O ensino da gramática normativa da língua portuguesa nas universidades



O ensino da Língua Portuguesa, sob a óptica normativa, sempre foi visto de uma forma imbuída de preconceitos, independentemente do locus.

Notoriamente, o uso das normas da língua (culta) discutidas no meio acadêmico segue os modelos preestabelecidos pela sociedade considerada letrada, ou seja, seria nesta pequena parcela da comunidade que o estilo apresentaria um padrão real.

Diante disso, as normas gramaticais visam evidentemente um favorecimento de tais classes sociais prestigiadas, que na maioria das vezes se concentram apenas nas camadas de poder aquisitivos elevados.

Para tanto, apoiando-se na premissa de que os falantes de outras comunidades linguísticas não possuem as habilidades necessárias ao aprendizado da gramática normativa, não têm os conhecimentos linguísticos, desrespeitam as normas (de regência, concordância, coesão, coerência), desconhecem os princípios morfológicos, fonéticos e fonológicos dos vocábulos e jamais aplicariam as regras sintáticas exatas.

Na outra via, os modelos educacionais apoiados nos ensinamentos das gramáticas gerativistas, descritivas, funcionalistas e estruturalistas ligadas ao uso da normativa, analisando-a, complementando-a e, se necessário, corrigindo-a, traria sem dúvida grandes avanços. E com isso, apesar da obrigatoriedade de seu estudo, os discentes teriam um desenvolvimento mais satisfatório, compreenderiam e internalizariam todas as regras/normas, além de se tornarem aptos a utilizarem seus conhecimentos diariamente.

Finalmente, o que se defende aqui é o ensino da disposição interna dos enunciados (forma e significado) de acordo com uma óptica flexível, embasadas nas teorias linguisticas.

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Autor: Adilio Jr. De Souza


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