Política de cotas inclusão e exclusão



Aluno: Beatriz E Weber Pinto

 

Política de cotas inclusão ou exclusão.  Espaço Vital Artigo de Guilherme Dettermer

 

Apolítica de cotas nas universidades esta criando uma grande polêmica, muitos acha que isso vai resolver, outros não, e os mais esperto usam o problema para se beneficiar em época de política.

Mas a política de cotas não vai resolver o problema, a sociedade deve ser educada, pois não são só os negros os excluídos, existem muitos tipos de exclusão, como pobreza, analfabetos pessoas deficientes.

Se os negros tiverem esse percentual, nas faculdades quando eles tiverem que ingressar no mercado de trabalho deverá ser outro política de cotas.

 

A política de cotas não vai resolver.Foi criado para as pessoas de cor escura ingressar na faculdade, mas não concordo, porque não só o negro tem dificuldade de   ingressar , os brancos também tem esse problema,mas só é discutido sobre os negros em função do racismo.

Acho que as pessoas que são discriminadas devem lutar mais pelos seus direitos e para conquistarem sua própria autonomia.

O ingresso depende exclusivamente do desempenho dos alunos em provas que medem razoavelmente bem a preparação, as competências e as habilidades dos candidatos que são necessárias para o bom desempenho num curso de nível superior.

Alunos de qualquer raça, nível de renda e gênero são reprovados ou aprovados exclusivamente em função de seu desempenho. Isso significa que os descendentes de africanos não são barrados no acesso ao ensino superior por serem negros, mas por deficiências de sua formação escolar anterior.

Por isso mesmo, é de certa forma estranho que a primeira grande iniciativa de ação afirmativa no campo educacional incida justamente sobre o vestibular, sem propor medidas de correção das deficiências de formação que constituem a causa real da exclusão dos pobres e dos negros.

As cotas partem da constatação de que os "negros" não estão conseguindo competir com os "brancos" no vestibular.

De fato, isso é verdade na medida em que aquela população enfrenta obstáculos sociais muito sérios na sua trajetória escolar que dificultam o acesso ao ensino superior.

Alguma coisa precisa ser feita para diminuir essa desigualdade. Mas uma das deficiências da proposta de cotas é exatamente a de que ela incide sobre uma das conseqüências da discriminação racial e da desigualdade educacional sem que estas, em si mesmas, sejam corrigidas.

A solução das cotas não se encaminha no sentido de propor uma ação afirmativa que permita aos brasileiros com ascendência africana superar deficiências do seu processo de escolarização e o estigma da discriminação, mas a de reivindicar que, para os "negros", os critérios de admissão sejam menos rigorosos.

Mas então será feito um vestibular mais rigoroso para brancos  e outro, menos rigoroso, para "negros", o que certamente prejudicará os "brancos" mais pobres que também não tiveram condições econômicas de obter melhor educação, mas se esforçam para ingressar na universidade.

O acesso á Universidade através do vestibular talvez seja a passagem mais difícil de todo o sistema educacional, pois o vestibular coloca em condições igualitárias de candidatos indivíduos oriundos de grupo sócias distintos e que obtivera, em sua trajetória social,oportunidades.Pois desta maneira o vestibular tem sido um dos objetos de grande discussão.

As diferenças raciais no Brasil são grandes e permanecem ao longo da história.

Portanto, se este poder ,fosse dado as pessoas certas eles iriam colocar o aluno trabalhador em uma universidade, se o mérito for a dedicação, do que o aluno que pode dedicar-se integralmente ao vestibular tendo como estrutura educacional bons colégios particulares.

Então não acredito que a política de cotas seja um fim ,muito pelo contrário, é ela que está estimulando todo o debate em torno do racismo no Brasil, e é a partir destas discussões que nascerão os rumos de muitas questões  que hoje se coloca


Autor:


Artigos Relacionados


As Cotas Raciais Para O Acesso à Universidade E O Princípio Da Igualdade A Constituição Federal De 1988.

Cotas Para Negros Nas Universidades Públicas.

Brasil, Universidades Para Todos?

Racismo, Direitos E Cidadania

Cotas Para Estudantes Negros Nas Universidades

Cotas Para Negros Nas Universidades Públicas Do Brasil: Resolve O Problema?

As Costas Para As Cotas