RCNEI E SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



RCNEI   E SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Iorram Danilo Leite Castro de Souza

 

RESUMO :  O RCNEI  ( Referencial Curricular Nacional Educação Infantil  ) que norteia as práticas na educação infantil, precisa ser estudado e levado para dentro das salas de aula na educação infantil. As práticas  da educação física na educação infantil precisam estar pautadas no RCNEI  e com isso a questão de brincar, cuidar e educar precisam estar nas presentes nas aulas e nos objetivos do profissional da educação física. Mas nem sempre as práticas do RCNEI estão presentes em sala de aula a educação infantil é o primeiro contato dos alunos com a escola então temos que estar atentos as praticas corretas na educação infantil.

 

PALAVRAS CHAVE:   RCNEI, educação infantil , educação física, brincar,cuidar,  educar.

 

INTRODUÇÃO:  Através da entrevista e observação das práticas do professor de educação física na educação infantil podemos abrir uma discussão teórica sobre o RCENEI  e sua prática nas escolas. O desenvolvimento infantil é uma das pautas principais e o papel do professor diante disso precisa ser discutido através de estudos e discussões teóricas, e o presente estudo fará uma abordagem das colocações práticas do RCNEI  nas escolas de educação infantil.

 

 

 

OBJETIVO:  Objetivo do presente estudo é fazer uma análise prática da aplicação do RCNEI na educação infantil e suas possibilidades de aplicação na educação infantil.

METODOLOGIA :  A metodologia é natureza descritiva através da analise do RCNEI e de pesquisa de campo através de entrevista com professor de educação física na educação infantil.

 

DESENVOLVIMENTO : As práticas na educação infantil precisam estar pautadas no RCNEI  e com isso a criação desse referencial tem sido um diferencial nas práticas educativas na educação infantil .

Este documento constitui-se em um conjunto de referências e orientações

pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. (RCNEI)

Visando estes aspectos abordados no RCNEI foi feita uma entrevista com professor de educação física de educação infantil.

 

ENTREVISTA COM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

NOME:   Pablo Heitor de Almeida Santos

CREF: 033393-G/RJ

NOME DA ESCOLA : Escola Municipal Ondina Couto

PROJETO : Mais Educação                                 

 

1:  Com base nas práticas da  educação física na educação infantil  a seleção de conteúdos  leva em conta o RCNEI?

R:  No desenvolvimento do plano de aula é levado em conta os aspecto da brincadeira e formação de bons hábitos as crianças.

 

 

BRINCAR

2: Qual as brincadeiras mais utilizadas na educação infantil?

R: Brincadeiras de faz de conta é uma brincadeira na qual prende muito a atenção das crianças

 

3: A brincadeira favorece a auto estima?

R: Sem duvida quanto mais a criança brinca mais ela fica apropriada de novos conhecimentos e assimilações.

 

4:  O lado lúdico é explorado nas brincadeiras?

R: Como respondi anteriormente o faz de conta o lúdico é fundamental nas brincadeira pois as crianças se comprometem a participar efetivamente das brincadeiras.

CUIDAR

5:  O desenvolvimento integral é levado em consideração no ato de cuidar?

R: Com crianças da educação infantil precisamos estar atentos, que é a fase onde o desenvolvimento de varias valências é fundamental não só desenvolver o lado motor mas o lado afetivo e pscicológico precisa ser cuidado também.

6: A saúde precisa ser levada em consideração no ato de cuidar?

R: A promoção a saúde é trabalhado dês da infância, como dar dicas das coisas boas a ser comidas, atos de higiene entre outras coisas.

7:Na sua prática profissional  o comprometimento é peça chave?

R:  Professores comprometidos são professores diferenciados hoje em dia ser apenas mais um não lhe da muitas oportunidades no mercado competitivo de trabalho. Então preciso sempre estar comprometido com a minha  pratica profissional

EDUCAR.

8:  O ato de educar  precisa de brincadeiras e cuidados?

R:   As brincadeiras educam e dão noções de cuidados uns com os outros.

9: A educação corporal faz parte do ato de educar?

R:  Uma educação do corpo é importante pois educação física esta ligada ao  movimento então precisamos sempre estar ligados a educação corporal e o desenvolvimento dos aspectos corporais necessários.

10:  Questões afetivas e éticas podem ser trabalhadas na educação infantil, como forma de educar?

RO professor ético tem afetividade sobre seus alunos, amar as crianças, trabalhar noções dos sentimentos sobre a natureza as pessoas e os pais e professores devem ser levados em conta e também questões éticas podem ser desenvolvidas nas atividades de educação física.

 

 

CONCLUSÃO:  Através da observação da prática da educação física na educação infantil, podemos concluir que as práticas docentes precisam estar pautadas no RCNEI, pois o mesmo é norteador para uma prática levando em conta todos os fatores necessários para o desenvolvimento infantil de maneira que leve em conta o ato de brincar, cuidar e educar.

A brincadeira desenvolve fatores, como começo de convívio com os outros, o professores precisa estar sempre atento aos cuidados necessários que toda criança merece e requer na educação infantil. A brincadeira e os cuidados acabam tendo o caráter educacional no qual se coloca noções de educação nas crianças.

Desenvolver práticas corretas esta diretamente ligada, ao RCNEI e como profissionais comprometidos temos que seguir esse norteador da educação infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação

Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 

Download do artigo
Autor: Iorram De Souza


Artigos Relacionados


O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

Vento

Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

Minha InfÂncia

Ser Professor...

Os Nossos Pecados Foram A Causa De Cristo Ir À Cruz (rm 4;25)