Mulheres do Brasil e do mundo



Ahn, Mulheres...Mães, irmãs, filhas, avós...Mulheres.
Mulheres guerreiras, batalhadoras, divertidas, simpáticas, sisudas, homicidas, assassinas, delegadas, prefeitas, santas, deputadas, professoras, presidentes, donas de casas, mulheres...Anh Mulheres.
São tantas Marias, Severinas, Karinas, Marculinas, são tantas Dilmas, Fernandas, Anas, Marietas, e Terezas.
A Mulher vem se destacando desde a fundação do mundo, seja de forma positiva ou negativa. Quem seria Adão se não tivesse havido a Eva, seria apenas um belo varão e sua esposa. Mas Eva era curiosa, atenciosa, ardilosa, Eva mudou a história da humanidade ao se afastar de seu homem e se aproximar da serpente.
Desde Cleópatra, Joana D?Arc, Carlota Joaquina, Anita Garibalde, Cora Coralina, Carmen Miranda, Tereza de Calcutá, Evita Perón, Irmã Dulce, Princesa Diana e tantas outras, mulheres que mudaram o rumo da história, seja da sua própria história, seja da história do outro, de sua casa, de seu bairro, seja de sua cidade, ou seu país, e até mesmo do mundo.
Mulheres que por muito tempo ficaram escondidas, acanhadas, encabuladas, espancadas. Mulheres que foram abusadas, mortas, amadas, cortejadas, e desejadas.
Mulheres que não tinham direitos, não votavam, não tinham voz ativa, não opinavam.
Mulheres que pariam, amamentavam, deliravam, e gozavam.
Ahn Mulheres...
Uma pretinha surrada do interior do Brasil, com suas mãos frágeis e cheias de calos, mais com força e fibra de conduzir e criar sua prole, de carregar balde na cabeça e lenha nas costas, olhos sofridos, rugas que escondem a idade verdadeira pelo desgaste do sol e do sofrimento, Uma pretinha que sozinha cria seus dez filhos com o pouco que a terra árida lhe proporciona, uma pretinha que descende das senzalas, que nunca viu uma escola, que nunca brincou com uma boneca de plástico, uma pretinha que teve sua infância arrancada, que nunca foi amada e que nunca soube o que é o amor, mãos duras, semblante duro, coração duro, o resultado de uma vida dura. Aguarda pela vizinha morte que lhe ronda a cada dia, mais nunca desiste de ver um dia, seu cantinho e seu Brasil virar a terra prometida.
Ahn Mulheres...
Uma mineirinha de fibra, estudante e militante, lutou contra a ditadura, foi presa e torturada, teve seus direitos caçado, e sofreu com preconceitos, viu seus governantes que deviam lhe proteger, lhe estender a mão, se virarem contra ela, lhe esbofetear com essas mesmas mãos que deveriam lhe acalentar, viu seus irmãos do exercito lhe perseguir, seus irmãos policias lhe prender, viu a cela que antes guardara bandidos, assassinos e ladrão, aprisionar seu coração, seus direitos e seus deveres. Uma mineirinha corajosa, que não se intimidou a tantos machistas, a tantos malfeitores e predadores, Uma mineirinha que lutou venceu e chegou ao poder, de uma forma tímida, mais de braço forte. Tava nascendo uma vitoriosa, que da escuridão de sua cela chegou ao resplendor de sua e então só agora pátria amada e idolatrada, que passou a idolatrá-la a partir de então, e muitos de seus perseguidores hoje a seguem.
Precisou de uma mulher, uma mineirinha antes apagada, para peitar o congresso e seus corruptores, precisou de uma mineirinha para peitar a ONU nos Estados Unidos, papel que nenhum então brasileiro, país tão machista e cheio de machões, teve coragem de fazer, uma brasileira cheia de fibra e quando precisa braço de ferro, uma mulher cheia de coragem que enfrentou governo e oposição, que enfrentou governantes e outras nações, mulher que como a pretinha também que esperava por um Brasil melhor, só que com uma diferença, ela mesma está tentando fazer do Brasil um país melhor, e sua vizinha, a morte, ainda vai ter que esperar um bocado por essa mineirinha que ainda tem muito trabalho a fazer, muita faxina pra executar, muitos homens machistas para mandar.
Ahn mulheres...Que belas curvas, que bela magreza, que bela gorducha, que bela negra, que bela branca, que bela mulata, que bela índia, afinal que belas mulheres.
Estamos sendo tomados pelo mundo feminista, por belas artistas, que não me deixa mentir Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Lilian Cabral, por belas atletas como Daiane dos Santos, Maureen Magii, Hortência, ainda temos belas cantoras assim como Ivete Sangalo, Maria Rita e Alcione, podemos ficar a vida toda dando exemplos de belas e tão artísticas mulheres brasileiras. Sem esquecer da importância das que nos deixaram, que sejam brasileiras de nascimento ou de coração fizeram história em nosso país e no mundo, e continuamos a citar as belas como Carmen Miranda, Elis Regina, Leila Diniz, novamente a irmã Dulce, e quem poderia esquecer a voz e a precisão vocabular da belíssima Cora Coralina, Maria Quitéria considerada a nossa Joana D?Arc, Anita Garibalde e tantas mais.
Ahn mulheres, o que seria da humanidade sem o teu útero para nos gerar, sem teus seios para nos amamentar, sem tuas pernas para nos aconchegar. ...Eu respondo, seria um mundo cinza, um mundo feio, um mundo sem valor e sem alegria.
Vós mulheres sois belas, comparadas as mais belas forças da natureza, de uma simples abertura de flor a mais torrencial tempestade, em luz, és vida, e acima de tudo és nosso motivo de continuar a viver neste mundo desgraçado pelas mãos dos homens.
Ahn mulheres... Ahn Mulheres... Ahn Mulheres...

Daniel Marx


Autor: Daniel Marx


Artigos Relacionados


As Mulheres Na PolÍtica

Mulher - 8 De Março, Dia Internacional Da Mulher

Querem Acabar Com A Lei Maria Da Penha, Eu Também Quero.

Liderança Feminina

Dia Internacional Da Mulher

Maria Da Penha (mulher Persistente)

Pra VocÊ, Mulher