Relação entre o ''conhece-te a ti mesmo'' e o ''cuidado de si''



O cuidado de si é uma forma de síntese, um ponto de conexão, entre a história da subjetividade e as formas de governabilidade.
Na cultura grega, o cuidado de si é o fato de ocupar-se de si mesmo, preocupar-se consigo, nesta cultura o cuidado de si estava atrelado a uma perspectiva de governo dos outros ou governo da cidade. Para Foucault, quando os gregos defendem o cuidado de si, na verdade, referem-se ao cuidado da alma, como espaço para o pensamento, para a reflexão, o diálogo, o encontro com o outro, ou seja, o cuidar de si, ocupar-se de si, ocupar-se da alma, implica que o indivíduo tenha uma melhor compreensão de sua relação com os outros e do mundo que está a sua volta, portanto, cuidar de si, significa conhecer-se.
Quando surge o preceito délfico "conhece-te a ti mesmo", ele surge atrelado ao princípio do "cuida de ti mesmo", ele fica aparentemente subordinado. Quando o preceito délfico aparece na filosofia, ele aparece em torno do personagem Sócrates, onde este aparece sendo o homem do cuidado de si e tem por função incitar os outros a se ocupar consigo mesmos, se preocuparem consigo mesmos, terem cuidado consigo mesmos.
Quando Sócrates vai fazer sua defesa perante seus acusadores e seus juízes, ele diz que não se sente nenhum pouco envergonhado por estar naquela situação, muito pelo contrário, Sócrates diz estar extremamente orgulhoso por poder interpelar as pessoas e lhes dizer para ocupar-se consigo mesmas, sendo essa, uma ordem dada pelos deuses, a qual Sócrates obedece. Em seguida, Sócrates, retomando o tema do cuidado de si, diz aos atenienses, que se realmente for condenado, quem perderia, seriam eles próprios, pois não teriam mais ninguém para incitá-los a se ocuparem consigo mesmos. Neste cuidado de si, existem por assim dizer, quatro coisas importantes. Primeiro, é Sócrates quem incita os outros a ocuparem-se consigo mesmos, mas esta atividade lhe foi confiada pelos deuses, ou seja, Sócrates está cumprindo ordens. Em segundo lugar, Sócrates que incita os outros a ocuparem-se consigo mesmos, acaba deixando de ocupar-se com ele próprio. Em terceiro lugar, o cuidado de si fica sendo um momento em que os olhos se abrem, acorda-se e se alcança a luz primeira. E em quarto lugar, também existe a comparação que é feita entre Sócrates e um inseto que persegue os animais, pica-os e os faz correr e agitar-se, ou seja, o cuidado de si fica então sendo uma espécie de aguilhão que deve ser cravado no homem, fazer parte de sua existência e constitui um princípio de agitação, de movimento.
Vemos que o cuidado de si é o fundamento a partir do qual se justifica o imperativo do "conhece-te a ti mesmo".
Fica então descrito que o cuidado de si tem relação íntima com o conhece-te a ti mesmo, sendo que, o cuidado de si acompanha o conhecer-se a si mesmo e se torna uma noção fundamental para caracterizar a atitude e a atividade filosófica.
Autor: Márcia Paz Bohrer De Andrade


Artigos Relacionados


Resenha Do Primerio E Segundo Alcibíades

Teeteto

Sexualidade, Poder Na Visão De Focault

Analise Do Fédon

A Virtude Socrática

Maieutica

Cuidado