Problemas! Um veneno ou um remédio?



Problemas! Um veneno ou um remédio?
Problemas normalmente são associados a momentos ruins em nossas vidas, pois trazem desconforto e nos tira de uma determinada situação de estabilidade. Mas será que isso é tão ruim assim?
Se pararmos para pensar veremos que o aparecimento de problemas ao longo dos tempos trouxe para a humanidade tragédias que infelizmente de forma muito severa fez com que o meio social, cientifico e empresarial se mobilizasse na busca de uma solução. Isso trouxe a evolução em muitos campos da sociedade. Vamos analisar que a evolução de um setor obriga que outros setores envolvidos na cadeia de processos também evoluam.

Como temos tratado os problemas quando eles aparecem?
Dentro do meio empresarial ou industrial um problema quase sempre é visto como um veneno que entra pelas veias da cadeia produtiva e começa a destruir tudo aquilo que parecia saudável e lucrativo.
Realmente ele o será se não for tratado da forma correta, se não for dada a importância devida ou se for menosprezado por parecer "pequeno ou inofensivo" perante a realidade atual da empresa. Mas algo que hoje é grande com certeza já foi "pequeno e inofensivo" e só cresceu por que foi alimentado pela incapacidade de se perceber seus malefícios logo no início.
Lembre-se um vírus ou uma bactéria microscópica pode derrubar um ser humano adulto, e algumas delas em pouco tempo. "É só uma gripe vai passar logo" depois de alguns dias está lá você, sabendo que contraiu algo mais grave ou até fatal. Desculpe o exagero, mas acho que é um bom exemplo.
Quantos problemas que hoje estão derrubando os resultados das empresas começaram bem pequenos, talvez num setor sem muita importância ou até num setor vital, mas que no momento que aconteceu não foi dada tanta importância, o chamado "Empurrar com a barriga" ou então, "Deixa como tá pra vê como fica".
Outra frase perigosa é a famosa "Estamos contornando o problema". Mas contornar quer dizer dar a volta, isso significa que o problema vai continuar lá e em algum momento vai mostrar suas garras com toda força.
Com certeza também já ouvimos a frase "Problemas devem ser resolvidos e não administrados".
Mas na maioria dos casos o que se percebe é a tentativa de se administrar o problema em vez de resolvê-lo, com o argumento da falta de tempo ou falta de recursos, alias estas são ótimas desculpas para quem não quer assumir que não sabe por onde começar a resolver.

Fazendo uma autocrítica, será que agimos resolvendo ou administrando problemas?
A evolução da humanidade depende de enfrentar e resolver problemas, e os atuais estão aí: energéticos, combustíveis, poluição, AIDS e muitos outros.
Muitas empresas com o passar do tempo perceberam isso e investiram pesado em ferramentas que auxiliam no entendimento e na melhor forma de resolver problemas capacitando seus profissionais de áreas estratégicas para aplicarem tais ferramentas e usarem a seu favor.

Neste momento se inverteram os papeis. "O Veneno passou a ser o Remédio"
Com essa troca de foco, todo problema, por menor que seja passa ser uma rica fonte de análise e possibilidades de se aperfeiçoar um determinado processo gerando assim produtos inovadores, com maior qualidade, maior durabilidade, menores perdas e maior sucesso no mercado. Traduzindo isso em melhores vendas, maior lucratividade e crescimento.
Qual empresa não quer tais condições? "Vendas, Lucros e Crescimento"
Com certeza ninguém quer viver o tempo todo resolvendo problemas e nenhuma empresa sobrevive só resolvendo problemas, mas quando eles aparecerem devem ser utilizados a nosso favor. Agora se sua empresa ultimamente só anda tendo que resolver problemas, infelizmente acredito que ele já virou um "Veneno" , ta na hora de alguns conceitos serem revistos.
Existem várias fontes de problema dentro de uma empresa, tais como: Pessoas, equipamentos, processos, insumos e sistemas, mas a única coisa que não deve ser um problema e o produto final, esse tem que estar em perfeitas condições. Mas como conseguir isso se o produto final depende de todos os fatores mencionados acima?
Preparando pessoas para reconhecer e estudar profundamente os problemas!
Com certeza você já sabe que de uma cobra, escorpião, aranha (potencial problema) se extrai o "Veneno" e se transforma em antídoto "Remédio", mas para isso alguém ou algumas pessoas se debruçaram e seus estudos e conseguiram reconhecer as substâncias existentes no veneno e reverter o efeito criando um antídoto. Talvez seja uma boa dica quando aparecer algum problema dentro da empresa, estudar o que faz aquilo ser um "Problema ", separar todos os fatores que levaram aquela condição a se tornar prejudicial ao processo ou produto e tendo em mãos estes conhecimentos reverter seus efeitos para passar a ser "Solução" para o futuro.
Lembre-se, as vezes é preciso sacrificar algumas cobras, escorpiões e aranhas durante este processo, faz parte em nome da evolução para encontrar a formula em que o "Veneno vire Remédio". Então algumas perdas internas podem acontecer, mas melhor perder dentro do processo na busca da solução do que perdas externas, afinal ninguém quer perder clientes.
Então fica uma reflexão:
Porque quando um problema aparece ficamos tão tensos e apreensivos?
Será que é por que, para muitos de nós ele é visto como um "Veneno" que veio para nos derrubar? Tirar-nos da zona de conforto? E principalmente demonstrar o quanto não somos tão bons quanto aparentamos ser naquilo que fazemos?

Agora se você se preparou abrindo o entendimento quanto às necessidades de conhecer e aplicar as ferramentas de análise e resolução de problemas ele passa a ser um "Remédio", pois as empresas procuram profissionais que transformem "veneno em remédio".
Lembrem-se problemas nunca deixarão de existir basta agora a nós escolhermos para que vão servir "veneno ou remédio?"

Autor: Jurandir Donizete Pereira De Souza


Artigos Relacionados


Ação Corretiva

A Alma De Meus Poemas

Amor: Razão De Viver

Atendimento Ao Cliente Nas Grandes Empresas Será Que Está Satisfazendo?

Feira Corporativa

A Palavra Usada Na Hora Errada

Resolução De Problemas: Teste Os Seus Pressupostos Sobre Tudo