IEMANJÁ, UM MITO DE MULHER INTEGRADA



Elisabete Silva Fernandes
Psicopedagoga, Arteterapeuta Junguiana e Professora de Artes do IFBA
[email protected] 

        INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo ampliar a perspectiva sobre a importância da integração equilibrada de todos os aspectos pertinentes ao feminino, na mulher atual. Para tal, serão discorridos alguns conceitos básicos sobre a Psicologia Analítica e desenvolvidas algumas reflexões acerca da relação entre o conceito da grande Mãe e as qualidades guerreira (Iemanjá Ogunté) e materna (Iemanjá Aoiô) de Iemanjá.

Assim, esse trabalho leva a reflexões acerca do feminino, no intuito de enfatizar a importância do reconhecimento e manifestação equilibrada dos diversos aspectos inerentes à energia feminina, trazendo da mitologia africana a figura de Iemanjá como mito de mulher integrada. Representa Iemanjá, deusa da Mitologia Africana, um mito de mulher integrada?

Observamos, no mundo moderno, um comportamento feminino cada vez mais distorcido, competitivo, racional e analítico.  Muitas vezes incoerente com a expressão do feminino, este comportamento apresenta-se sob uma forma exacerbada de atitudes masculinas e revela o desafio das mulheres no mundo moderno: Expressar a energia feminina que lhe é peculiar, acolhendo o seu aspecto masculino, a favor da sua realização. Na atualidade testemunhamos que há uma necessidade premente de recuperação do feminino na mulher

Ao analisarmos a questão sob uma perspectiva Junguiana, podemos afirmar que a mulher traz, desde o seu nascimento, um potencial energético que lhe é peculiar, consonante com determinados arquétipos do Inconsciente Coletivo, que vão sendo moldados através da educação recebida. À medida que a mulher se desenvolve, diversas facetas se apresentam, no entanto, muitas vezes, manifestam-se distorcidas em relação ao potencial original do ser, devido a uma educação formal inadequada.

Relacionar as qualidades de Iemanjá, da mitologia africana, à mulher moderna facilita o entendimento acerca dos conflitos entre as atitudes femininas e masculinas tomadas por essa mulher que atualiza a memória arquetípica formativa do povo brasileiro em relação ao assunto em questão. Mas, principalmente permite aprofundar o estudo sobre a relação das qualidades das deusas com os aspectos da personalidade feminina que se manifestam a depender das circunstâncias de vida, permitindo à mulher um aprofundamento acerca de si mesma.

A problemática do Feminino tem exatamente o mesmo significado para os psicólogos da cultura, que reconhecem que a ameaça à humanidade atual assenta-se, em grande medida, no desenvolvimento patriarcal unilateral da mentalidade masculina, que não é mais compensado pelo mundo “matriarcal” da psique.

O modelo ideal da psicologia Profunda do futuro é o desenvolvimento do indivíduo até que ele atinja sua totalidade psíquica na qual o seu consciente esteja critativamente unido ao conteúdo de seu inconsciente.(NEUMAN,1996)...

Download do artigo
Autor: Elisabete Silva Fernandes


Artigos Relacionados


Sem Maquiagem...

A Mulher Como Agente De Transformação: Assuma A Liderança

A Mulher Moderna: Conciliando O Lar E O Trabalho

A Identidade Em Questão Na Literatura De José Euclides Neto - A Enxada E A Mulher Que Venceu O Próprio Destino (1996)

Mulher

Mulher Empreendedora

Submissão Da Mulher