Explorando alimentação saudável.



Explorando alimentação saudável com conhecimento teórico-prático com frutas, verduras e hortaliças a partir do seu cultivo; enfocando o estudo literário e empírico. 

1. INTRODUÇÃO

Visando conhecer o cultivo e nutrientes encontrados em cada um dos frutos, verduras e hortaliças, conhecendo e reconhecendo os benefícios para a saúde humana, ou seja, viver com saúde a partir de uma alimentação saudável e ainda abrangendo idéias de sustentabilidade a partir do conhecimento do cultivo das varias espécies aqui apresentadas.
A alimentação é um fator de grande importância no desenvolvimento nutricional do ser humano, a consciência de uma educação alimentar para se ter um corpo saudável adotando medidas de equilíbrios como saber dosar os alimentos nem mais nem menos, tudo precisa ser dosado, é bom saber que dosada mente frutas, verduras e hortaliças devem ser à base de uma boa alimentação os demais alimentos vem como acréscimo.
Segundo Mazzini. A relação entre alimentação e saúde é conhecimento desde a Antiguidade, sendo vasta a produção científica e leiga sobre o assunto. Os primeiros escritos médicos a respeito de sua importância para a saúde foram produzidos por Hipócrates, o pai da medicina, nos séculos V-IV a.C. ? e muitos conhecimentos e convicções são ainda aceitos nos dias atuais.
Àquela época, já se conhecia a importância de um tipo de tratamento que utilizava os alimentos para a cura de algumas doenças, e já fazia uso da farmacologia e, mesmo, de cirurgias. No entanto, a terapia que priorizava os alimentos tinha como público-alvo apenas os ricos e abastados. Preconizava-se, ainda, que a nutrição e a dietética, os exercícios físicos a sexualidade e o repouso eram fundamentais para a prevenção de doenças e manutenção da saúde.
Um importante conceito acrescentando por Hipócrates a seus estudos foi o de que o homem gasta energia quando faz exercícios, e os alimentos e bebidas compensam tal perda ? hoje, sabe-se bem mais sobre o assunto. (MAZZINI, 1998.)
Neste século XXI, é notória grande parte das pessoas se encontrarem obesas, ou seja, acima do peso a maioria das vezes por falta de uma alimentação saudável a base de frutas, verduras e hortaliças, e excesso de outros alimentos.
Já as carências de determinadas vitaminas contidas nos alimentos, causam desnutrição, muitas vezes doenças, como por exemplo: a falta do cálcio do leite além de não haver um bom crescimento nas crianças, na idade adulta precocemente a descalcigenação óssea será certa, ocasionado a osteoporose. Uma doença que enfraquece os ossos.
É importante ler vários artigos e literaturas de biologia dentro do assunto abordado ainda orientação de nutricionista para ter maior sucesso nesta alimentação sugerida.
Atualmente, a alimentação vem sendo aplicada sob o enfoque da prevenção dos problemas de saúde é incorporada como direito humano básico. A esse respeito, Valente diz:

"(...) o direito à alimentação começa pela luta contra a fome, ou seja, pela garantia a todos os cidadãos do direito de acesso diário a alimentos em quantidade e qualidade suficiente para atender às necessidades nutricionais básicas essenciais para a manutenção da saúde". (VALENTE, 1997)


Autor: José Carlos Cosme Dos Santos


Artigos Relacionados


Repensando A AlimentaÇÃo Infantil

Fome Oculta, VocÊ Sabe O Que É?

Suplemento De Vitaminas Herbalife – A Importância Dos Nutrientes

Fibras Essenciais Para Uma Dieta Saudável

Obesidade E Aspectos Relacionados A Uma AlimentaÇÃo SaudavÉl

ImplementaÇÃo Dos Alimentos Funcionais Nas Escolas Na AlimentaÇÃo De CrianÇas Com DÉficit Nutricionais

Emagrecimento – Alimentação E Exercícios