo suas praticadas em praças, bosques, trilhas. De acordo com a disponibilidade de tempo livre do trabalhador como turista. Trazendo para os consumidores prazer e aos produtores desta indústria rendimento, e a população emprego e melhoramento da infra-estrutura local.

Objetivo geral: Demonstrar o turismo como atividade de lazer alcançando diversos públicos dispostos ao aproveitamento do tempo livre para atividades de lazer ativo e passivo.

DESENVOLVIMENTO

O Turismo e o lazer existem como resultado de uma sociedade capitalista pós-industrial. Servindo para o conforto dos cidadãos urbanos. Possuindo significados distintos. Onde o lazer é o conjunto de ocupações as quais o individuo pode entreter-se ou ainda, para desenvolver sua formação desinteressada, Joffre Dumazedier.

O Turismo é uma atividade de lazer que serve para relaxar, descontrair e divertir as pessoas. Só que as atividades turísticas ocorrem em locais diferentes do lugar em que as pessoas vivem. É a ação de viajar, hospedar-se em hotéis, utilização de transportes fretados. Sendo uma das manifestações e uma das alternativas do lazer contemporâneo, mas lazer não pode ser considerado turismo. Pois não há custo para usufruir de espaço ou transporte.

O estudo do turismo, por sua vez, não pode ser desvinculado do estudo do lazer. Retomando uma argumentação iniciada mais acima, o turismo é uma

atividade que se coloca no âmbito mais amplo do lazer. As decisões de fazer turismo dão-se às vezes em conjunto com algumas atividades de lazer das pessoas (exemplo: viajar para ir ao Beto Careiro World) e - sempre - em detrimento de outras (exemplo: acompanhar / participar de eventos ou atividades na própria cidade de residência em vez de viajar). É preciso, portanto, compreender também com bastante profundidade a questão do lazer e do uso do tempo, para que se possa melhor situar, analisar e gerir as práticas ligadas ao turismo. A gestão de empreendimentos como parques temáticos, um exemplo entre muitos outros, não pode prescindir de estudos na área do lazer, pois esses parques podem colocar-se na rota de turistas ou concorrer com elas.

Segundo Dumazedier a três tipos de lazer. Os três D:

* Descanso: libera do cansaço, gerado no âmbito do trabalho.

* Diversão: libera do tédio e da monotonia da atividade cotidiana.

* Desenvolvimento Pessoal: desenvolvimento da personalidade tornando-os capazes de participar de atividades sociais e culturais sem nenhum interesse.

Essas três funções voltadas ao turismo possibilitam o empregado a usufruir de espaços para o lazer sendo que em algumas vezes fora da localidade residente passado para uma atividade turística.

Para que haja consumo de lazer e de turismo, é necessário que as pessoas tenham preenchido em primeiro lugar todas as suas necessidades vitais, paro o que devem desembolsar parte de sua renda mensal. Ocorrendo dentro do tempo livre de fim-de-semana ou férias. Dependendo do tempo disponível, dinheiro, atuação no mercado, valores, residência, sexo e idade. Com motivações positivas e objetivas de prazer e aproveitamento dos espaços visitados.

O público consumidor e bem diversificado indo de jovens na graduação, que viajam para congressos, simpósios aproveitando o tempo livre entre as atividades acadêmicas para o lazer, a idosos aposentados que visam

aproveitar ao máximo o tempo de fim de carreira para prestigiarem tudo que antes na vida ativa profissional não tiveram possibilidade com auxilio de médicos, nutricionistas, terapeutas. Sendo um dos públicos mais rendáveis do mercado.

Na pratica do lazer o turista dispõe de diversos tipos de turismo: Turismo Cultural que se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato mais "intimo" com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência cultural; O Turismo Cientifico por sua vez se constitui como sub-dimensão do Turismo Cultural vulgarmente classificado como uma viagem de estudos, pesquisa ou investigação; Turismo de congresso que se caracteriza por viagens cujo objetivo é reunir-se na tentativa de trocar experiências entre profissionais de uma mesma categoria; Turismo de Aventura que compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo; Ecoturismo que é voltado para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos, entre outros.

Onde o turismo como atividade de lazer trás ao local de ativação uma elevação no rendimento anual do estado, gerando emprego, melhoramento nas vias públicas, implementação de praças e bosques para atividades de lazer ao ar livre, infra-estrutura, restauro de prédios antigos visando assim um melhor aproveitamento do tempo livre.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Turismo como atividade de lazer possibilita ao turista dispor de diversos atrativos pagos e gratuitos, visitações em espaços de belezas encantadoras com praticas esportivas e contemplativas.

Abrangendo pessoas de diversas idades, ambos os sexos, trabalhadores e aposentados, que dispõem de tempo livre de fim-de-semana, feriados prolongados e férias.

Onde a atividade turística só e de lazer quando há um custo e o deslocamento para outros espaços distantes do residencial, quando ocorre como opção de lazer individual ou em grupo, como viagens para parques aquáticos ou de diversões.

Tendo como público alvo estudantes acadêmicos, que vão em busca de conhecimento com um entretenimento no final da viajem, idosos que possuidores de um rendimento fixo no final do mês podendo assim, utilizar os serviços de atividades de lazer e entretenimento no turismo sem nenhuma preocupação.

Visando o lazer como uma dinâmica do turismo os diversos tipos do mesmo, já estão adaptados a pratica de diversas formas de lazer tanto esportivo, cultural, científico, etc. Sendo que essas atividades alem de trazerem um melhor aproveitamento do tempo livre da classe trabalhadora trás a população do respectivo estado onde se há pratica do turismo um avanço econômico e social com melhorias nas cidades e nos espaços ânticos, com construção de outros para contemplação e satisfação dos visitantes.

REFERÊNCIAS

1. MARTINS, J. OLIVEIRA -JORNAL DO ESTADO. Disponível no site: http://altamontanha.com/news/1/news/news_item.asp. Acesso em: 10 de agos de 2009.

2. OFFE, CLAUS. CAPITALISMO DESORGANIZADO ( TRAD. PORT.), S. Paulo: Ed. Brasiliense. Fundação Getulio Vargas- escola de administração de empresas de são Paulo, 1994. Disponível no site http://www.eaesp.fgvsp.br/default.aspx.

3. WIKIPEDIA. TIPOS DE TURISMO. Disponivel no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_cultural. Acesso em : 10 de agos de 2009.
Autor: Willa Silva Prazeres


Artigos Relacionados


Turismo Rural: Porquê?

"o Turismo Na Economia Brasileira"

O PatrimÔnio Cultural E Sua ImportÂncia Para A Atividade TurÍstica

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg

Design De Curso: Inglês Instrumental Para Guias Turísticos

Viagem No Mês De Julho Para Curitiba: Hotéis, Lazer E Turismo