DIA DO GAÚCHO - 20 DE SETEMBRO



A data é lembrada como o inicio da Revolução Farroupilha (guerra dos Farrapos), como também é conhecida. Caracteriza-se muito bem pela história e a tradição de um povo forte, valente batalhador. O gaúcho: homem, mulher de fibra, brasileiros de costumes próprios, regionalista, desbravador guerreiro...

Povo que ama suas origens, suas raízes e preserva suas tradições. Mas também um povo solidário, hospitaleiro gentil. Esse é o povo brasileiro. Cada região com suas características próprias, seus costumes, suas tradições... Mas acima de tudo, brasileiros de coração e de alma.

Esse é o gaúcho. A gaita, o fandango, o churrasco e chimarrão... "A prenda linda que mora neste chão". A mulher gaúcha, forte, prendada, mãe, esposa, carinhosa, amante, delicada... Mulher brasileira.

Falar das tradições gaúchas é falar da musicalidade, os conjuntos de fandangos, do vaneirão, do xote e do bugio... Os CTGs, o cavalo, os rodeios, as cavalgadas... Os causos de galpão. Esse é um pouco dos principais valores preservados pelo povo gaúcho.

Vestir a bombacha, calçar a bota, colocar o chapéu de aba larga, o lenço no pescoço, não é pra qualquer um. Tem que ter um pouco da bravura, da audácia, da valentia do sotaque... do temperamento, desta cultura que é do Rio Grande do Sul, mas que se espalha pelo Brasil inteiro, e até pelo mundo.

Esta é uma singela homenagem deste catarinense, admirador e amante das tradições gaúchas. Minha música preferida, o Bugio. Meu instrumento preferido; o Acordeom ou gaita como falamos. Meu baile preferido: O fandango gaúcho. Meus artistas preferidos entre outros... Edson Dutra, Gildinho, Porca Véia... Minha paixão e encantamento; A mulher gaúcha vestida de prenda. Sem falar do churrasco, da costela assada no fogo de chão, da boa cachaça e do velho e bom chimarrão.

Autor: Bernardo Becker


Artigos Relacionados


Cultura Gaúcha - O Tradicionalismo Como Marca Regional

Uruana Uma HistÓria

Mulher Ii

Uma Reflexão A Cerca Do Regionalismo E Da Representação Do Gaúcho Por Meio Da Obra “netto Perde Sua Alma”

Quando Fui Feliz

O Folclore Brasileiro

Paixão Côrtes: A Protagonista Dos Registros Românticos Nos Primórdios Do Tradicionalismo Gaúcho