Racionalismo clássico



Racionalismo clássico – movimento epistemologico, originado da obra de René Descartes. Tudo tem inicio a partir de um sonho – Descartes imaginou as ruelas de Paris desmoronando e dando origem a uma cidade Organizada. Ele fez uma analogia com o Conhecimento. Como base, Descartes, propõe renovar o conhecimento pelo o principio da duvida. Para tanto, acreditava ele ser necessário um procedimento prévio de avaliação crítica e severa de todas as fontes do conhecimento disponível.

Premissa fundamental – dualismo – Separação entre sujeito e objeto. Decomposição do objeto em partes/fragmentado, isto possibilitaria conhecê-lo melhor – raciocínio analítico.

 

Em sua obra Discurso Metodico, Descartes estabelece os princípios do que seria o método científico experimental.

 

 

A inspiração para o método surgiu a partir de uma verdade única das coisas (dogmatismo): Estratégia para obtenção de verdades – método científico. A verdade proviria de Deus e seria revelada através de um método.

 

 

Evidencia como critério para definição de verdades - Uma observação evidente de um objeto – veracidade do conhecimento em relação ao objeto. Cada verdade evidenciada compõe uma regra. A regra seria um atalho para a geração de novos conhecimentos verdadeiros.  Da regra deduz uma nova verdade e assim surge a geração de sucessivas verdades.

 

Parte do pressuposto de que os conhecimentos gerados devem ser organizados. O pensamento deve ser ordenado e revisado, o conhecimento deve ser organizado em grau de complexidade. Não bastaria tecer conhecimento com base especulativa é preciso que as pesquisas sejam mensuradas, quantificadas. Fator de credibilidade – quanto mais amparado em números – mais confiável.

 

 

Uma das contribuições de Descartes foi o método experimental. Um exemplo é a experiência sobre o arco íris - Simulou uma gota d água (uma esfera cheia d água) e os raios de sol (feixes de luz) – a luz ao passar pela água sofria uma difração gerando as sete cores do arco Iris. Assim ele demonstrou como funcionava o Arco Iris na atmosfera. Para os objetos que não se possa capturar – experiência direta - É preciso criar um modelo – conhecer o modelo – conhecer o objeto. Outra contribuição foi o plano cartesiano (Coordenadas x e y), relação entre álgebra e geometria.

 

 

Concluindo...

 

Movimento filosófico com a preocupação central de sondar as características do conhecimento empírico experimental que garantiria um ideal de verdade – legitimidade. Amparado em um método de pesquisa racional.

É um metodo para legitimação do conhecimento com uma abordagem lógica e instrumental.

Perspectiva do sujeito frente a um objeto - Estratégia do sujeito que quer conhecer e o objeto a ser conhecido

 

O conhecimento deve ser metódico/padronizado – capaz de ser passível de confirmação – Amparado em um método sistemático.

 

A crença na verdade das coisas foi fundamental para o estabelecimento da ciência como um conhecimento legitimo. A partir das idéias racionalistas e que se estabelece o método de fazer ciência.

 

O racionalismo clássico acredita na superioridade do raciocínio ao embate de opiniões contraditórias - Opõe-se a dialética.

Download do artigo
Autor: Clecilene Gomes Carvalho


Artigos Relacionados


O Mundo Dos Valores: Uma AnÁlise Do MÉtodo De ComposiÇÃo Em “o Seio NÚ” De Ítalo Calvino

Direito, Sem Educação

Adequação Das áreas De Preservação Permanentes Urbanas - Vol 5

Adequação Das áreas De Preservação Permanentes Urbanas - Vol. 6

Portaria Conjunta Nº 001 – Smf/smp, De 05 De Agosto De 2009

Sobre A Unificação Dos Títulos Brasileiros

A Aplicabilidade Do Ensino De Língua Inglesa No Ensino Fundamental Das Escolas Públicas