Estrutura laboratorial - montagem



DIAGNÓSTICOS

 

HISTÓRICO

 Cooperativa dos Profissionais de Saúde, constituída no dia 18/02/2003, nos termos da Lei Federal nº 5764/71, rege-se pelos valores e princípios do Cooperativismo,, pelas disposições legais, pelas diretrizes da autogestão.Com base na colaboração recíproca, a que se obrigam seus cooperados tem por objetivo principal proporcionar o exercício da atividade profissional aos seus associados através dos contratos firmados com pessoas jurídicas de direitos públicos ou privados, a serem executados por seus associados coletiva ou individualmente.

Seguindo a contra-mão das diretrizes do mercado de saúde em 2011 surge a partir de idéias inovadoras uma forma diferenciada de atender o paciente publico e privado privando pelo baixo custo e alto índice de qualidade.

 

 

CONTROLE DE QUALIDADE

 

  • Realização diária, através de amostras conhecidas (controles comerciais) e pela confrontação de resultados dos exames realizados. Os resultados são examinados e validados com a média e o desvio padrão de cada análise, certificando-se da precisão dos resultados e dos equipamentos utilizados nas análises. EXTERNOS: Através do Programa PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ).
  • Participar de Programa de qualidade INTERNACIONAL “UNITY” Bio-Rad  Laboratories.

 

PROJETO

 

  • Este PROJETO tem como objetivo focar, após análise feita do  (“breafing”) na atuação no segmento de realização de serviços de análises clínicas laboratoriais, frente a postura tomada quanto a se promover PARCERIAS entre o poder Público e a Iniciativa Privada.
  • A PARCERIA deve ser IMPLANTADA, com interesse em potencializar o poder de efetividade e resolução do parceiro no segmento, visando a economicidade da ação e a garantia de qualidade do serviço laboratorial ofertado.
  • Captação de serviços de diagnostico laboratorial ofertando preço, qualidade e flexibilidade ao operador;
  • Respeitar as normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores e respeito aos quesitos mínimos exigidos pelo usuário;

 

 

Exigências do Usuário

  • Credibilidade organizacional operacional e técnica;
  • Agilidade pré-analítica (coletas) e pós- analítica(retorno do resultado);
  • Responsabilidades Clínica/Técnica acuradas, qualidade e eficácia comprovadas;
  • Organização operacional Interna, Externa comprovadas;
  • Otimização na disponibilização dos laudos, via informatização local (unidades) e remota(residências e/ou consultórios)

 

Necessidades do Tomador de Serviços

  • Desonerar e desobrigar o tomador de serviços quanto a implantação, manutenção e gerência da operação envolvendo:  de equipamentos à Rh; liberando assim o GRUPO para otimizar a eficácia em outros  setores  e segmentos;
  • Economicidade com Qualidade e valores reduzidos;
  • Agregar na operação melhorias de todos os segmentos laboratorial;
  • Viabilizar com a parceria, a busca e incorporação de novas tecnologias e complexidades no segmento;
  • Promover a implantação/adequação e manutenção da unidade local, agilizando todo o processo de “realização de exames”, compreendendo desde a fase pre-analitica (recepção/coleta) ate o produto final que é o resultado do exame;
  • Promover um maior fluxo no numero de atendimentos praticado assim aperfeiçoar a operação custo/beneficio com qualidade e agilidade;
  • Aumento da abrangência territorial promovendo abertura em escala de unidades de coleta e a execução de exames da baixa a alta complexidade, disponibilizando equipamentos, mobiliário, insumos, Rh técnico, administrativo totalmente treinado e sintonizado com a matriz;

 

  • Promover o treinamento e capacitação e supervisão constante de todo Rh, envolvido na fase pré-analítica (coleta de exames), garantindo assim, a integridade do material biológico coletado;
  • Disponibilizar nas unidades atendidas sistema de informatização gerencial e liberação de laudos de forma remota, em tempo real, com resultados dos exames de rotina em até 03 dias e urgências em até 02 horas;
  • Atendimento domiciliar sem custo ao operador do sistema ou cliente/paciente;
  • Implantar unidades de coleta móvel com características únicas e realizadas com hora marcada;
  • Fortalecimento da marca (diagnostico) com serviços e preços diferenciados dos demais prestadores;
  • Aumento do “roll” se exames realizados diminuindo cada vez mais a necessidade de envio de exames para outras praças;

 

FLUXO DE IMPLANTAÇÃO

  1. Unidade Técnica operacional;
  2. Unidade de Coleta;
  3. Unidade de atendimento ao publico;
  4. Unidade de cadastro/faturamento;
  5. Unidade de suprimento;
  6. Unidade de logística;
  7. Unidade comercial/credenciamento
  8. Unidade financeira/compras
  9. Unidade de contratação/Rh/treinamento

 

1-    Definir quais exames serão realizados na unidade central e qual característica o laboratório terá, ou somos um laboratório “padrão” ou somos “padrão com apoio”. Após esta definição podemos dimensionar nosso parque técnico.

Em principio um laboratório padrão requer investimento de estrutura física, informatização, moveis e equipamentos de pequeno porte (centrifugas,microscópios, vidrarias e outros;

Todos os investimentos de maquinário são realizados através de comodatos, onde podemos negociar um período de até 120 dias para iniciar os pagamentos;

2-    Unidades de coleta, devemos definir quais os parceiros/operadores de convenio vamos trabalhar a partir destes números definimos a quantidade de coletores e unidades vamos operacionalizar, a mesma regra serve para as coletas domiciliares, onde devemos ter uma garantia mínima de exames mensais e a partir desta garantia consolidar a proposta de coleta sem custo;

3-    Atendimento ao publico, atendimento diferenciado tratando os pacientes de forma única sem discriminação de convenio ou forma de pagamento, a definição deste escopo também esta relacionada as parcerias mencionadas no item anterior.

4-     5- 7- 8- 9- Todos estes itens estão relacionados ao item 2 onde devemos conhecer um numero mínimo de atendimento ou exames a serem realizados

5-    Logística (item 6) este deve ser incrementado a partir de coletores motorizados (auxiliar de enfermagem) com alto nível de treinamento e conhecimento profundo das metas propostas pelo Grupo, esta definição esta ligada a convênios onde com garantias mínimas de atendimento domiciliar podemos proporcionar uma maior quantidade de profissionais.

 

Vale lembrar que operacionaliza-se um laboratório com expectativa mínima de 15 mil exames a um CH (Coeficiente de Honorários) a partir de   R$ 0,18, PROPORCIONANDO GANHOS não inferior a 20%.

Contudo, viabilizando atendimento domiciliar (20 mil exames mês) deve ser garantido um CH mínimo de 0,25 e esta margem será utilizada para custear a logística.

 

INVESTIMENTO (resposta por email)


Autor: Emerson De Lima Taveira


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