Ecossistema vs meio ambiente e riscos



 Ecossistema VS Meio Ambiente e Riscos

Esse conjunto de coisas formada por animais de toda a espécie, plantas e pessoas com suas ações e reações define bem o que chamamos de ecossistema,  - palavra de ogigem grega oikos (ο6κος), casa + systema (σÍστημα), sistema

Somos o próprio ecossistema sempre  interagindo constantantemente com grupos  de pessoas, agindo, absorvendo e ou sofrendo a ação dos fatores abióticos do meio que vivemos. Somos os responsáveis por tudo que nos cerca e que por força de circusntâncias temos que conviver com eles.

São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.``

Contribuindo para um mais amplo entendimento sobre o assunto, detidamente sobre os fatores bióticos e abióticos,  a Wilkipedia assim define: ´´Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema.

Em busca do dinheiro, empresários madeireiros e do ramo da celulose e papel têm agredido o meio-ambiente florestal de forma inescrupulosa e perversa, construindo um mundo indesejável para as suas e nossas descendências.

As cidades ainda são construídas sem o verde e amplo espaço para se respirar, movido pela ganância imobiliária para qual os governos não tem desenvolvido qualquer ação dissiplinar ao se construir prédios dos mais variados tipos comerciais e residenciais.

Praças são desprovidas de jardins gramados e floridos como se isso bastasse com desnecessários pátios em lajes e cimento que de tão  precário material e serviço, em pouco tempo vão se desmontando e transformando-se em buracos para tropeços de pedestres.

Há de se presumir, pelo menos na cidade de Fortaleza CE onde vivo e que me tenho deparado constantemente com repetidas reformas, acompanhadas quase sempre de novos modelos, - de melhor para pior, de praças, de pátios e calçadas de pedra calcaldas sobre areia, que parece tratar-se de algo proposital escondido em alguma forma de ganho, pois não se justifica tazer-se tanta reforma em pré-alvenaria com tanta pedra mal montada e tanta reforma, quando poder-se-ia construir algo durável para várias gerações e usar jardins regados com espargedores de água refrescando a vida dos contribuintes e lavando a mente dos administradores municipais.

Os centros, núcleo comercial de algumas cidades, - exemplo típico o de minha Fortaleza CE, não há como se admitir a mistura de carros em grande quantide atropelando o transito de famílias que vão às compras, pois ali naquele meio comercial tão movimentado poderia ser servido por dois a três micro-onibus abertos, tipo jardineira, depois de transformado todo aquele centro em um calçadão tipo o já existetente em algumas daquelas ruas. – Uma opção imediatista seria proibir o transito interno do centro mantendo em movimento a Av. Duque Da Caxias e demais Ruas que formam o circulo, - Ruas Sena Madureira, General Bezerril e Tristão Gonçalves.

A bem do ecossistema levemos em conta a necessiade de se dissiplinar a boa conservação das calçadas com rigorosa fiscalização e cobrança de conserto e reforma, pois esse descaso dos administradores municipais tem causado relevantes prejuízos com acidentes de torção de tornozelos e outros acidentes oriundos de queda de pessoas idosas, deficientes físicos e gestantes.

A água em geral incluindo a pré-tratada pelo governo é responsável por mais de 70% das hospitalizações no Brasil, sem que a população seja advertida das diversas doenças causadas pela ingestão ou outro uso dessa água, - a começar pelos trihalometanos gerados pela reação causada pelo cloro quando de encontro com os microorganismos decompostos.

Esse produto gerado do cloro que é carcinogênio,  conhecido também pela sigla THM's é cancerígeno, responsável por 33% de acometimento de câncer no mundo.

Os governos não estão dando muita importância a saúde da população muito menos  aos gastos públicos com saúde em cima dos dados estatisticos divulgados pelo próprio Ministério da Saúde, registrando  elevado índice de hospitalização por doenças com origen na água. Cabe a este artigo e a todos na qualidade de contribuintes, advertir da necessidade de tratamento da água pré-tratada do governo a partir da torneira de nossa cozinha.

Deixando de lado os filtros e purificadores que não eliminam bactérias no momento em que a própria água do governo falha com as químicas, recomendamos os processadores hidrosinéticos com elementos equipados com resina termoplástica, carvão ativado e prata coloidal com a garantia da melhor tecnologia de tratamento do liquido fabricados pela HaiLiving que detem a patente do H-max, última geração de refis de processadores de água, único no Brasil.

Convido-o à leitura de novos artigos de minha autoria que visam o bem estar dos povos, principalmente a gozarem uma vida feliz e saudável com a família. - Use o telefone Cel. 85-8604 6980 Oi, ou Tim (85) 9713 5046 – Email,  [email protected]

http://www.soartigos.com/autor/3392/francisco_eudes_rocha_eudes/ , 

Adicione a sua saúde e bem-estar, exercícios que atendam todas as necessidades de seu corpo mente e espírito, como a mundialmente reconhecida e autêntica prática de exercícios Pilates     http://www.pilatespoint.com.br/

Francisco Eudes Rocha, Brasileiro, 68, autodidata, escritor de livros digitais (eBooks), autor de artigos para a internet. Franqueado da HaiLiving International Company, com sede no Brasil, com distribuição de mini estações para tratamento de água no ambiente residencial, comercial e industrial detentores da mais alta tecnologia, devidamente aprovados pelo IMETRO. - O autor é defensor do eco-sistema, meio ambiente e do bem-estar familiar.

 


Autor: Francisco Eudes Rocha


Artigos Relacionados


2012 O Mundo Pode Acabar Hoje

Pichando Os Pichadores Do Centenário Noel

Efêmero, Porém Não Esquecido

Artigo: O Parque Municipal De Maceió

Artigo: O Que São Drones Ou Vant?

A Distribuição Dos Royalties No Brasil

Vórtices Atmosféricos?