Nutrição cerebral frente às drogas



Claudio Abreu Gonçalves

Terapeuta Fisio-Molecular

Reg. e Licença 1173 / 34646-0

[email protected]

Fone (51) 9159.6985

O nosso cérebro precisa receber nutrientes especiais através dos alimentos e físicos como a luz, o eletromagnetismo, sons em níveis ideais para o seu bom funcionamento. Além disso bons pensamentos também beneficiam nosso cérebro e nosso sistema nervoso  pois uma química correspondente é liberada por emoções causadas por pensamentos sistemáticos. A prova disto é quando algumas pessoas recebem boas notícias  se sentem bem e outras quando recebem más notícias podem até morrer, devido a um choque bioquímico interno. Portanto o que pensamos, vemos, ouvimos e sentimos continuamente também fazem parte da nossa qualidade de vida.
Dos alimentos que ingerimos o organismo transforma em várias outras substâncias, hormônios, neuro-transmissores como a serotonina e a dopamina,  imprescindíveis para o bom funcionamento cerebral. Devido  a uma má alimentação, stress oxidativo por problemas e situações deprimentes o estoque destas  substâncias se esgotam mais rapidamente, sendo necessário  detectar que suplementos tomar para o Sistema Nervoso e para o Cérebro para que  possam se fortalecerem e trabalharem com uma matéria-prima suficiente. É como o computador o hardware que precisa estar bem para rodar o programa o software. Os dois tem que estar em condições ótimas para o bom  desempenho neuro-informático.
O bem estar, a felicidade são fenômenos também bioquímicos. A dependência química  precisa ser neutralizada, pois  as drogas e o álcool  roubam: vitaminas do ComplexoB e minerais o que causam uma série de doenças físicas e psíquicas, como a Pelagra que se manifesta com  dermatite, diarréia e demência. Quanto mais drogas, mais o organismo precisa de reposições, num efeito bola de neve. Em muitos casos a alimentação diária não consegue   repor as perdas devido o solo e os alimentos estarem fracos e quanto maior o problema físico ou emocional maior a necessidade de uma nutrição suplementar adequada a cada caso e além disto o que ingerimos diariamente é absorvido pouca quantidade pelo sangue e pelas células  o que provoca déficits maiores em organismos debilitados.
Os medicamentos para o cérebro e Sistema Nervoso, as vezes necessário, mediante indicação médica, devem ser complementados com nutrientes específicos para uma melhor resposta terapêutica.
Além disto há outros fatores como a hipoglicemia cerebral (baixa de glicose no cérebro apesar de níveis normais no sangue) o que provoca inúmeros distúrbios neuro-psiquiátricos, depressão, compulsão por drogas, conforme o Dr. Robert Atkins dos EUA, comprovou em mais de dois mil pacientes.
Enfim, nossa saúde física e mental depende de uma série de fatores e do equilíbrio neuro-químico, refletindo em nossa vida diária, em nossas reações, tomada de decisões, atitudes, hábitos e até em nosso destino. Muitos destes fatores podemos administrar com apoio de uma Terapêutica mais abrangente.

Download do artigo
Autor: Claudio Abreu Gonçalves


Artigos Relacionados


NÓs Humanos: Uma VisÃo CibernÉtica

Sistema Nervoso

Drogas E Transdisciplinaridade - Ainda Universos Paralelos

Álcool E Drogas Na Adolescência

Tenha Uma Banda Larga No Seu Cérebro

A Atuação Do Psicólogo Frente á Dependência Química Do Adolescente

Prevenção Ao Uso De Drogas E Promoção Da Saúde