O Futuro Está Na Reunião



Quer saber o futuro de um grupo ? Observe como ele se reúne. Isso vale para famílias e até grandes corporações. Afinal, é nas reuniões que idéias são enriquecidas, alianças se fortalecem, conflitos se resolvem, decisões são tomadas e se consegue envolvimento e motivação. Mas também é nas reuniões que tudo isso pode se perder, tudo depende da forma como ela acontece. É inegável a importância que as reuniões têm para manter atualizada e integrada qualquer tipo de organização social.

Velocidade das mudanças

No ambiente que vivemos de mudanças alucinantes, manter-se atualizado tornou-se o maior desafio da sociedade moderna, tanto para indivíduos quanto para organizações,

Estudos revelam que demoraríamos mais de cem anos para absorver apenas uma hora de conhecimento gerado pela humanidade, uma carga brutal que só pode ser gerida de forma compartilhada.

As grandes corporações sabem que a vantagem competitiva se centraliza cada vez mais na velocidade e custo da propagação do conhecimento, ou seja, o preço do ensino e aprendizado são cada vez mais estratégicos para as organizações.

É neste contexto que questões como custo de ligações telefônicas, despesas de viagens e o tempo necessário para transferência de conhecimento, passam a ser vitais. Mas o que têm preocupado são pesquisas que revelam a pouca eficiência e o desperdício de tempo e dinheiro nas reuniões. As principais deficiências detectadas são: falta de objetividade,  baixo aproveitamento e pouca interatividade nas reuniões.

Ferramenta de propagação de conhecimento

A Internet tem revolucionado e encurtado distancias entre as pessoas proporcionando troca de informações e conhecimento de forma econômica, mas infelizmente algumas empresas, por não conseguir gerenciar o comportamento dos seus colaboradores, preferem inibir o uso de novas tecnologias como: ferramentas de troca instantânea de mensagens (MSN), blogs, chats, fóruns de discussão entre outros instrumentos de webcontatos.

Recentemente fui surpreendido na recepção de uma empresa, ao ver que a recepcionista informou a minha chegada pelo MSN.

Um uso inteligente dessa ferramenta que ainda não tinha visto. A empresa além de ganhar com o descongestionamento da central, pode manter um registro eletrônico dos recados trocados com dia e hora, gerando informações que podem ser úteis para quem sabe trabalhar com elas.

Salas Webcontatos Multimídia

As salas de reuniões via Internet vêm ganhando rapidamente espaço, por estarem cada vez mais sofisticadas, integrando: voz, imagem, webcam, vídeo, troca de textos instantâneos, além de outros recursos que dinamizam a interatividade e o processo de transferência de conhecimento.

O palestrante pode estar em qualquer parte do mundo com uma conexão de Internet e sem um programa especial, em segundos ele se reúne com o seu grupo que também pode estar em qualquer parte do planeta de forma ágil, segura e econômica.

As Salas Webcontatos Multimídia oferecem vantagens que vão além de eliminar custos de ligações telefônicas e despesas de viagens. Elas proporcionam uma experiência interativa mais dinâmica que nas reuniões presenciais, o que comprovadamente melhora o processo de aprendizado.

Numa reunião presencial qualquer participação por menor que seja, interrompe a oratória, agora imagine o caos se todos resolverem se expressar ao mesmo tempo.

Num ambiente virtual isso é perfeitamente possível, todos podem trocar mensagens enquanto o orador fala sem atrapalhar a sua apresentação, pelo contrário, essa interatividade pode enriquecer a transferência de conhecimento. Acrescenta-se ainda a vantagem de que, de acordo com o feedback que os participantes mandam via texto (Chat) o apresentador pode inclusive reforçar algum ponto que não tenha ficado claro.

Alguns segmentos já estão usando com sucesso Salas Webcontatos Multimídia, tanto para uso interno quando para o marketing. Um exemplo é a Herbalife que usa para recrutamento, treinamento e apresentação das novidades da sua linha. São empresas que tem vários lançamentos de produtos mensalmente e precisam manter a equipe e parceiros atualizados. Outro segmento que vem se beneficiando com essa tecnologia são os clubes de relacionamentos que podem agora de reunir de forma rápida e econômica para trocar experiências e também a área de saúde promovendo palestras via Internet com profissionais especializados, patrocinados por clinicas e fornecedores de produtos.

Vejo no nosso trabalho de consultoria que envolve treinamento e implantação de projetos personalizados de Salas Webcontatos Multimídia via Internet, que as empresas que vem utilizando essa ferramenta tanto para reuniões internas quanto aquelas que usam como  ferramenta de marketing, além de ganhar na rapidez e economia ganham uma experiência interativa totalmente nova com o seu público alvo.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta acesse o link www.webcontatos.com.br/sala.htm e veja um vídeo demonstrativo, se quiser participar de workshop via Internet sobre reuniões virtuais, compartilhamento de informações e gestão colaborativa mande um e-mail [email protected]

Fone: (41) 256-0782 / 9153-0320 e-mail: [email protected]
Autor: Darcio Corrêa


Artigos Relacionados


O Que Nao Poderia Esconder

Sonhos Não São Apenas Sonhos

Gabriela

Amor/desejo/odio

Lacrimando O Sonho

Cais De Partida

Diacronização!