Diferentes concepções de Estado: Estado Liberal ? Social Democrata Real ? o Estado proposto pelas idéias neoliberais



Diferentes concepções de Estado: Estado Liberal ? Social Democrata Real ? o Estado proposto pelas idéias neoliberais

O Estado exerce um relevante papel, devendo servir de instrumentação apoio, motivação, não sendo empecilho nos processos democráticos. O espaço participativo revela que a formação de um sujeito social, consciente e organizado, capaz de estabelecer suas prioridades, de defesa da cidadania, que saiba dizer não ao desrespeito aos direito humanos, pode aperfeiçoar a qualidade do Estado.
Sabe-se que para a manutenção da ordem divergente sempre coube ao Estado a função de regular e de definir o cidadão. Entre tanto, sendo o Estado inevitável e imprescindível, torna-se necessário o seu controle democrático, o que se efetiva por meio da mobilização das forças coletivas, que é capaz de dizer que o Estado lhe convém, em torno de um conjunto de valores que propicie condições para o novo reordena mento. É preciso compreender e restaurar a relevância do serviço publico, como também, da cidadania organizada.
O Estado é uma estância a serviço da sociedade, cuja excelência esta em seu caráter publico, entretanto a que se mudar a forma de viver e compreender o Estado, bem como defender uma concepção política pautada na intervenção estatal que obviamente a segura a construção de um novo projeto nacional que expressa o bem comum de um povo, gerando oportunidades e fontes de energia, esperança e sonhos.
Para alem da crescente sofisticação na produção de instrumentos de avaliação de programas, projetos e mesmo de políticas públicas é fundamental
"Se "referir às chamadas" questões de fundo", as quais informa, basicamente, as decisões tomadas, as escolhas feitas, os caminhos de implementação traçados e os modelos de avaliação aplicados, em relação a uma estratégia de intervenção governamental. é uma destas relações consideradas fundamentais é a que se estabelece em entre Estado e políticas sociais, ou melhor, entre a concepção de Estado e as políticas que implementa, em uma determinada sociedade, em determinado período histórico.
Na analise e avaliação de políticas implementadas por um governo, fatores de diferentes natureza e determinação e são importante. Especialmente quando se focaliza as políticas sociais como as de educação, saúde, previdência, habitação, saneamento básico. Estes diferentes aspectos devem estar referidos a um contorno de Estado do qual eles se movimentam. Torna-se importante aqui a diferenciação entre o Estado e governo. Para se adotar uma compreensão sintética compatível com os objetivos deste texto, é possível se considerar Estado como o conjunto de instituições permanentes-como órgão legislativos, tribunais, exercito e outras
que não formão um bloco monopólico necessariamente ? que possibilitam a ação do governo, e governo, como o conjunto de programas e projetos que partem da sociedade ( políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros), propõe par a sociedade como um modo, configurando-se a orientação políticas de um determinado governo que assumir e desempenhar ad funções de Estado por um determinado período.
As políticas sociais-e a educação-se situam no interior de um tipo particular de Estado, e são forma de interferência do Estado visando à manutenção das relações sociais de determinadas formação social. A relação entre a sociedade e Estado, o grau de distanciamento ou aproximação, as formas da utilização ou não de canais de comunicação entre os diferentes grupos da sociedade e os órgão públicos ? que refletem incorporam fatores culturais, estabelecem contornos próprios para as políticas pensadas para uma sociedade, indiscutivelmente as formas de organizações, o poder de pressão e articulação de diferentes grupos sociais no processo de estabelecimento reivindicação de demandas são fatores fundamentais na conquista de novos e mais amplos direitos sociais, incorporado a exercício da cidadania.



Autor: Ana Cristina Da Cruz Santos


Artigos Relacionados


A ParticipaÇao Popular AtravÉs Dos Conselhos Na GestÃo E ImplantaÇÃo Das Politicas Sociais

A Crescente Importância Da Sociedade Civil

GestÃo Social E Democracia:

Determinantes Das MudanÇas No ConteÚdo Das Propostas Educacionais No Brasil Dos Anos 90

Estado E Comunicação – Necessidade De Uma Prática Inclusiva

O Conselho Tutelar Como Meio De Participação Da Sociedade

Algumas ConsideraÇÕes Sobre Os Movimentos Sociais