Tecnologia: Investimento No Futuro De Sua Empresa



Cada dia que se passa mais se ouve falar em gastos com tecnologia. Seja a contratação de um link secundário, "upgrades" de softwares, a reforma no parque tecnológico da empresa ou a reestruturação da infra-estrutura de sua rede; em todos os casos temos um cenário com uma demanda inicial muito dispendiosa de capital, mas que bem orientada tem uma amortização do investimento em um prazo máximo de dois anos com benefício incontinenti.

Alguns bons exemplos de que o resultado quando bem orientado é satisfatório é matéria da seção "Na Prática" da Information Week e ilustra bem o resultado que as organizações vêm experimentando.

Fazendo uso da escabilidade prevendo o crescimento da empresa, a True Color, ainda no início de seus trabalhos quando contava com uma rede composta de apenas quatro máquinas apostou na adoção do SAP Business One; resultado, economizou em gastos com terceiros, como despachantes e já tem um ambiente tecnológico capaz de suportar a demanda de serviços que aumentam junto ao crescimento da distribuidora.

Outro caso de sucesso é o da Cordcell, que recebeu uma reformulação enorme no parque de servidores e clientes, a virtualização das máquinas proporcionou economia em energia, redução de custos e ganhos em segurança.

Muitas outras indústrias acompanharam esse processo, como empresas de telemarketing e que têm na telefonia o seu principal meio de relacionamento com clientes e parceiros. Nesta conjetura podemos de pronto sugerir duas soluções, a primeira e quando possível – a mudança na política de relações sugerindo explorar melhor o tráfego de informações na banda de sua conexão, sobretudo pelo uso em maior escala do correio eletrônico; mas em grande parte dos casos migrar para uma conexão pelo sistema voz sobre IP (VoIP) é o mais aconselhável onde a redução em contas sobre telefonia, quase sempre, experimentam uma redução acima de 30%.

O que podemos perceber é que o resultado favorável do departamento de finanças de uma indústria qualquer, independentemente do seu segmento de atuação, está atrelado ao sucesso do setor de TI que, somatizados a uma organização bem estruturada torna-se histórias de sucessos. Às vezes, a despesa inicial a princípio "assusta" um pouquinho, mas recorrendo a escola de pensadores frankfurtiana: "Revolução é risco, possibilidade de fracasso e esperança de êxito", mas pelas experiências recentes tem sido compensador arriscar.


Autor: Victor Paiva


Artigos Relacionados


Virtualização: Bons Negócios Por Trás De Um Conceito

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

Engenharia Clínica: Um Passo Rumo à Acreditação Hospitalar

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

MÉtodos E AplicaÇÕes Do Planejamento EstratÉgico De Marketing

Ecodesign Aplicado Ao Desenho De Produto

E Agora, Lívia? - Desafios Da Liderança