Nativos digitais e a educação: é possível uma parceria de sucesso?



A sociedade contemporânea está vivendo a era da tecnologia e mídias que se evoluem a todo instante. As informações chegam em mutirão e transmitidas em tempo real. O mundo não é o mesmo, a sociedade não é mais a mesma.

A cultura tecnológica ocasionou, portanto, mudanças também nas características e posturas dos indivíduos. Especialistas confirmam o surgimento de pessoas mais globais, visuais e que visam a praticidade: nativos digitais, crianças que nasceram já com a existência do computador que desconhecem um mundo onde não haja internet, celular, controle remoto, Orkut, etc. Adolescentes e jovens que gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

E a partir deste contexto, surge um desafio para a escola, como orientar seus alunos a gerenciarem tantas informações. Antigamente, o conhecimento era detido por uma minoria, e os professores eram detentores do saber. Hoje com o recurso da internet é possível encontrar facilmente respostas para qualquer questionamento. 

Dado o exposto, torna-se preponderante que a escola também se evolua que busque novas metodologias que conquistem os seus educandos e construam neles a habilidade de criticar, observar e contextualizar os conceitos. Visto que esta é a função da escola conduzir o aluno a reconhecer que nem todas as informações são verdadeiras. Mais do que nunca a escola precisa ser mediadora do processo ensino-aprendizagem para que o aluno não perca o foco e seus objetivos.


Autor: Maria Cristina Silva


Artigos Relacionados


As Tecnologias No Contexto Escolar

O Tangram Como Objeto De Aprendizagem

Desenvolvimento Textual De Alunos Do 6º Ano Do Ensino Fundamental, Utilizando A Tecnologia

Utilização De Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Educação

Tecnologias: Por Onde Começar As Mudanças Na Sala De Aula?

A SituaÇÃo Da Escola Frente Às MudanÇas Sociais E TecnolÓgicas

ConvergÊncia De MÍdias