Você pode mudar sua vida, se quiser.



Você pode mudar sua vida, se quiser.

Na verdade, apenas presumimos a utilidade da nossa capacidade de pensar. Somos assim como que surpreendidos por tantos hábitos indesejados, os quais vão sendo criados ao longo de nossa vida, de mansinho, como que sem querer vão se incorporando ao nosso dia a dia. Instalam-se e passam a fazer parte de nossa natureza. E passamos a agir como animais irracionais.

Até hoje eu, realmente, não consigo distinguir direito essa classificação de racional e irracional, já vi animais com atitudes profundamente reflexivas e super-racionais, e convivo com pessoas ditas humanas racionais que, apesar de grandes – supostamente adultos, com atitudes completamente irracionais. Como entender. Dá para acreditar que estamos sendo, no mínimo, extremamente injustos para com os animais e completamente enganados a cerca da capacidade de pensar do homem.

A nossa mente objetiva, outra coisa intrincada de se entender: fantasia. Realidades que nos é muito penoso quando descobrimos tratar-se apenas de uma fantasia. Do mesmo modo que necessitamos da fantasia, para em algumas circunstâncias poder compreender realidades. Confuso isso. Quem disse que precisamos explicar algo? O que precisamos mesmo é confundir.

A nossa mente racional pode nos conduzir a viver, por uma vida inteira, acreditando ser real uma vida inteira de irrealidades. Afinal o que é real é somente o que acreditamos ser assim. S. Tomas de Aquino, se aventurou nesse campo tentando mostrar que o real é apenas aquilo que esta conforme os nossos sentidos. Mas... e o sentido dos outros, será real para eles? E se tiver diferente do meu entendimento?

O que tem isso a ver com o nosso título: simples tudo: você ainda detém o poder sobre sua vida, você tem o direito e mais que isso tem a obrigação de viver essa vida do modo como quiser, pode acreditar nas realidades que quiser, pode fantasiar o que quiser, porque você tem a liberdade de escolha. Agora se escolher algo que lhe machuca, por favor, não fique a choramingar. A escolha é sua, e dentre as muitas variáveis existentes, você escolheu sofrer. Lembre-se sempre a escolha não foi do outro, portanto, não culpe o mundo.

Vamos fazer assim, comecemos a entender o título pela ideia final: ...se você quiser. Antes de qualquer coisa em nossa vida, antes mesmo de andar temos de aprender a querer, antes de mamar temos de aprender a querer. Antes de qualquer coisa que venha acontecer em nossa vida temos de aprender a querer. Bom, nesse caso, temos de procurar algo que nos motive e faça esse querer aflorar até o ponto que nos mova. E... cá pra nós viver é um bom motivo para querer.

Amar é um bom motivo para justificar o muito de “querer” de várias realizações. A realização é uma das mais profundas formas de felicidade que o homem pode experimentar. Quando eu lembro que o Taj Mahal foi construído apenas por amor – não preciso de mais nenhum argumento para mostrar o que quero exemplificar.

Portanto, busque apenas o que pode motivar o seu querer e viva. Respire vida, a vida entra por suas narinas num ritmo alucinante e ninguém cobra nada por isso. Apenas preste atenção ao que lhe é gratuitamente dado, não desperdice, pois, essa dádiva.

Já que começamos nossa leitura de trás pra frente, vamos continuar assim: ... Sua vida.

Não, ninguém esta interessado em suas dores, seus horrores, seus ódios. Se alguém estiver interessado em alguma parte dela, será apenas pelo seu melhor: seu sorriso de alegria, sua jovialidade, seu amor, sua participação ativa, suas realizações, sua felicidade e seus serviços. Se você quiser participar da vida em sociedade aprenda a dar aos seus pares, o que eles esperam de você. Ninguém de sã consciência quer partilhar de lamurias, fantasias de cavernas e infernos psicológicos, criados e nutridos na mente de quem não quer viver. Existem sim, momentos negros na vida de todos nós, mas não habitualmente, não rotineiramente, não uma forma de vida por tempo indeterminado. Tudo é passageiro, nada é eterno, portanto, vamos tratar o que é transitório, como transitório.

A minha teoria para esses momentos é bem simples, a teoria do café com leite. Faça do café as dores, as amarguras, os desentendimentos, as incompreensões, os negativismos, a desesperança tudo mais que possa significar – não vida. E faça do leite aquilo que pode significar amor, felicidade, bem querência, alegria, realizações, em fim tudo de bom e desejável para uma vida plena e saudável.

Se na sua mente houver café somente, e você não sabe como se transformar, então racionalmente acrescente forçadamente leite, ouça musica, leia livros inspiradores, biografias e orações, muitas orações, porque a esperança vem nelas montado e desembarcam em nossa mente sem pedir licenças. Então junte leite ao seu café até enxergar tudo branquinho. Existe um sol na praça, existe uma vida pulsando na praia. É lá que vamos enterrar nossas dores.

É no trabalho produtivo, que encontramos as bênçãos de Deus, que servem sempre como balsamos para aliviar nossas dores. Se não tiver algo para fazer em mente, procure alguém que precise de sua ajuda, vá ajuda-lo, pois isso lhe fará mais bem do que você pensa. O mundo precisa de quem quer...

Chegamos por fim, ao nosso objetivo – mudar sua vida. Você não nasceu infeliz. Você não cresceu infeliz. Você não estudou para ser infeliz, você não é infeliz por causa de alguma predestinação, você é infeliz porque seus padrões de raciocínio estão contaminados com negativismos adquiridos ao longo de uma vida. Sei lá onde, isso realmente não importa você andou colhendo essas traiçoeiras ideias que de repente lhe dominaram, muitos fantasmas nos são passados de formas disfarçadas como verdades eternas, por seitas, ocultismos, ideologias e crenças.

O que temos de fazer é criar um filtro que possa avaliar corretamente cada uma dessas “verdades”, o meu filtro é bem simples: Eu apenas pergunto: Isso vai afetar minha vida como? Vai mudar minha vida onde, como e por quê. Que nível de felicidade ou infelicidade vai trazer para o meu dia-a-dia. Ou seja, nada melhor do que continuar usando a melhor ferramenta que Deus me deu para viver melhor: Capacidade de pensar e de escolher. Eu escolhi o amor como paradigma norteador de minhas ações e não tenho me arrependido disso.

Agora se você quiser pode ler o nosso título: Você pode mudar sua vida se quiser. Ou: Se quiser você pode mudar sua vida. A ordem não importa, o importante nesse caso é sempre saber que a felicidade existe, para aqueles que escolhem acercar-se dela. Como também é verdadeiro para a infelicidade. Sabe por quê? Porque a felicidade ou a infelicidade não está no outro está sempre em você.

Há uma verdade eterna a ser considerada nessa discussão toda: “Quem procura acha”, mas só acha o que procura. E mais “Quem pede recebe”, mas só recebe o que pede. Perigoso isso não? Portanto, temos de escolher mais leite do que café em nossas vidas. Mas sol que trevas, mas realidade que sonhos, mais sonhos que fantasias. Mais amor, muito amor, transbordante, aconchegante, gratuito, espontâneo, lucido e transparente.

 

Apolinario de Araujo Albuquerque         ([email protected])    Rio, 09 out 2011.

 


Autor: Apolinario Albuquerque


Artigos Relacionados


Quando Você Vier Falar Comigo

Se Você Me Quiser...

Traduza A Tua Felicidade

O Que Fazer Do Amor Que Sinto Por Você?

O Que Estaria Disposto ?!

Tudo Que Temos é O Agora

Amor Para A Vida