Meio Ambiente: Um Problema de Todos



Meio Ambiente: Um Problema de Todos

 

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História, Bacharel em Direito, Pós – Graduado em História e Construção Social, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora

 

Palavras Chave

Meio Ambiente, Sociedade, Preservação, Educação, Humanidade

 

Resumo

O homem moderno está colocando em risco de extinção sua própria espécie, devido à falta de políticas ambientais e sociais. Nesse sentido a educação e a sustentabilidade do homem tanto nas cidades como no campo influenciam diretamente na preservação do planeta.

 

Durante toda a história da humanidade o homem sempre cuidou das gerações futuras através de legados, como o meio ambiente, a ciência, as artes e a música. Essa herança eleva o avanço da humanidade através dos tempos.

Para entender melhor essa colocação, temos que lembrar o tributo deixado pelos romanos através de modelo de sociedade, o direito romano ofereceu suporte intelectual para muitos códigos e legislações de varias nações e raças diferentes através da história.

O movimento renascentista mudou as concepções da arte e do belo na Baixa Idade Média, esse movimento foi tão importante para a humanidade da época que deu suporte para as grandes navegações e para a reforma religiosa do século XVI.

“A lógica deveria servir não apenas para exprimir a ordem geral do inverso, mas também deveria ser capaz de exprimir e permitir o raciocínio sobre fatos particulares. As proposições na lógica estóica, ao enunciar um acontecimento, são simples, imediatas e não necessárias; descrevem algo sobre o sujeito que ocorre em certo tempo ou lugar”. (ANDERY,PG 105)

No entanto, a nossa geração vem gastando os recursos naturais de uma forma devastadora, em nome de um avanço que pode levar a extinção de nossa espécie. O século XX mostra dados alarmantes, o efeito estufa, por exemplo, mudou significativamente a temperatura do planeta levando a extinção de muitas espécies vegetais e animais, esta perca é lamentável pois, muitas espécies ainda não foram nem estudas pelos cientistas e já não existe mais em nosso ecossistemas,  estas percas levam a limitação de possibilidades de curas de doenças e de mudança na ordem natural do desenvolvimento dos ciclos evolutivos de nosso planeta.

Muitos cientistas vêm fazendo alertas alarmantes nas ultimas décadas sobre as questões ambientais, estudos sérios mostra que a realidade ainda é pior que os alertas estão entrando em um estágio irreversível para salvar o planeta terra, que na verdade deveria se chamar água de vedo sua superfície ter maior cobertura de água, mais isso é relevante, a questões são mais sérias.

O teólogo e filósofo Leonardo Boff possui várias obras mostrando as relações ambientais ligadas diretamente as questões sociais de nosso país, o sistema capitalista é incondizente com as questões ambientais já que estão de lados opostos. O grande desafio é ter um crescimento sem perder as reservas naturais e essenciais de nosso planeta, para isso o setor público tem que se aliar ao setor privado para criar uma política sustentável para problemas como o lixo, o desmatamento, a poluição por dejetos tóxicos, a questão das matas ciliares e outras tantas outras coisas á serem realizados, porem tem que ser para ontem. “Todo homem, cedo ou tarde, em sua vida, coloca a pergunta radical pelo sentido da vida e do mundo e responde a seu modo”.(BOFF,PG 149)

Alguns órgãos já estão mudando a sua política de atuação criando instituições não governamentais que lutam por melhorias ambientais e sociais, como a recuperação do rio das Velhas em Minas Gerais, o governo Estadual, com a parceria de algumas entidades dos setores privados, recuperara cerca de 60% do rio e o projeto prevê para 2016 estar recuperados 100%.

Estudos mostram que preservar é cerca de 50% mais barato que recuperar, alem do dinheiro o tempo também é relevante já que uma arvore leva cerca de 2 a 3 minutos para ser cortada e  décadas para voltar naquele estágio.

Quando se analise meio ambiente tem que paralelamente identificar as questões sociais, uma está ligada a outra, por exemplo, o desmatamento do serrado e da caatinga no nordeste que é feita pelos sertanejos para alimentar os fornos da fabricação de carvão, em algumas entrevistas feitas pela Rede Globo de televisão em seu programa Globo Rural, alguns sertanejos mostram indignação por esta desmatando, mas eles têm que sobreviver e a única fonte de renda da região que eles moram e essa.

“No processo de globalização, no qual culturas e povos tão diferentes e tradições e cosmo visões tão diversos se encontram, não se manterá a coesão mínima e a convergência necessária para um propósito comum sem uma cultura relacional e um hábito permanente de coexistência e de composição”. (BOFF, PG 113)

A sustentabilidade da agricultura é outro serio problema, o Brasil em 2011 não conseguiu vencer fantasma da reforma agrária, existe hoje no país milhares de processos sem resolução nas comarcas esperando ser julgados. Mas esta história vai muito mais longe, sem uma política de sustentabilidade fica impossível os assentados sobreviverem nos assentamentos.

A burocracia dos órgãos de administração e a falta de interesse do executivo também é uma barreira considerável nos problemas ambientais e sociais brasileiros, já que um está atrelado a outro. Sociedade empobrecida e sem estrutura de base, não se pode exigir medidas de proteção ambiental ou de consciência voltada para o verde. Seria muita infantilidade cobrar soluções para o desmatamento da Amazônia sendo que a única renda que existe em algumas áreas e a extração da madeira, nesse sentido uma política social seria e eficaz, sanaria ou pelo menos amenizaria as questões ambientais no Brasil.

 

Bibliografia

BOFF, Leonardo, Depois de 500 Anos Que Brasil Queremos?, Ed Vozes, 2000, Petrópolis-RJ

BOFF, Leonardo, O Destino do Homem e do Mundo, Ed Vozes, 1978, Petrópolis-RJ

ANDERY, Maria Amália, Para Compreender a Ciência, Ed Garamond Universitária, 2007, Rio de Janeiro - RJ

 

 

 


Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


O Individualismo E Seus Desafios

Matemática Ambiental

Capitalismo E O Homem

Guerreiros De Cristo

Sustentabilidade No Dia A Dia

Lixo Não é Lixo!

Escola X Educação