Na rocha ou na areia



Na rocha ou na areia

 Nós podemos ler na bíblia, em um dos ensinamentos de Cristo, algo com referência a se construir uma casa sobre a areia ou sobre a rocha. E nesse Seu ensino Ele faz para nós um alerta, que se construirmos sobre a areia, quando vierem as chuvas e os vendavais, a nossa casa vai desmoronar. Mas se construirmos sobre a rocha, a nossa casa não será abalada quando vierem as chuvas e os vendavais.

E o que seria, para nós, construirmos uma casa na rocha ou na areia? Vejamos: nós não precisamos nem detalhar muito para saber o que seria construir a nossa casa na areia. É muito fácil saber aquilo que é certo e o que é errado, pois somos seres racionais. Vamos citar apenas alguns fatos relevantes que nos levam a construir a nossa casa na areia: o desamor, a avareza, o nosso egoísmo, a ganância, as mentiras, a ira, maldizer a vida ou as pessoas, e toda a maldade por nós praticada, isso é simplesmente construirmos nossa casa em cima de um monte de areia. E tudo aquilo que é derivado da maldade, um dia terá suas conseqüências, e a nossa casa, que foi construída na areia, vai desmoronar em cima da nossa cabeça, mesmo que seja no finalzinho da nossa estrada.

E o que seria, para nós, construirmos na rocha? Vejamos: nessa obra vamos precisar muito de algo que se chama amor, e a simplicidade será o alicerce de nossa casa; sem ela a nossa construção vai desmoronar. A seguir vem a paciência, porque ela é o princípio da sabedoria, e é a sabedoria que edifica tudo na vida, e sendo assim, ambas serão as paredes da nossa casa. Não podemos nunca se esquecer da nossa dignidade e de termos uma vida nobre, que juntas formarão o telhado da nossa casa. E ainda, algo fundamental nessa obra será a humildade e o dom de perdoar quando somos ofendidos, lesados, caluniados, descriminados ou mal-tratados por alguém. Portanto a nossa humildade será o piso da nossa casa. Não podemos deixar de falar da nossa hospitalidade e do amor, que serão a ampla sala da nossa mansão repleta de ternuras. E para fechar nossa casa com chave de ouro, não poderia faltar a caridade, porque ela é o vínculo da perfeição. O apóstolo Paulo escreveu em 13 de I aos Coríntios, que sem a caridade não teremos nenhum valor, porque seremos apenas como um metal que soa, ou como um sino que tine. Portanto, a caridade são as cores e o esplendor da nossa casa, é o cartão de visitas da nossa mansão encantadora. E assim, meus amigos, edificamos uma casa sobre a rocha, cujo arquiteto é Cristo, e podemos dizer, com certeza, que ela não será abalada com os vendavais da vida.

 

Jair Garcia Martins

Uraí - Paraná


Autor: Jair Garcia Martins


Artigos Relacionados


Viver

Os Alicerces Da Vida

A Casa De Areia

Você Sabe Como Edificar Sua Casa Sobre A Rocha?

"a Casa"

Fabuleta

Cem Por Cento De Nossa Atenção