AVALIAÇÃO QUALITATIVA



1.Introdução
Este artigo tem o objetivo de abordar as diferentes funções e aplicações da avaliação. A educação e a avaliação são termos indissociáveis, por isso deve-se levar em conta que a avaliação é de suma importância no processo educativo, pois é através de instrumentos avaliativos que podemos acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

2.A sucessiva Prática avaliativa
Existe uma grande contradição entre a prática de alguns educadores e a real finalidade em avaliar. Muitos professores usam a nota como prova de autoritarismo ou como penalidade por alguma falta, usando-a para fazer com que os alunos prestem atenção na aula ou fiquem quietos: "olha, o dia da prova está chegando", "uma dessas questões que eu estou explicando pode cair na prova", destilando em doses homeopáticas seu poder de reprovar ou promover, associando assim o ato de avaliar a um processo penoso. Com isso, os estudantes passam a imaginar que avaliação é um bicho de sete cabeças, virando uma tortura o dia da prova.
Freqüentemente o termo avaliar é associado a outros como, exame, nota, fracasso, promoção e repetência. Como afirma Hoffmann (2002): temos de desvelar contradições e equívocos teóricos dessa prática, construindo um "ressignificado" para a avaliação e desmitificando-a de fantasmas, de um passado ainda muito em voga.
A eficiência do trabalho do professor está intimamente ligada aos resultados alcançados pelos alunos, pois esses resultados são um espelho do esforço do professor em promover certas transformações nos alunos.
Em decorrência de uma nova concepção pedagógica, com o suporte de estudiosos, teóricos e educadores, o processo avaliativo, com intuito de simples testagem, exercendo uma função classificatória, burocrática, sem a intenção de transformações, vem fraquejando. Assumindo novas dimensões, tornando-se mais ampla e comprometida. Caracterizando a funcionalidade da avaliação Tyler, (1974) cita:
(...) Como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos ? em outras palavras, como os objetivos visados consistem em produzir certas modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudante ? a avaliação é o processo mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo. (...) (p.99).

A avaliação, nesta nova concepção, tem a função de diagnosticar as dificuldades dos alunos, controlar e classificar. Não foi deixada de lado a intenção de mensurar o que o aluno aprendeu, porém a avaliação não se encerra aí, passando a englobar outros procedimentos existentes e o que eles podem trazer de significativo para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, da turma, dos currículos, dos professores.

3.Conclusão
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96 artigo 24 inciso V mostra-se muito mais flexível em relação ao sistema de avaliação do que as instituições fazem prevalecer:
(...) Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (...) (BRASIL,1996, p.87)

Devemos nos conscientizar que avaliar e por conseqüência educar vai além de aferir dados, é necessário que haja transformação, tanto da parte do educando quanto da parte do educador. Provas e testes são instrumentos utilizados no processo avaliativo, não ignorando sua importância, devemos ter claro que o processo não se encerra aí, pois existem outras habilidades que não podem ser aferidas com lápis e papel. Avaliar vai além do registro de notas, pois os aspectos qualitativos como ajustamento pessoal, interações sociais, habilidades psicomotoras entre outras não são mensuráveis e sim observáveis a fim de assegurar evidências de transformações de comportamento em seus diferentes níveis de manifestações.


Autor: Alessandra Almeida Dos Anjos


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